A Casa do Dragão: As principais diferenças entre o episódio 9 e o livro

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: As principais diferenças entre o episódio 9 e o livro

Por Melissa de Viveiros

A Casa do Dragão chegou a seu fatídico episódio 9, dando foco inteiramente aos planos dos apoiadores de Alicent, os chamados “Verdes”, para coroar Aegon como rei. Embora certos elementos dos livros sejam mantidos, como a lealdade de Lorde Beesbury à Rhaenyra, muita coisa mudou em relação a Fogo & Sangue, livro de George R. R. Martin em que a produção da HBO se baseia.

Isso começa com o tratamento que o cadáver do rei Viserys recebe. Após o episódio 8 terminar com a morte do rei, o nono capítulo da temporada mostra Alicent assistindo enquanto as irmãs cilenciosas cuidam do corpo de seu marido. No livro, porém, é dito que “Quando confirmaram que Viserys estava morto, Sua Graça ordenou que o quarto dele fosse isolado e colocado sob vigília”.

Assim, enquanto o conselho se reunia para definir seus próximos passos, o cadáver do rei permanecia fechado em seus aposentos. A situação permanece assim por vários dias, sem qualquer cuidado com o corpo do falecido monarca, já que todos que sabiam de sua morte foram presos enquanto os Verdes tomavam o controle da corte. Fogo & Sangue diz que “Nem as irmãs silenciosas nem os septões foram chamados ao quarto onde o rei Viserys estava, inchado e apodrecendo”.

No livro, Alicent deixa o corpo do marido trancado e sem cuidados por dias enquanto os Verdes planejam tomar o poder. (Reprodução: HBO)

Outra diferença é que Aegon não tenta fugir, apesar de não querer ser rei inicialmente. Ele é encontrado na cidade, mas não há envolvimento de Mysaria no ocorrido, e é convencido a aceitar a coroa pelos argumentos de ser Criston Cole, que fala que Rhaenyra e Daemon transformariam a Fortaleza Vermelha em um bordel, enquanto a rainha Alicent argumenta também que a filha mais velha de Viserys mataria todos os meio-irmãos, além de Helaena e dos filhos dela e de Aegon.

A cerimônia de coroação ocorre no Fosso dos Dragões, e não no Grande Septo (que só teve sua construção iniciada durante o reinado de Baelor, anos depois). Lá, é o próprio Criston quem coloca a coroa do Conquistador na cabeça de Aegon II, enquanto Alicent coloca sua própria coroa na cabeça da filha, Helaena.

A maior divergência, porém, é o papel da princesa Rhaenys no episódio. Diferente da série, no livro ela não é presa em Porto Real, nem precisa fugir com sua dragão, Meleys. Assim, ela também não destrói parte do Grande Septo nem mata inocentes como na obra da HBO, e não tem a chance de matar a família de Alicent antes mesmo do início da guerra.

A Casa do Dragão está disponível na HBO e HBO Max.

Veja também: