Eternos: Filme ganha classificação indicativa +18 na Rússia

Capa da Publicação

Eternos: Filme ganha classificação indicativa +18 na Rússia

Por Leo Gravena

Eternos, o próximo filme da Marvel nos cinemas já recebeu sua classificação indicativa nos EUA, o famigerado PG-13, o que indica que ele pode ser visto por praticamente todos os públicos, inclusive por crianças menores de 13 anos acompanhados pelos pais. No Brasil, é bem provável que o longa siga o mesmo caminho dos filmes anteriores da Marvel e adote a classificação de 12 anos. Na Rússia, contudo, o filme acaba de ser proibido para menores de 18 (via CBM).

Para título de comparação, no país, Vingadores: Ultimato Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis possuem classificação indicativa de 16 anos, enquanto Os VingadoresHomem-Aranha: Longe de Casa possuem classificação para 12. Mas por qual motivo Eternos recebeu uma classificação tão alta? O motivo mais provável é que diferente de todos os outros, o filme terá um personagem gay com papel de destaque.

Nos EUA, ao ser classificado, foi dito que o filme possuía “violência e ação de fantasia, palavrões e rápida sexualidade”. Na Rússia, a classificação +18, que é proibida para crianças, normalmente é reservada para filmes ocidentais com temas LGBTQ+. Como citado pelo Comic Book Movie, um desses filmes foi Power Rangers, que trazia Ranger Amarela, interpretada por Becky G, como uma jovem que tinha “problemas com a namorada”.

Mesmo sendo apenas uma citação, o filme ganhou a classificação +18 no pais, então Eternos, que segundo os atores do filme terá um beijo gay entre seus personagens, certamente não ficaria de fora da classificação indicativa restrita do pais.

Isso se dá uma lei que foi aprovada no pais em 2013, que pessoas que “promoverem relações sexuais não tradicionais” entre menores de 18 anos podem ser multadas e presas, dessa forma, nenhuma pessoa menor de idade pode assistir ao filme. Desde que aprovada, a lei foi criticada pelo Conselho da Europa, Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, Nações Unidas e vários outros grupos de direitos humanos, já que é uma lei discriminatória que incentiva a homofobia.

Phastos será o primeiro herói gay do Universo Cinematográfico da Marvel

Em Eternos, a Marvel irá apresentar seu primeiro herói abertamente gay – Brian Tyree Henry interpretará Phastos, o inventor de armas e tecnologia do grupo que é casado com um arquiteto humano interpretado por Haaz Sleiman.

Dirigido pela vencedora do Oscar Chlóe Zhao, Eternos traz no elenco Gemma Chan, Richard Madden, Kumail Nanjiani, Lia McHugh, Brian Tyree Henry, Lauren Ridloff, Barry Keoghan, Don Lee, Gil Birmingham, Harish Patel, Kit Harington, Salma Hayek e Angelina Jolie.

Eternos chega aos cinemas dia 5 de novembro.

Confira também: