Paul Dano: Saiba tudo sobre o ator que interpreta o Charada em Batman

Capa da Publicação

Paul Dano: Saiba tudo sobre o ator que interpreta o Charada em Batman

Por Jaqueline Sousa

A recente estreia de The Batman trouxe para o centro dos holofotes os profissionais que deram vida ao novo universo do Homem-Morcego nos cinemas. Entre eles, está Paul Dano, que interpretou o vilão Charada no filme de Matt Reeves. O ator de 37 anos vem recebendo críticas extremamente positivas por sua performance, e não é à toa: o norte-americano já era conhecido por sua grande versatilidade em Hollywood, algo que o faz transitar entre filmes independentes e grandes produções com muita competência.

Sendo assim, que tal conhecer um pouco mais sobre a carreira de Paul Dano? Hoje vamos te contar tudo sobre o ator que interpreta o Charada em The Batman!

Quem é Paul Dano?

Paul Dano começou sua carreira fazendo peças na Broadway.

Nascido em Nova York (EUA), Paul Dano começou sua carreira como ator fazendo peças de teatro na Broadway. Seu primeiro papel nos cinemas foi no filme The Newcomers (2000), que também conta com Chris Evans no elenco. Mas foi só em Sem Saída (2001) que Dano começou a chamar atenção dos críticos ao viver o adolescente problemático Howie Blitzer. O papel lhe concedeu um prêmio no conceituado Independent Spirit Award, premiação que reconhece produções independentes na indústria. 

Desde então, Dano continuou conquistando mais espaço em Hollywood, colecionando papéis interessantes em parcerias com cineastas renomados como Paul Thomas Anderson, Denis Villeneuve, Bong Joon-ho e Steve McQueen.

Além disso, o ator fez sua estreia como diretor em Vida Selvagem (2018), filme estrelado por Carey Mulligan e Jake Gyllenhaal, que acompanha as mudanças drásticas na vida do casal e de seu único filho.

Os principais trabalhos de Paul Dano

Pequena Miss Sunshine é um dos principais trabalhos da carreira de Paul Dano.

Um dos papéis mais importantes da carreira de Paul Dano foi em Pequena Miss Sunshine, de 2006. O filme conta a história de Olive (Abigail Breslin), uma menina que sonha em participar do concurso que dá título ao longa. Assim, toda a família acaba embarcando em uma jornada emocionante para concretizar o desejo da garota. Entre eles está o irmão de Olive, Dwayne (Paul Dano), um adolescente rebelde que se comunica através de um caderno, já que se recusa a falar com qualquer um de seus parentes. 

A performance de Paul em Pequena Miss Sunshine o levou ao estrelato, de fato, fazendo com que o ator se destacasse ainda mais no cenário da sétima arte e conquistasse prêmios por sua atuação.

Em 2007, Dano entregou outro trabalho extremamente aclamado no filme Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson. Na trama, ele interpretou os gêmeos idênticos Paul e Eli Sunday, papéis que ganhou graças à recomendação do ator Daniel Day-Lewis, com quem contracena na produção. Ambos já tinham trabalhado juntos anteriormente no longa O Mundo de Jack e Rose (2005), e Day-Lewis gostou tanto da performance de Dano que o sugeriu para Anderson em Sangue Negro

Em Sangue Negro, Paul Dano contracena com Daniel Day-Lewis, entregando uma das performances mais marcantes de sua carreira.

Outros papéis de destaque de Paul Dano estão em Os Suspeitos (2013), de Denis Villeneuve; 12 Anos de Escravidão (2013), drama histórico de Steve McQueen que ganhou o Oscar de Melhor Filme em 2014; The Beach Boys: Uma História de Sucesso (2014), cinebiografia onde interpretou o jovem Brian Wilson, da banda Beach Boys, e que o consagrou com sua primeira indicação ao Globo de Ouro; a comédia Um Cadáver Para Sobreviver (2016); e Okja (2017), filme de Bong Joon-ho, o diretor do consagrado Parasita (2019).

Dano também já participou de algumas produções televisivas como Guerra e Paz, minissérie baseada no clássico livro homônimo do escritor Liev Tolstói, e Escape at Dannemora, série limitada que conta a história real da fuga de uma prisão em Nova York que ocorreu em 2015.

O Charada de The Batman

Em The Batman, Paul Dano interpretou o Charada, apresentando um visual bem aterrorizante.

Por fim, não podemos deixar de citar a performance de Paul Dano como o Charada, no novo filme do Morcego. Desde a divulgação das primeiras imagens oficiais do longa, a caracterização do personagem chamou atenção por seu visual aterrorizante e inspirado no serial killer que ficou conhecido por seu pseudônimo Assassino do Zodíaco.

Em entrevista ao Entertainment Weekly, Dano comentou um pouco sobre o desenvolvimento das gravações, dizendo que “demandava bastante energia” para conseguir alcançar o que era preciso para determinadas cenas. Ele também contou que chegou a ter dificuldades de dormir durante certo período das filmagens.

Se você já assistiu ao filme, sabe que o Charada é uma peça central no filme de Matt Reeves. E grande parte do sucesso vem exatamente da performance de Paul Dano, que não poupou esforços em demonstrar seu talento.

Você já conhecia a carreira do Paul Dano? O que achou dele como Charada? Comente!

Aproveite também: