Loki: Saiba quem é Mobius M. Mobius nas páginas da Marvel

Capa da Publicação

Loki: Saiba quem é Mobius M. Mobius nas páginas da Marvel

Por Gabriel Mattos

Loki está entre nós! Depois de muita antecipação, o Deus da Trapaça finalmente chega para sua própria série do Disney+. E muito bem acompanhado de Mobius, agente da AVT interpretado por Owen Wilson.

Na série, ele se apresenta como um detetive de elite da organização, investigando os casos mais perigosos que ameaçam a existência da Linha do Tempo Sagrada. Mas qual será o seu papel nos quadrinhos da Marvel? Fica tranquilo que a gente explica!

Quem é Mobius M. Mobius?

Mobius é um dos inúmeros clones da AVT

Para começar, é bom ressaltar que Mobius M. Mobius não tem qualquer relação com o Loki no universo dos quadrinhos. Na verdade, o Deus da Trapaça sequer teve muito contato com a AVT em suas histórias, se limitando a curtas aparições sem tanta importância.

Criado por Walt Simonson, sua primeira aparição foi em junho de 1991, na revista Fantastic Four #353. Assim como a grande maioria dos membros da AVT, ele é um clone geneticamente aprimorado para desenvolver as habilidades essenciais para o trabalho vitalício na organização.

Inicialmente, Mobius era apenas mais um entre os muito burocratas da agência atemporal, mas sua memória fotográfica para detalhes minuciosos garantiu que fosse promovido até se tornar um dos grandes juízes que decidem os casos mais graves de desvio temporal.

Ligação com o Quarteto Fantástico

Apesar de se ajudarem, a relação do Mobius com o Quarteto Fantástico não é exatamente amistosa

A chave para o rápido sucesso de sua carreira foram seus ousados encontros com o Quarteto Fantástico, graças a velha mania de Reed Richards de lidar com forças além de sua compreensão.

Na primeira vez em que se encontraram, o burocrata era responsável por sentenciá-los por seus crimes contra a continuidade, uso ilegal do tempo entre outras acusações. Mas ao invés de prendê-los e seguir o protocolo, ele ajudou a equipe a escapar.

Para evitar ser rebaixado a um cargo inferior, ele acabou incriminando outros funcionários. Quando sua armação estava prestes a ser descoberta por seus superiores, ele se aliou mais uma vez ao Quarteto em Fantastic Four Annual 27.

A aliança acabou resultando em uma proposta de emprego de Kang, o Conquistador, muito mais benéfica que sua posição na AVT. Confrontada com a possibilidade de perder um de seus melhores funcionários para a concorrência, a AVT decidiu promover Mobius e esquecer seus pequenos tropeços de percurso.

Aparições recentes

Mobius aparenta estar bem mais velho em She-Hulk

Depois de ser promovido, o personagem só foi reaparecer nas histórias da She-Hulk, agora como um honorável juiz da AVT. Em 2006, quando a heroína advogada está enfrentando um processo da agência, Mobius é um dos membros do júri que deve ponderar sobre sua culpa.

O julgamento acaba sendo interrompido pelo vilão Clockwise (“Sentido Horário”, em tradução literal), que assassina seus colegas de banca. Somente Mobius sobrevive ao atentado, graças aos esforços da She-Hulk para derrotar o vilão.

Importância no MCU

Com a ajuda do Loki, Mobius pode terminar a série liderando a AVT ou fora da organização

Desde então, ele não teve novas aparições nos quadrinhos, mas promete ser uma figura proeminente no futuro do Universo Cinematográfico da Marvel.

Além de estar relacionado com o surgimento do Multiverso, Mobius pode ser a peça chave para conectar diferentes projetos da Fase 4. Depois de Loki, ele pode retornar tanto na série da She-Hulk, quanto nos filmes Homem-Formiga e Vespa: Quantumania e Quarteto Fantástico.

Para descobrir o que o universo planeja para Mobius, só acompanhando a série Loki, com novos episódios toda quarta-feira no Disney+.

Fique com: