Além de Loki – Os queridos Deuses trapaceiros

Capa da Publicação

Além de Loki – Os queridos Deuses trapaceiros

Por Chris Rantin

Embusteiro, trapaceiro, pregador de peças, mentiroso, ardiloso, desonesto, esperto, enganador, falso, astuto… Todas essas palavras servem como adjetivos para Loki, uma das divindades mais populares da atualidade graças a sua carismática presença no Universo Cinematográfico Marvel.

Desde que apareceu pela primeira vez no divisivo filme solo do Thor, vivido por Tom Hiddleston, o personagem já tinha conquistado fãs. Com a chegada d’Os Vingadores, ele já havia se solidificado como um dos vilões mais queridos do MCU, trilhando um caminho tortuoso — como tudo em seu caráter — até se tornar um anti-herói complicado mas que, no fim do dia, só queria ser amado pelo que ele é: Um belo trickster

Talvez o termo Trickster seja pouco conhecido, mas essa figura é bastante popular. O pregador de peças — e tudo aquilo citado anteriormente no começo deste editorial — é uma figura recorrente na mitologia e na literatura, sempre agindo de uma maneira impossível de ser ignorada ou esquecida. Chamativos, extravagantes e caóticamente maravilhosos, eles enganam e mentem, sacaneando heróis e outras entidades, por vezes apenas pelo prazer de destruir a tranquilidade e a paz em seus arredores. 

Loki, o trapaceiro mais querido da atualidade!

E no topo de todos, graças ao MCU, temos Loki que se tornou o trapaceiro mais conhecido da atualidade. Mas mesmo sendo o queridinho do momento, ele está longe de ser a única divindade trapaceira, fazendo parte de um grande grupo de tricksters que ajudam a deixar os mitos e histórias bem mais divertidos. 

Hermes, Anansi, Coiote, Lugh, Mercúrio, Ate, Exu, Laverna e até mesmo o Saci. A lista de trapaceiros, pregadores de peças e enganadores é longa e podemos encontrar alguma entidade trickster em praticamente todas as mitologias e culturas. Absurdamente complexas, esses seres, em sua maioria, andam na linha tênue da moralidade, fazendo pequenas vilanias ou usando seus talentos para ajudar os “mocinhos”, às vezes as duas coisas ao mesmo tempo. São caos personificado e, como esperado, absurdamente imprevisíveis. 

Mas é impossível não se encantar com eles, até mesmo quando eles aparecem rapidamente em uma história. E se Loki serve como exemplo, o que começa com uma participação singela como um mero antagonista, rapidamente pode crescer para algo tão grandioso como uma série solo no Disney+ — um dos projetos mais aguardados desta nova fase do MCU, diga-se de passagem. 

Para comemorar a chegada do seriado, a LH decidiu ir além do nosso trambiqueiro nórdico que mora nos nossos corações. Afinal, o que seria mais caótico do que falar de outras divindades para celebrar o protagonismo de Loki? Aposto que nem ele pensou nessa! 

Como vocês devem ter notado, recentemente iniciamos um novo tipo de criação de conteúdo na Legião dos Heróis, os nossos Momentos LH. Assim, trabalhamos conteúdos temáticos em todas as nossas plataformas — passando de threads no Twitter, vídeos no TikTok e Youtube e nossos cards de conteúdo no Instagram, até o conteúdo que vocês estão mais acostumados de ver no site (nossos artigos, entrevistas, listas e quizzes). Se antes falamos de animação, criando um material imperdível, inclusive, nesta semana vamos nos debruçar sobre o fenômeno dos Deuses da Trapaça

Por isso, preparamos uma entrevista com um professor e doutor com experiência em estudos sobre comunicação, mitologia e imaginário religioso, para compreender o motivo para termos tantos Deuses da Trapaça em diversas culturas, um artigo sobre os tricksters da Cultura Pop e um Quiz sobre essas divindades adoráveis. 

Mas calma, Loki não vai ficar de fora da nossa criação. Afinal, não dá pra deixar o convidado de honra de fora desta festa, não é mesmo? Pensando nele preparamos um perfil sobre essa divindade, todas as suas aparições nas mídias e as diferentes versões que ele assumiu dentro das histórias da Marvel. 

Ao longo desta semana, nosso objetivo é realmente abraçar o caos desses pregadores de peças e celebrar não apenas Loki — e sua série — mas todo esse fenômeno que está presente em todas as culturas e que, no que depender do MCU, está longe de desaparecer das nossas vidas. 

Abrace o Caos: Loki chegou e com ele nosso Momentos LH dos Deuses da Trapaça!

Não deixe de conferir:

Ao longo de toda a semana estaremos publicando conteúdos especiais sobre Deuses da Trapaça como parte dos nossos Momentos LH. Não deixe de conferir nossas listas, reportagens e as publicações sobre o tema nas nossas redes – como YoutubeTwitterInstagram e TikTok!