Esquadrão Suicida: David Ayer responde à afirmação de que o Ayer Cut não será lançado

Capa da Publicação

Esquadrão Suicida: David Ayer responde à afirmação de que o Ayer Cut não será lançado

Por Melissa de Viveiros

A campanha pelo lançamento do Snyder Cut, que resultou no lançamento de Liga da Justiça de Zack Snyder, recentemente passou para uma nova fase. Além de pedir que o Snyderverso seja restaurado, os fãs afirmam que outros diretores que tiveram suas visões afetadas por cortes feitos pelo estúdio deveriam ter a chance de relançar seus filmes como desejado, com a campanha se voltando principalmente para o chamado Ayer Cut de Esquadrão Suicida. Agora, a CEO da WarnerMedia Studios, Ann Sarnoff, comentou que o estúdio não irá lançar outra versão do filme de David Ayer, e o diretor reagiu em sua conta no Twitter (via ComicBookMovie).

Em uma longa entrevista à Variety, Sarnoff comentou sobre as chances da Warner concordar em dar continuidade ao universo de Snyder, bem como se o estúdio lançaria outras versões de diretores, como o Ayer Cut de Esquadrão Suicida. Ao responder a esta última pergunta, a chefe da Warner foi direto ao ponto, não oferecendo explicações, e afirmando apenas “Nós não vamos desenvolver a versão de David Ayer.”

A falta de justificativa foi notada pelo próprio Ayer, que em sua conta no Twitter, comentou apenas com um “Por que? 🥺”, se mostrando desapontado diante da categórica afirmação de Sarnoff de que a Warner não dará a ele a oportunidade que deu a Snyder. É possível que, diante do sucesso do Snyder Cut, Ayer acreditasse que as chances de uma versão do diretor de Esquadrão Suicida acontecer eram maiores, mas este não parece ser o caso.

O comentário de Ayer no Twitter.

O Ayer Cut já existe?

De acordo com o próprio David Ayer, a resposta é sim. Desde o ano passado, o diretor vem comentando sobre sua versão, e já chegou a afirmar que ela não só existe, como está quase finalizada, necessitando apenas da adição de alguns efeitos especiais. Em outra fala, ele demonstrou grande empolgação em relação à sua versão, dizendo que a assistiu pela primeira vez em outubro do ano passado, e que “Ela é do caramba”, tendo o mesmo tom do trailer que foi exibido na Comic Con.

O filme que o diretor pretendia fazer supostamente contaria com um desenvolvimento muito maior do Coringa de Jared Leto, que seria mais ameaçador que no Esquadrão Suicida que chegou aos cinemas. Outro personagem que Ayer sugeriu ter sofrido com as edições foi Magia, que seria melhor trabalhada em sua visão original para a produção. O relacionamento entre a Arlequina e o Pistoleiro foi mais um elemento modificado, e o diretor pretendia construir um romance entre os dois.

Muitos fãs mudaram de opinião sobre o Coringa de Jared Leto após vê-lo em Liga da Justiça de Zack Snyder.

Muitos passaram a defender o lançamento do Ayer Cut após Liga da Justiça de Zack Snyder, inclusive por conta do Coringa. Em uma entrevista ao NME, o diretor já havia mostrado seu descontentamento em relação ao que o filme mostrou do trabalho de Leto, aparentemente não fazendo justiça à interpretação do ator do Palhaço do Crime:

“Jared foi bastante maltratado durante isso tudo. Ninguém viu sua performance. Ela foi arrancada do filme.”

Apesar de ter ido bem de bilheteria, Esquadrão Suicida foi fortemente criticado, e desagradou a muitos fãs da DC. No Twitter, Ayer comentou o assunto, e ao responder ao questionamento de por que sua versão não poderia ser lançado no HBO Max, ele afirmou que seria catártico poder lançá-la após sofrer com as críticas a um filme que não é o real fruto de sua visão:

“Essa é uma boa pergunta. Meu corte seria fácil de completar. Seria incrivelmente catártico para mim. É exaustivo ser atacado por um filme que recebeu o tratamento Edward Mãos-de-Tesoura. O filme que eu fiz nunca foi visto.”

Além do próprio Ayer, Jared Leto e Zack Snyder já demonstraram apoiar o lançamento do Ayer Cut. Apesar disso, o lançamento de outra versão do filme parece improvável, principalmente considerando-se que a Warner parece decidida a tomar outro caminho com o grupo, cujo próximo filme será dirigido por James Gunn. A fala de Ann Sarnoff parece reforçar ainda mais esta ideia, embora os fãs não tenham desistido da campanha.

Você gostaria de ver o Ayer Cut ser lançado?

Conheça os membros do Esquadrão que estarão no novo filme da equipe aqui: