Batman: Cena épica do filme não usou efeitos digitais, revela Matt Reeves

Capa da Publicação

Batman: Cena épica do filme não usou efeitos digitais, revela Matt Reeves

Por Chris Rantin

The Batman chegou agradando os críticos e surpreendendo os fãs, que ficaram encantados com o talento de Robert Pattinson, Zoe Kravtiz, Paul Dano e de todo o elenco fenomenal no filme. Mas além do talento dos atores, o que chamou a atenção foram as sequências de ação, incluindo uma cena épica do Cavaleiro das Trevas lutando em um corredor, algo que, de acordo com Matt Reeves, não utilizou nenhum efeito digital em sua criação.

Em um dos momentos mais intensos do filme, Batman avança por um corredor escuro cheio de capangas de Carmine Falcone. O herói avança contra os bandidos, com a cena sendo iluminada pelos tiros que são dados contra o Morcego de Gotham. Agora, em uma entrevista ao ReelBlend Podcast, o diretor do filme revelou que tudo aquilo foi feito com efeitos práticos.

Reeves disse que gosta muito desse tipo de cena e que, em um outro filme que comandou, conseguiu fazer isso por utilizar personagens feito com efeitos especiais.

“Eu acho que eu sou meio que fascinado por essa ideia porque foi algo que eu consegui fazer em [Planeta dos Macacos] A Guerra com um personagem em CG,” disse. “[No filme] um soldado avança por um dos túneis procurando por Caesar e Rocket o ataca.” 

Uma das melhores cenas de ação de The Batman foi feita sem efeitos digitais!

Ele continuou, explicando que a ideia de repetir essa cena era mostrar como o Batman conseguia avançar através de qualquer ameaça: “Eu poderia ter feito o Batman em CG e mostrar todos eles atirando contra um Batman de CG,” ressaltou. Contudo, a ideia foi alterada quando Rob Alonzo, coordenador dos dublês do filme, afirmou que acreditava ser capaz de colocar uma pessoa de verdade ali e deixar tudo mais real.

Assim, foi preciso uma série de coreografias elaboradas e, ao invés de filmar tudo de uma vez, Reeves acabou separando a cena em partes: “Nós ficamos fazendo cada parte até que a cena funcionasse,” explicou Reeves. Somente depois que tudo estava pronto é que houve um acabamento com os efeitos especiais, como as balas ricocheteando do traje do Batman.

A cena ficou tão épica que, nos testes com o público, todo mundo ficou enlouquecido com a sequência de ação. “Quando o Batman sai do elevador e toda essa cena acontece, o público ficou louco, e eu fiquei tipo ‘ok, isso é bem legal.” 

The Batman já está disponível nos cinemas e não possui uma cena pós-créditos.

Aproveite e continue lendo: