Eternos: As HQs essenciais para conhecer a equipe da Marvel

Capa da Publicação

Eternos: As HQs essenciais para conhecer a equipe da Marvel

Por Leo Gravena

Os Eternos entraram oficialmente no Universo Cinematográfico da Marvel como uma das equipes mais poderosas e diferentes desse mundo. Os personagens, que são bem antigos nos quadrinhos (eles foram criados inicialmente nos anos 1940), sofreram várias mudanças durante as décadas seguintes.

Foi somente em 1976 que conhecemos os Eternos da Terra, e desde então ele são uma parte muito importante, mesmo que muitas vezes esquecida, do universo 616 da Marvel. Aqui, confira 5 histórias essenciais para quem quer conhecer mais dos personagens.

Imagem de capa do item

Eternos: Por Jack Kirby

Os Eternos como os conhecemos apareceram pela primeira vez em Os Eternos #1, sendo uma raça completamente nova e diferente das apresentadas anteriormente; a equipe e o quadrinho não fez tanto sucesso na época e o título foi cancelado com 19 edições. Porém, atualmente, é considerado um dos melhores trabalhos do autor, que desenhou e escreveu a HQ.

A história é baseada na trama de Eram os Deuses Astronautas?, mostrando como o contato com seres alienígenas moldaram a humanidade, ao mesmo tempo que conhecemos alguns dos Eternos mais importantes como Ikaris, Sersi, Zuras, Thena e Makkari logo nas primeiras edições.

Com uma arte belíssima, a história se destaca, principalmente, por ser uma trama muito densa e cheia de diálogos e textos fenomenais, provando que Kirby não era apenas um excelente artista, mas também um grande escritor.

Infelizmente a história não foi finalizada, já que a HQ foi cancelada pela Marvel, e a trama dela foi concluída nas HQs do Thor.

Imagem de capa do item

Thor: A Saga dos Eternos

Como a trama dos Eternos não pode ser finalizada por Kirby no quadrinho da equipe, Thor: A Saga dos Eternos finaliza a história e traz uma ligação ainda maior dos personagens com o resto do universo cósmico da Marvel.

Escrita por Roy Thomas e Mark Gruenwald, a saga mostra Thor lutando contra os Eternos, os Celestiais e os Deviantes através de diversas edições da revista do Deus do Trovão, que vão de Thor #283 até a edição de número #301.

Preso no meio da luta entre os Eternos e os Deviantes, a HQ foca bastante na visão de Thor e ajudou os Eternos ficarem um pouco mais populares nos quadrinhos, já que aqui eles não eram o destaque, mas sim personagens coadjuvantes na história do Odinson.

Imagem de capa do item

Eternos: A Saga do Celestial Sonhador

Após Kirby criar os heróis, eles retornaram em uma minissérie limitada de 12 edições criada por Peter B. Gillis e Sal Buscema em 1985.

A história é bem semelhante ao que o filme da Marvel Studios pretende fazer, nela os Eternos estão escondidos na Terra, vivendo como humanos normais e esperando as ordens dos Celestiais. Porém quando a ameaça dos Deviantes retorna, eles precisam se unir novamente.

Na saga, a mitologia dos personagens é expandida e eles se unem ainda mais ao restante do universo Marvel, com personagens como Karnak, Hercules e Namor, aparecendo em edições diferentes. A principal ameaça é o deviante Ghaur, um líder religioso que pretende roubar os poderes de um Celestial antigo e esquecido pelos outros seres de sua raça.

Imagem de capa do item

Os Eternos de Neil Gaiman

Após essas histórias, os Eternos chegaram a aparecer em uma ou outra revista, porém sua maior importância na história da Marvel mais recente foi em 2006, quando Neil Gaiman escreveu uma minissérie com 7 edições sobre a equipe.

Com arte de John Romita Jr., o quadrinho faz o que todas as outras histórias dos Eternos haviam tentando até aquele momento, mas não conseguido fazer completamente: integrar a equipe de vez ao Universo Marvel.

É depois dos eventos dessa HQ que os personagens começam a aparecer em mais histórias da Marvel, já que aqui eles ressurgem sem memórias e ligados a outros heróis conhecidos da editora (como Thena, que é uma especialista em armas nas Industrias Stark).

A história continua em um segundo volume, de 2009, escrito pela dupla de pai e filho Charles e Daniel Knauf, mostrando a equipe se reunindo ao meio de várias intrigas, brigas e traições enquanto

Imagem de capa do item

Os Vingadores: A Expedição Final

Na trama, Celestiais mortos começam a cair na Terra e prenunciam a chegada de Celestiais Sombrios, que podem destruir tudo em seu caminho. Em busca de respostas, acompanhamos o Homem de Ferro e o Doutor Estranho indo em busca dos Eternos, porém descobrimos que todos eles foram mortos.

A história, de Jason Aaron, revela mais sobre a origem dos personagens e sua ligação com os Celestiais (e também traz uma reviravolta bastante surpreendente na origem da raça), além de dar um fim para os Eternos até seu retorno em 2021, na HQ de Kieron Gillen.

Imagem de capa do item

Os Eternos (2021)

"Apenas a morte é eterna" é um relançamento da equipe após a morte de todos os seus membros em 2018, na HQ dos Vingadores. A trama, feita para atrair novos leitores com o lançamento do filme é perfeita para quem quer começar a ler os quadrinhos dos Eternos mas não está tão afim de ver tudo o que veio antes.

A trama criada por Kieron Gillen mostra o ressurgimento dos Eternos no Universo Marvel enquanto eles precisam lidar com as descobertas terríveis sobre sua própria criação, sua ligação com os Celestiais e também enfrentar Thanos.

O mais interessante para os novos leitores é que a HQ também faz várias ligações com essa grande e rica história dos Eternos, se aprofundando bastante na mitologia dos seres ao mesmo tempo em que traz uma história nova e bastante interessante, cheia de questionamentos sobre livre-arbítrio e o papel dos Eternos na Terra e no Universo.