Anti-Venom: Origem, história, poderes e tudo sobre o personagem da Marvel

Capa da Publicação

Anti-Venom: Origem, história, poderes e tudo sobre o personagem da Marvel

Por Junno Sena

Nascido de um momento complicado na vida de Eddie Brock, o Anti-Venom é uma das diversas variações do simbionte. Entre Carnificina, Agente Venom, Toxina, Mayhem, Mania e vários outros, Anti-Venom foi o que surgiu como um lampejo de esperança na vida de Eddie, se tornando uma ferramenta para curar aqueles que o personagem, na forma de Venom, machucou. Ou quase isso.

A primeira aparição do Anti-Venom nos quadrinhos

Corpo branco com tiras escuras e olhos amarelos, Anti-Venom está curvado olhando para frente

Primeira aparição de Anti-Venom em Amazing Spider-Man #569.

Criado em 2008 por Dan Slott e John Romita Jr., Anti-Venom foi introduzido ao universo Marvel em Amazing Spider-Man #569. Nela, Norman Osborn tem a cidade sobre a palma de sua mão. Com Mac Gargan, o hospedeiro de Venom da época, Osborn mostrou para Peter Parker que ele pode destruí-lo como e quando quisesse.

É então que, em determinado momento da trama, vemos Venom invadir o F.E.A.S.T. Center, um abrigo para sem-tetos operado por Martin Li. Venom acredita que o Homem-Aranha está lá, porém, quem ele acaba encontrando é Eddie Brock, que servia como voluntário do abrigo ao lado de Tia May.   

“Qual o problema, Eddie? Nada a dizer para o ex?”, diz Venom quando coloca as mãos em Eddie. O simbionte tenta possuir seu antigo hospedeiro enquanto Marc se nega a deixar Venom ir. É então que um plasma branca surge no braço de Eddie, repelindo Venom e tomando a forma completa de Anti-Venom.

Qual é a origem do Anti-Venom?

Eddie Brock olha assustado para sua mão e sem entender, pergunta: "O que está acontecendo comigo?"

Quando Venom entra em contato com Eddie pela primeira vez desde que se separaram, Anti-Venom assume a sua forma.

Após essa adição curiosa aos quadrinhos, descobrimos que Anti-Venom surgiu após Brock ter deixado Venom. Com vestígios do simbionte em seu organismo, Eddie passou por uma série de eventos que transformaram esses traços em um novo simbionte. Entre eles: lutar contra um câncer e ser curado por Mr. Negative, Martin Li.

Durante o processo, Li acidentalmente fundiu o que restava de Venom aos leucócitos, ou glóbulos brancos, de Eddie, criando um novo simbionte híbrido. Devido a habilidade destas células de defender o corpo e combater infecções, Anti-Venom não apenas serviu como uma arma poderosa contra Venom, uma vez que era a “cura” para o simbionte, como também se tornou capaz de curar qualquer doença.

Quais são os poderes do Anti-Venom?

Anti-Venom grita em um ambiente amarelado, dizendo que irá curar todos

Anti-Venom faz a sua promessa de curar todos.

Diferente dos demais simbiontes já conhecidos até o momento, Anti-Venom se tornou único pelas suas habilidades de cura. Além disso, ele é capaz de produzir anticorpos capazes de remover qualquer impureza do corpo humano e erradicar qualquer doença.

Outro ponto divergente com outros simbiontes é que Anti-Venom não é consciente. Eddie Brock é capaz de controlar o ser alienígena completamente. Ele também é imune a fogo e sons, pode ser capaz de “curar” o que transformou Peter Parker no Homem-Aranha, algo que foi visto como um ponto fraco de Peter Parker. Além disso, ele é forte e rápido, sendo capaz de se camuflar, gerar teias, andar pelas paredes, entre outros poderes.

Ele também é um dos simbiontes que possuem o dom da memória genética. Isso significa que o Anti-Venom pode transportar uma vasta quantidade de conhecimento não apenas sobre seu hospedeiro, mas também sobre as pessoas com as quais ele entra em contato físico.

Quais foram as repercussões da criação do Anti-Venom?

Agente Anti-Venom olha para suas mãos

A primeira aparição do Agente Anti-Venom.

A criação do Anti-Venom gerou alguns efeitos no mundo do Cabeça de Teia. O principal foi ter se sacrificado para salvar Nova-York do Spider-Virus. Sem contar que, anos depois, o Anti-Venom Sérum, obtido por Alchemax após encontrarem uma amostra do simbionte, foi usado para tentar matar o Venom. A tentativa foi frustrada, porém, um novo Anti-Venom simbionte surgiu: o Agente Anti-Venom.

Já no arco em que o universo Marvel enfrenta Knull, o deus dos simbiontes, Doctor Steven tentou construir uma armadura composta pelo sérum Anti-Venom. Steven também deu vida a Silence, uma simbionte criada a partir do Anti-Venom e dos restos mortais de Scream.

Adaptações do Anti-Venom

Anti-Venom levantando Homem-Aranha com uma das mãos

Anti-Venom na animação Ultimate Spider Man.

Anti-Venom pode se tornar um personagem importante no futuro do Eddie Brock dos cinemas, interpretado por Tom Hardy. Devido a sua carga dramática com o personagem, é capaz que, se a Sony continuar investindo nesse “Universo Aranha”, ele dê as caras em um futuro não muito distante. Mas, vale lembrar que para isso, diversos outros personagens seriam necessários para construir uma rivalidade que vá além de Venom e Carnificina, por exemplo.

Por isso, até o momento, o personagem apenas apareceu em algumas animações do Homem-Aranha, como Ultimate Spider Man e ter sido um personagem jogável em algumas produções, como Marvel vs Capcom e Marvel Ultimate Alliance 4.

Aproveite e continue lendo: