Robert Pattinson: 10 fatos e curiosidades sobre a vida e carreira do ator

Capa da Publicação

Robert Pattinson: 10 fatos e curiosidades sobre a vida e carreira do ator

Por Junno Sena

De vampiro pop à estrela de filmes indies, Robert Pattinson tem uma carreira no mínimo cativante. O ator já esteve em grandes franquias como Harry Potter, foi indicado ao Framboesa de Ouro e agora, está protagonizando um novo começo para um dos maiores heróis da DC: o Batman. Sob a direção de Matt Reeves, o ator toma um caminho em direção ao noir, reinventando, mais uma vez, a sua carreira.

E é sobre isso que tem sido a vida de Robert Douglas Thomas Pattinson, nascido em 13 de maio de 1986: reinvenção. Com muito para contar, separamos aqui, uma lista com 10 fatos e curiosidades sobre o ator.

Imagem de capa do item

A estreia de Pattinson como ator

Todo mundo pensa que Harry Potter e o Cálice de Fogo foi o primeiro trabalho de Pattinson, mas a verdade é que ele já estava atuando ao lado de Reese Witherspoon um ano antes. Em 2004, o ator fez o papel de Randy Crawley em Feira de Vaidades. Na história ele era filho de Reese Witherspoon, mas as cenas foram deletadas do corte final do longa. A maior curiosidade nessa falha e trágica estreia de Pattinson como ator é que ele só foi saber do corte no dia de lançamento. Porém, Reese e Robert tiveram outra oportunidade de contracenarem juntos, mas desta vez, como um casal romântico no filme Água para Elefantes, de 2011.

Imagem de capa do item

Um papel perfeito para Pattinson

Bom Comportamento é de longe um dos filmes responsáveis por mudar o olhar que o público tinha de Pattinson. Assim como Kristen Stewart, o ator recebeu a dura estigma de sempre ser lembrado pela franquia Crepúsculo. Mas, o seu papel no filme de 2017 não foi aleatório, na verdade foi escrito para ele.

Após assistir Amor, Drogas e Nova York, de 2014, Pattinson apaixonou-se pela energia e fotografia do filme. Isso fez com que ele enviasse um e-mail para os diretores, os irmãos Safdie, dizendo que havia adorado o filme e tinha muito interesse em participar no próximo projeto da dupla. Depois de se conhecerem e verem o entusiasmo de Pattinson, os diretores começaram a escrever o roteiro de Bom Comportamento.

Imagem de capa do item

Robert Pattinson quase trabalhou na política

Diferente de vários atores, o futuro de Pattinson não parecia certo. Pelo contrário, antes de estrelar Crepúsculo, ele não tinha certeza se continuaria a sua carreira. Até aquele momento, havia trabalhado apenas em Feira das Vaidades e Harry Potter. Caso não tivesse continuado atuando, Pattinson disse que pensava em ir para a universidade e se tornar um escritor de discurso para políticos ou, talvez, tentar a sorte com a indústria da música.

Com a fama da franquia Crepúsculo, ele acabou se acomodando na atuação, mas nunca deixou de lado a música. Durante as gravações de The Batman, o ator revelou que passava o tempo fazendo música ambiente eletrônica enquanto estava vestido como o Batman.

Imagem de capa do item

A stalker da Espanha

Essa história é bem famosa. Durante as filmagens de Poucas Cinzas: Salvador Dalí, em 2007, uma mulher estava seguindo Pattinson até seu apartamento A situação durou semanas até o ator finalmente fazer algo sobre e isso foi: levá-la a um jantar. Foi então que ele “começou a reclamar sobre tudo” em sua vida. Depois disso, ela nunca mais voltou.

Imagem de capa do item

Seu amor por caipirinhas e pelo Brasil

Nada parece tão inusitado quanto pensar que a quarta parte da franquia Crepúsculo, Amanhecer, teve cenas filmadas no Brasil em 2010. O ator, junto de Kristen, gravou em uma mansão localizada em Paraty, no Rio de Janeiro. Talvez sendo um dos momentos em que Pattinson não se arrependeu de ter participado dos filmes, ele disse ter se apaixonado pelas belezas naturais da cidade, também pela noite agitada do Rio e as caipirinhas.

Esse amor pelo Brasil se estende ao futebol e a Seleção Brasileira, mas também em seu treinamento físico para se tornar o Batman. Pattinson começou a ter aulas de Jiu-jitsu com um instrutor brasileiro, Rigan Machado, em Beverly Hills, Los Angeles.

Imagem de capa do item

“Não Olhe Para o Pattinson”

Pattinson foi uma das personalidades mais influentes entre 2008 e 2011. A popularidade dos filmes baseados na obra de Stephenie Meyer o colocou em diversas listas de personalidade, como ter sido colocado em primeiro na lista de Homens Mais Sexys de 2011 da Glamour. E essa influência lhe rendeu situações, no mínimo, interessantes. Em 2014, o astrônomo russo, Timur Kryachko nomeou um asteroide em homenagem ao ator. Sugerido pela esposa do cientista, o planeta menor se chama “246789 Pattinson”.

Imagem de capa do item

Robert Pattinson ajuda diversas causas sociais

Muito diferente de Bruce Wayne, que prefere tentar acabar com a desigualdade social no soco, Pattinson lidera projetos de filantropia e apoia, ativamente, diversas causas. Para citar algumas, ele promoveu leilões beneficentes para encontrar crianças desaparecidas, impedir o tráfico humano, ajudar pessoas em situação de rua, entre outros. Também ajudou a financiar a pesquisa em busca da cura da AIDS e, no Festival de Cannes de 2019, doou 500 mil dólares à organização internacional de ajuda humanitária aos refugiados.

Imagem de capa do item

Jack Nicholson é a sua inspiração

“Ele é como um selo de aprovação. Você sabe que tem algo ali que vale a pena ser visto naquele filme. Todo filme dele, chega a ser bizarro”, disse para a revista Film sobre Jack Nicholson. Sendo um dos atores favoritos de Pattinson, deve ter sido motivo de felicidade descobrir que, uma das inspirações de Matt Reeves para The Batman foi Chinatown, de 1974. Através dela, Reeves trouxe o estilo clássico noir do longa para o novo filme do herói.

Imagem de capa do item

Tem algumas indicações ao Framboesa de Ouro no currículo

Muito mais uma brincadeira do que algo para se levar a sério, o Framboesa de Ouro já foi uma premiação que ganhava mais destaque na mídia. Com o intuito de dar prêmios as piores performances do ano, Pattinson nunca foi indicado para o Oscar ou Globo de Ouro, mas já se viu sendo indicado duas vezes como Pior Ator Principal e uma vez como Pior Ator Coadjuvante por seu papel como Edward Cullen. Também dividiu a categoria Pior Casal na Tela com Kristen Stewart.

Imagem de capa do item

Robert Pattinson é um verdadeiro nerd

Não apenas Batman é um dos papéis dos sonhos de Pattinson, como ele também adoraria fazer parte de Star Wars. Em 2013, o ator disse que sem pensar duas vezes, pularia em qualquer projeto da franquia de uma galáxia muito, muito distante. E, aparentemente, não agiria de outra forma nem se fosse para interpretar Jar Jar Binks. “Eu até gosto do Jar Jar. Não entendo qual o grande problema com ele”, explicou o ator.

Mas enquanto isso não vem, podemos ver o Battinson no novo filme do Reeves. O ator revelou não ser apenas uma honra, como algo que esteve pensando por um bom tempo: interpretar Bruce Wayne nos cinemas.