Eternos: Chloé Zhao espera que personagens gays não sejam censurados em outros países

Capa da Publicação

Eternos: Chloé Zhao espera que personagens gays não sejam censurados em outros países

Por Gus Fiaux

Eternos estreia no começo do próximo mês e promete ser um dos filmes mais importantes para o MCU, levando em conta seu papel na diversidade. A equipe de alienígenas enviados para a Terra para protegê-la dos Deviantes é, ao todo, composta por pessoas de diferentes etnias, gêneros e sexualidades — e é aí que entra Phastos, o primeiro herói gay assumido da franquia, que vive junto de seu marido e seu filho. E a diretora Chloé Zhao espera que não censurem isso do filme.

Arte de capa: Yadvender Singh Rana

Sempre que se fala na presença de personagens LGBTQIA+ em filmes, um medo frequente dos estúdios é que essas produções acabem sendo censuradas ou banidas de países onde a vivência da minoria é criminalizada. Em alguns lugares como a Rússia e a China, cenas envolvendo personagens gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros – ou qualquer outra minoria que não se encaixe na lógica heterossexual e cisgênero – são alvo de repúdio.

Por isso, é frequente que estúdios “cortem” essas cenas na finalização para lançar nesses mercados, para que o filme como um todo não seja banido e ainda possa render lucros para o estúdio e os realizadores. Um exemplo disso está em Star Wars: A Ascensão Skywalker, onde um beijo entre duas mulheres (que nem sequer são importantes na trama) foi cortado da edição final.

Em entrevista ao IndieWire, a diretora Chloé Zhao disse que não quis fazer o mesmo com seu filme:

“Eu não sei de todos os detalhes mas eu acredito que as discussões foram feitas e que há um grande desejo da Marvel e meu – nós falamos sobre isso – para não mudar o corte do filme. Estou torcendo por isso. A forma como a história de Phastos se desenvolve no filme revela como ele é alguém que só vê a humanidade como um todo e acredita que a tecnologia vai resolver os problemas. Obviamente, ele perdeu a fé em nós pelas coisas que já fizemos. E ele teve que parar de nos olhar para nós como um coletivo e olhar para a pessoa pela qual ele se apaixonou, e seu filho, para reconquistar a fé na humanidade. É como nós quando ligamos a televisão e pensamos que tudo está perdido, e então quando voltamos para casa, olhamos para nossos amados e nossos filhos e pensamos: ‘Bem, na verdade isso é algo pelo qual vale a pena lutar’.

A prática do corte de cenas do tipo por estúdios é alvo de muitas críticas na internet, já que mostra um desdém das grandes empresas com a causa LGBTQIA+ e escancara como, na grande maioria das vezes, esses personagens são inseridos sem nenhuma preocupação de representar de fato. Levando em conta que Eternos provavelmente já não será exibido na China, por conta dos posicionamentos políticos de Zhao, é provável que a Marvel e a Disney tenham optado por manter o corte do jeito que está.

Phastos e sua família terão grande presença em Eternos.

Além disso, a diretora explicou um pouco sobre a presença dos personagens em seu filme. Para ela, era crucial tornar a história de Phastos “real e autêntica”, para criar um senso de empatia com o público. Assim, ela justifica a decisão de manter as cenas envolvendo o casal no filme, já que são muito importantes para estabelecer essa ligação. Do que já sabemos, veremos Phastos (Brian Tyree Henry) e seu marido (Haaz Sleiman) abrindo as portas de sua casa para os demais Eternos.

“Ao posicionar essa família nessa situação específica e ter momentos onde tudo é real e autêntico… o público precisa sentir isso para se importar. Do contrário, não haveria um motivo para colocar isso na tela se você não fosse sentir.”

Em Eternos, acompanhamos um grupo de seres superpoderosos que precisa salvar a Terra de uma grande ameaça alienígena, especialmente após os eventos de Vingadores: Ultimato. O filme é dirigido por Chloé Zhao e traz, em seu elenco, nomes como Richard Madden, Gemma Chan, Angelina Jolie, Kumail Nanjiani, Brian Tyree Henry, Barry Keoghan, Don Lee, Lia McHugh, Lauren Ridloff Salma Hayek.

Eternos chega aos cinemas no dia 4 de novembro.

Abaixo, confira também as HQs essenciais para conhecer o grupo: