Oscar 2021: Tenet vence a categoria de Efeitos Visuais

Capa da Publicação

Oscar 2021: Tenet vence a categoria de Efeitos Visuais

Por Gabriel Mattos

Chegou enfim a premiação mais prestigiada dos amantes de cinema: a noite do Oscar 2021. Uma das categorias técnicas mais importantes para os fãs de quadrinhos é a de Melhores Efeitos Visuais, que este ano premiou Tenet por sua excelência em tornar a magia do cinema possível.

Os indicados da noite

Nessa categoria, a Academia tende a premiar filmes que consigam reconstruir a realidade perfeitamente em um meio digital, permitindo aos diretores capturarem sequências impossíveis sem o poder da computação. Logo, não é uma grande surpresa que [filme] tenha levado a estatueta para casa.

Além de [filme], também foram nomeados na mesma categoria Amor e Monstros, O Céu da Meia-Noite, Mulan, O Grande Ivan e Tenet.

Amor e Monstros foi um dos favoritos da noite

Uma seleção diferente

A categoria de Efeitos Visuais costuma ser a chance dos fãs de quadrinhos verem seus filmes de super-heróis competir pelo merecido reconhecimento, mas devido a pandemia, esse ano a situação foi um pouco diferente.

Pouquíssimos filmes de heróis estrearam em 2020 e, apesar de terem sido considerados, nenhum conquistou um lugar entre os indicados ao Oscar. Os grandes queridinhos da Academia, este ano, foram os lançamentos do streaming.

Com exceção de Tenet, todos os indicados estão disponíveis em alguma plataforma digital. O Céu da Meia-Noite está disponível na Netflix desde o final do último ano, enquanto Amor e Monstros chegou ao Brasil neste mês. Mulan e O Grande Ivan fazem parte do catálogo do Disney+, provando a força da nova plataforma de streaming.

Efeitos especiais foram o ponto alto de Mulan, do Disney+

Será que essa mudança de postura com lançamentos digitais vai continuar depois da pandemia? Não deixe de comentar!

Confira filmes de quadrinhos que já passaram pelo Oscar: