Buzz Lightyear do Comando Estelar: Relembre a história do desenho animado

Capa da Publicação

Buzz Lightyear do Comando Estelar: Relembre a história do desenho animado

Por Gus Fiaux

Recentemente, a Pixar lançou um de seus projetos mais peculiares nos cinemas. Lightyear é, ao menos de acordo com o material de divulgação, “o filme que deu origem à linha de brinquedos do Buzz Lightyear”, e em tese é o longa que Andy assistiu antes de ganhar seu próprio Buzz em um aniversário. Porém, essa não foi a única produção focada no astronauta.

O primeiro Toy Story foi lançado em 1995 e se tornou um grande hit comercial, sendo logo seguido pela primeira continuação da franquia, Toy Story 2, que por sua vez foi lançado em 1999. Com um grande interesse em obras da saga relacionadas aos seus personagens principais, logo surgiu Buzz Lightyear do Comando Estelar, série que foi ao ar de 2000 a 2001.

A trama é ambientada inteiramente no futuro, e tem um grande foco no Planeta Capital – o centro da tal Aliança Galáctica que Buzz menciona várias vezes ao longo dos filmes de Toy Story. O Comando Estelar, por sua vez, é uma organização formada por “rangers espaciais” que precisam caçar ameaças e criminosos, como é o caso do cruel Imperador Zurg.

No enredo, somos apresentados a Buzz Lightyear, um ranger espacial condecorado, que une uma equipe de novos recrutas do Comando Estelar para caçar Zurg pelo espaço. Ele precisa contar com a ajuda de Mira Nova, a princesa de um reino alienígena; Booster Sinclair Munchapper, um ser com formato de dinossauro e um grande apetite; e XR, um robô criado por alienígenas que possui diversas funcionalidades.

Buzz Lightyear do Comando Estelar foi ao ar de 2000 a 2001.

A série teve 62 episódios ao longo de sua primeira temporada e foi um investimento curioso por parte da Disney. É importante ressaltar que, na época, a Pixar ainda não era uma propriedade da Disney, mas eles só tiveram ligação com a produção por animarem as sequências 3D – de resto, eles não tiveram envolvimento na animação. A série foi ao ar na UPN e na ABC, e passou a ter várias reprises no Disney Channel.

No Brasil, a produção foi exibida inicialmente pelo SBT, antes de passar para a Globo – onde foi reprisada diversas vezes na TV Xuxa e na TV Globinho. Durante anos, a série foi a fonte primária para quem queria ver as “aventuras espaciais de Buzz Lightyear”, e muitos fãs acreditavam que o desenho era passado no universo de Toy Story e que Andy era um fã fiel.

Agora, Lightyear chegou aos cinemas e serve como um reboot completo dessa animação. Não existe boa parte dos personagens que conhecemos no desenho, e somos levados às aventuras de Buzz Lightyear enquanto descobre os mistérios e segredos do universo – e também, enquanto tenta capturar Zurg. Porém, a série animada continua viva no coração de muitos fãs. Infelizmente, ela ainda não está disponível no Disney+.

Lightyear está em cartaz nos cinemas.

Abaixo, veja também: