Loki: Como a série pode desencadear o Multiverso

Capa da Publicação

Loki: Como a série pode desencadear o Multiverso

Por Gabriel Mattos

Atenção: Alerta de Spoilers!

Depois de conquistar as galáxias, o próximo alvo do MCU é o Multiverso. Esta será a grande novidade de produções como Spider-Man: No Way Home e Doutor Estranho: No Multiverso da Loucra, dando tom à Fase 4 do estúdio. Entretanto, segundo o primeiro episódio de Loki, a nova série do Disney+, o multiverso ainda não existe. Nada que o Deus da Trapaça não possa resolver…

A Linha do Tempo Sagrada

Apesar das enganações do Mysterio em Homem-Aranha: Longe de Casa, o multiverso não é mais uma realidade nos filmes e séries da Marvel. Ele chegou a existir, mas foi substituído por uma única realidade chamada de Linha do Tempo Sagrada.

A origem desse único universo é explicado pela Senhorita Minutos em um vídeo educativo da Autoridade de Variância Temporal (ATV), uma organização que existe fora do espaço-tempo para proteger a continuidade.

Antigamente, diferentes multiversos competiam pela existência

Em algum momento, haviam diferentes universos que lutavam entre si por supremacia, ameaçando a fábrica da realidade. Para evitar que eles se consumissem, surgiram os Guardiões do Tempo, que juntaram as variações em uma única linha do tempo — mantendo apenas os acontecimentos que eles julgaram propícios de acontecer.

De certa forma, isso não só implica que o livre arbítrio é uma ilusão, mas também em uma espécie de ditadura. Um minúsculo grupo de seres oniscientes é responsável por decidir o que é melhor para o resto do universo. Todos têm que seguir seus caprichos. Um regime de ordem tentador para um Deus da Trapaça bagunçar.

Guerras Secretas

Esse choque de multiversos resultando em uma linha do tempo única também já aconteceu nos quadrinhos em eventos conhecidos como as Guerras Secretas.

Guerras Secretas (2015) podem ter inspirado o conceito de Multiverso da série

A primeira versão, de 1984, reuniu um grupo de heróis e vilões para se enfrentar contra sua vontade em um planeta chamado Mundo Bélico. Tudo não passava de um plano de uma entidade cósmica conhecida como Beyonder.

Já a história de 2015, mais próxima do que aconteceu no passado do MCU, relata a destruição dos universos alternativos e do universo principal da Marvel, resultando em uma única realidade onde suas principais criações coexistiam.

Como a série pode desencadear o Multiverso?

Retornando ao vídeo da Senhorita Minutos, ele explica como a Linha do Tempo Sagrada surgiu e também planta uma sugestão em Loki de como extingui-la.

Tudo que aconteceu e acontecerá foi determinado pelos Guardiões do Tempo

Para ele, a existência de uma única realidade é limitante e desesperadora. Ao longo do episódio, ele é forçado a admitir que não é o grande conquistador que gostaria de ser (pelo menos, não nessa realidade). E, inclusive, vê o que os Guardiões do Tempo reservaram para o seu futuro: a morte de sua mãe, de seu povo e a dele próprio, brutalmente nas mãos de Thanos.

Nada que ele faça, na atual construção do universo, pode mudar seu futuro. O jeito é mudar a atual construção do universo e a melhor maneira é se juntando a AVT, uma organização que concede a seus membros poderes superiores ao das Joias do Infinito.

A Autoridade foi criada pelos Guardiões do Tempo para combater variantes indesejadas. Ao explicar sobre as variantes, a Senhorita Minutos alerta que: “sair do seu caminho causou um Evento Nexus, que, se ninguém fizer nada, pode se ramificar loucamente levando a outra guerra multiversal.”

A solução para criar o multiverso é o caos

Relembrando brevemente o sétimo comercial de WandaVision, ele apresentava o medicamento Nexus que pode levar a pessoa a “sentir seus sentimentos, confrontar suas verdades, tomar o seu destino…”. Exatamente o que Loki precisa causar para escapar do seu mórbido fim.

Como parceiro de Mobius, tudo que ele precisa fazer é fingir colaborar, enquanto secretamente sabota a missão para criar um futuro de possibilidades onde existam diferentes futuros. Quem sabe um deles onde Loki reina soberano?

Para descobrir exatamente qual caminho o Deus da Trapaça vai escolher para alcançar seu objetivo, continue assistindo Loki, toda quarta-feira no Disney+.

Fique com: