Eternos: Tudo que você precisa saber antes de assistir ao filme da Marvel

Capa da Publicação

Eternos: Tudo que você precisa saber antes de assistir ao filme da Marvel

Por Gus Fiaux

Em poucos dias, chega aos cinemas Eternos, o mais novo filme da Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel, apresentando vários novos personagens para a franquia enquanto estabelece ameaças cósmicas e inimigos que estão colocando toda a Terra em perigo. No cerne disso, temos uma raça de seres sobre-humanos que precisa enfrentar os temíveis Deviantes enquanto honram sua criação pelas mãos dos Celestiais.

Dirigido por Chloé Zhao – a cineasta que, no ano passado, nos entregou o belo e contemplativo Nomadland – e que levou para casa vários Oscars por conta do longa, incluindo o de Melhor Direção e Melhor Filme -, o mais novo filme da Marvel promete ser diferente de tudo que já vimos no estúdio – e aqui, reunimos tudo que você precisa saber sobre essa nova aposta da Marvel Studios nos cinemas!

Qual é a história de Eternos da Marvel?

Ambientado pouco tempo depois dos eventos de Vingadores: UltimatoEternos segue uma raça de seres sobre-humanos e imortais, que estiveram envolvidos em vários momentos da história da humanidade – e que, desde então, vivem escondidos como humanos normais enquanto esperam por um novo “chamado”. Tudo isso acontece quando uma nova ameaça é detectada na Terra e os heróis têm uma semana para resolver essa grande devastação.

Tudo isso parece estar associado a duas raças cósmicas muito especiais: os Celestiais – que são grandiosos deuses cósmicos responsáveis pela criação dos Eternos – e os Deviantes – criaturas terríveis que possuem corpos disformes e enfrentam os Eternos há milhares de anos. Com essa grande batalha se aproximando, os heróis precisam se unir e salvar a Terra, mesmo indo contra um juramento compartilhado de não-intervenção.

Como os Eternos se conectam ao Universo Cinematográfico da Marvel?

Como dito anteriormente, o filme se passa pouco tempo depois dos eventos de Vingadores: Ultimato, mas existe uma conexão ainda maior se levarmos em conta um elemento importante dos quadrinhos. Em teoria, os Eternos são seres da mesma raça que Thanos, o Titã Louco que já apagou metade da vida no universo. Isso porque a família de Thanos também é Eterna nos quadrinhos, como seu irmão Starfox e seu pai, A’lars.

Na verdade, a conexão entre essa raça e o Titã Louco é tão profunda que, ao menos nas HQs, o vilão é o primo de primeiro grau de Thena, uma das heroínas que estará presente no filme e que será interpretada por Angelina Jolie. Ainda nos resta saber se essa conexão será explorada no longa, mas também é interessante notar que esses personagens estão na ativa há milhares de anos, muitos anos antes dos Vingadores terem se formado.

Quem são os Eternos?

Se nos guiarmos pelos quadrinhos da Marvel Comics, os Eternos são uma raça criada pelos Celestiais. Porém, eles eram – antes disso – hominídeos pré-históricos que caminhavam na Terra há milhões de anos. Quando esses “deuses cósmicos” chegaram ao nosso planeta, eles escolheram alguns indivíduos seletos e os transformaram geneticamente, dando a eles recursos para que se tornassem figuras ainda mais sábias e pudessem guiar o resto da humanidade.

De tudo o que já sabemos do filme, parece que parte dessa história será conservada – os Eternos ainda são uma raça criada pelos Celestiais cujo propósito é guiar a humanidade e defendê-la dos Deviantes. Contudo, as origens desse grupo parecem ter sido alteradas, já que nas sinopses e no material divulgado oficialmente, eles são alienígenas que foram criados há milhares de anos – ou seja, são extraterrestres e muito mais jovens que suas contrapartes das HQs.

O elenco de Eternos

O elenco de Eternos é um dos maiores e mais cheios de estrelas do Universo Cinematográfico da Marvel até hoje. Só na equipe, teremos dez nomes de peso: Richard Madden (Game of Thrones) interpreta Ikaris, Gemma Chan (Podres de Ricos) será Sersi, Salma Hayek (Um Drink no Inferno) será Ajak, Kumail Nanjiani (Silicon Valley) no papel de Kingo, Brian Tyree Henry (Atlanta) como Phastos e Lia McHugh (O Chalé) como Duende.

Dando continuidade, temos Barry Keoghan (O Sacrifício do Cervo Sagrado) como Druig, Lauren Ridloff (The Walking Dead) como Makkari, Don Lee (Invasão Zumbi) como Gilgamesh e, é claro, Angelina Jolie (Garota, Interrompida) como Thena. Outros atores foram confirmados para os papéis “humanos”, como Kit Harrington (Game of Thrones), que será Dane Whitman, e Haaz Sleiman (Jack Ryan) como o marido de Phastos.

A equipe por trás de Eternos

Eternos é a estreia da cineasta chinesa Chloé Zhao no mundo dos super-heróis. A diretora ganhou muito prestígio nos últimos anos graças a filmes como Domando o Destino Nomadland, e agora está mergulhando de cabeça para trazer essa equipe de super-heróis à vida. Ela também escreveu o roteiro ao lado de Kaz e Ryan Firpo (a estreia dos dois como roteiristas de longas-metragens) e Patrick Burleigh (de Pedro Coelho 2It Was a Pug Day).

Na equipe técnica, temos Ben Davis (Guardiões da Galáxia, Doutor Estranho) como diretor de fotografia e a dupla Craig Wood (Guardiões da Galáxia Vol. 2) e Dylan Tichenor (O Segredo de Brokeback Mountain) no papel de editores. O filme também marcará um retorno bem satisfatório para o Universo Cinematográfico da Marvel, já que Ramin Djawadi – responsável pela trilha do primeiro filme do Homem de Ferro – compõe a música do longa.

O que a crítica está achando de Eternos?

Por enquanto, a crítica não parece muito empolgada com Eternos. O longa  já teve sua premiere nos Estados Unidos e as primeiras críticas já começaram a pipocar na internet. No Rotten Tomatoes, o filme está com uma média de 60% de aprovação dos críticos, tendo se tornado a menor pontuação de todos os longas do Universo Cinematográfico da Marvel no agregador de críticas.

No consenso dos críticos, podemos ler: “Um épico ambicioso de super-heróis que sobe tanto quanto fica estagnado, Eternos leva o MCU em novas direções intrigantes – e ocasionalmente confusas”. Há vários elogios para o trabalho de Chloé Zhao e os atores, mas muitos críticos reclamam do tom mais sério, da quantidade de personagens e do fato que o filme está muito “distante” de outras obras desse universo.

Qual o tempo de duração de Eternos?

Com um vasto elenco de personagens para ser apresentado – todos inéditos no Universo Cinematográfico da Marvel – muitos estavam preocupados em saber como Eternos conseguiria manejar sua trama, com tanto a ser trabalhado e desenvolvido. E, como já foi confirmado, o longa tem uma generosa duração de 156 minutos – ou seja, 2 horas e 36 minutos.

Dessa forma, ele se torna o segundo maior filme do Universo Cinematográfico da Marvelficando atrás apenas de Vingadores: Ultimato e suas retumbantes 3 horas e 1 minuto. Ele fica na frente de Guerra Infinita (2 horas e 29 minutos) e Capitão América: Guerra Civil (2 horas e 27 minutos). Com todo esse tempo de tela, é possível que todos os Eternos tenham sua chance de brilhar.

Eternos tem quantas cenas pós-créditos?

Em uma entrevista recente, Chloé Zhao confirmou que o filme terá duas cenas pós-créditos. De acordo com ela, é muito importante que o público fique até o final da sessão para poder conhecer melhor os rumos futuros que o MCU vai tomar – e isso indica que essas duas cenas servirão como grandes teasers para o que ainda está por vir na Fase 4 e além dela.

Não sabemos ainda se essas duas cenas ditam alguma possibilidade para continuações de Eternos e, para evitar a divulgação de spoilers, não revelaremos seus conteúdos. Contudo, podemos dizer que elas apresentam novas figuras que serão reconhecidas pelos fãs de quadrinhos, além de possibilitarem novas franquias focadas em diferentes heróis – como já é costumeiro das cenas pós-créditos dos filmes da Marvel Studios.

Quando estreia Eternos e onde assistir?

Eternos vai estrear nos cinemas brasileiros no dia 4 de novembro, um dia antes de seu lançamento em circuito comercial nos Estados Unidos. Contudo, algumas sessões antecipadas já estão sendo vendidas para o dia 3, em vários lugares do Brasil. O longa será o penúltimo filme do Universo Cinematográfico da Marvel em 2021, já que Homem-Aranha: Sem Volta para Casa está previsto para chegar aos cinemas em dezembro.

No começo do ano, a Disney chegou a testar o modelo de lançamento híbrido, com filmes indo para os cinemas e para o Premiere Access do Disney+ simultaneamente. Porém, este não será o caso aqui – Eternos vai estrear exclusivamente nos cinemas. O longa, no entanto, deve chegar ao streaming 45 dias depois de sua estreia nos cinemas – chegando ao catálogo do Disney+ por volta do dia 20 de dezembro de 2021.

Eternos chega aos cinemas brasileiros no dia 4 de novembro!

Abaixo, veja também: