A Casa do Dragão: Criador da série fala sobre motivo para salto temporal no terceiro episódio

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: Criador da série fala sobre motivo para salto temporal no terceiro episódio

Por Melissa de Viveiros

Atenção: Alerta de Spoilers!

A Casa do Dragão teve seu maior salto temporal até agora no episódio três, quando o público é levado direto para o aniversário de dois anos do primeiro filho de Alicent Hightower (Emily Carey) e do rei Viserys I (Paddy Considine). Apesar de não ser a primeira vez que isso acontece, com seis meses se passando entre o primeiro e o segundo episódios, o criador da série Ryan Condal, falou sobre essa necessidade de passar o tempo um pouco mais depressa e levar o público a aceitar que nem tudo será mostrado em detalhe na série.

No vídeo da semana sobre o novo episódio compartilhado pela própria HBO, parte da série Inside the Episode, o showrunner e outros envolvidos com a produção, como o diretor Miguel Sapochnik, comentam o motivo para optarem pelo salto temporal. Condal explica que isso veio da necessidade de deixar o tempo passar para estabelecer o conflito que será central na série:

“Por causa da natureza da história, porque é um conflito geracional que é sobre guerra, nós precisávamos desse tempo para plantar essas sementes e deixá-las crescer. E a única maneira de fazer isso era deixar o tempo passar. Nós encontramos Viserys, ele tem um filho, Alicent está grávida, a guerra nos Degraus não está indo bem. Entendemos que material equivalente há dois ou três anos aconteceu apenas nessas cenas iniciais.”

Episódio mostra que, além de casados, Viserys e Alicent já tem um filho de dois anos e aguardam o próximo. (Reprodução: HBO)

Sapochnik complementa, dizendo que eles tentaram fazer o primeiro salto temporal “do modo mais prático possível, da primeira vez”, algo que serviu para tornar o segundo mais fácil de acompanhar. Continuando, Condal afirma que a decisão exige um pouco mais de atenção do público:

“Essa foi a primeira vez que uma quantidade significativa de tempo passa fora de tela, e nós só estamos pedindo aos espectadores para prestar atenção, escutar e acompanhar, entender o que aconteceu no meio [do salto temporal].”

A decisão do showrunner não surpreende quem conhece a trama dos livros, já que muitos anos se passam nos quais os acontecimentos mais importantes estão relacionados a nascimentos, casamentos ou eventos. Assim, alongar a parte inicial impediria a trama de progredir no ritmo necessário para atingir seu foco, que é a guerra civil conhecida como A Dança dos Dragões.

Outro salto temporal maior deve ocorrer em breve, resultando inclusive na substituição de alguns integrantes do elenco. As mais notáveis são as intérpretes de Alicent e Rhaenyra, que serão substituídas. Versões mais velhas das personagens serão vividas por Olivia Cooke e Emma D’Arcy, respectivamente.

A Casa do Dragão está disponível na HBO e HBO Max.

Veja também: