Attack on Titan: Todas as vezes que o anime sugeriu a transformação de Eren em vilão

Capa da Publicação

Attack on Titan: Todas as vezes que o anime sugeriu a transformação de Eren em vilão

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Em Attack on Titan, o protagonista Eren Yeager inicia sua trajetória como um garoto sonhador que desejava entrar para a Tropa de Exploração pois queria conhecer o mundo fora das muralhas onde vivia, tanto que compartilhava com seu amigo Armin o sonho de conhecer o mar. Mas ao longo das 4 temporadas, Eren foi mudando pouco à pouco, indo de mocinho que todos gostariam de ver bem para um vilão que divide opiniões do público. Você sabe em que ponto essa mudança aconteceu? Vamos te contar todas as vezes que o roteiro sugeriu essa mudança do garoto!

Quem acompanha Attack on Titan e assistiu a primeira parte da quarta temporada do anime sabe que o momento em que Eren se assume ativamente como um “vilão” é quando ele toma a iniciativa de ir até Marley, se infiltra entre os soldados feridos, engana Falco (uma das crianças voluntárias a se tornar titã), encontra Reiner só para dizer que ambos são iguais, se transformando no Titã de Ataque logo em seguida, ferindo e matando inúmeros inocentes no local.

Essa é a atitude mais ativa em que percebemos mesmo a transformação do garoto, mas em que momento ele realmente passou a ser um vilão?

Quais eram os sinais de que Eren se tornaria um vilão?

Por ordem cronológica, o “início” dessa transformação pode ter ligação direta com seu juramento de exterminar todos os titãs. Nessa época Eren estava obcecado por ter sua liberdade e os monstros gigantes eram seu empecilho naquele momento. Quando descobre toda a verdade sobre o mundo exterior, percebe que não são apenas os titãs que tiravam sua liberdade, entendendo que para ser livre e libertar seu povo, algumas pessoas precisariam morrer, incluindo inocentes.

A expressão de Eren ao ver o oceano pela primeira vez, bem oposto a se sentir feliz.

Em seguida, vemos novamente um indício desse desvio quando ao lado de seus amigos ele finalmente conhece o oceano. Como dito antes, esse era um sonho que Eren compartilhava com seu melhor amigo, Armin, e era motivo mais que suficiente para que o garoto ficasse feliz, pois desejava ter aquele momento desde criança. Ao invés disso ele focou apenas nos inimigos que estavam do outro lado do oceanos. Ao ver que estava preso em uma ilha graças ao preconceito de outros povos, Eren entendeu que precisaria fazer o que fosse necessário para libertar os Eldianos da Ilha Paradis.

Porém, o marco inicial verdadeiro para que Eren se tornasse essa pessoa ocorreu na terceira temporada, após a tropa de exploração ter conseguido recuperar a Muralha Maria, que havia sido invadida ainda no primeiro episódio. Após esse grande feito, os soldados foram homenageados em uma cerimônia para entregar suas respectivas medalhas através da Rainha Historia, que acabara de ser nomeada como membro da família real.

Momento em que Eren vê o futuro após beijar a mão de Historia.

No momento de contato entre Eren e História (através de um beijo de Eren na mão da Rainha), ele tem uma visão assustadora sobre o futuro que o deixa atordoado. Isso foi o suficiente para determinar toda a transformação de Eren, pois ele viu a necessidade de realizar mudanças e de se tornar um vilão para que seu povo um dia fosse livre. Vale lembrar que Eren é o portador do Titã de Ataque e o Titã Fundador, esse segundo só pode ser ativado com sangue real. O contato entre Eren e Historia ativou a habilidade do garoto em viajar nas memórias do passado, presente e futuro através das lembranças de outros portadores do Titã de Ataque, que permite esse acesso.

Armin brigando com Eren após ele dizer que odeia a Mikasa.

Também houve o momento em que Eren se reúne com Armin e Mikasa, seus dois amigos de infância. De uma forma bem dura, Eren afirma com total convicção que odeia Mikasa (provavelmente por saber de sua paixão por ele) e quando Armin o repreende, ele agride seu melhor amigo. Esse momento para alguns fãs é um dos piores e fez com que Eren fosse odiado por muitos durante bastante tempo.

Com certeza o ponto principal que sugere a mudança de Eren é seu contato com Historia, pois é a partir daí que ele deixa de ter dúvidas sobre a forma como deveria agir e começa a colocar o bem dos Eldianos da Ilha Paradis sempre em primeiro, mesmo que isso significasse matar outras pessoas. É a partir desse evento que o garoto se transforma em um personagem completamente diferente e indiferente a ferir pessoas.

Confira também: