Morbius: Tudo que você precisa saber sobre o filme

Capa da Publicação

Morbius: Tudo que você precisa saber sobre o filme

Por Raphael Martins

Ainda na tentativa de construir seu próprio universo compartilhado de heróis, a Sony prepara o lançamento de Morbius, filme estrelado por um antagonista do Homem-Aranha bem menos conhecido do grande público, mas nem por isso menos interessante. Estrelado por Jared Leto, o longa promete uma aventura com vários elementos de horror, tal qual o personagem é trabalhado nos quadrinhos de onde surgiu, ainda nos anos 70.

O filme vem embalado no sucesso comercial de Venom, que fez a Sony ir com tudo em sua aposta de que a galeria de vilões do herói aracnídeo seria um bom lugar para começar a construção de seu universo coeso de super-heróis e supervilões. Neste artigo, vou tentar deixar vocês por dentro da produção do filme e explicar por que ele tem grandes chances de ir bem nas bilheterias, embora não se possa prever as críticas que ele vai receber quando sair. Seu pescoço está protegido? Ótimo, então vamos!

O vampiro vivo nas HQs: a mais nova aposta da Sony nos cinemas

Parte do Sonyverso

Antes de começarmos a falar de Morbius, é preciso lembrar que a ideia de fazer filmes sobre os inimigos do Homem-Aranha não é nova. A ideia partiu ainda em 2012, quando O Espetacular Homem-Aranha estreou nos cinemas, com Andrew Garfield no papel do herói. Sabendo que possuía pleno controle dos personagens que cercavam o mundo do escalador de paredes, o estúdio resolveu que ia seguir os passos da Marvel e iria emplacar um universo compartilhado entre aqueles personagens, começando por um filme estrelado pelos membros do Sexteto Sinistro.

O tempo passou e o tal filme nunca saiu, especialmente depois do fracasso de O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro. Mas a Sony ainda não estava pronto para desistir. Anos depois, após uma parceria com a Disney/Marvel para ceder o aranha para o MCU, o foi lançado Venom, filme estrelado pelo protetor letal, que foi um fracasso de crítica, mas um enorme sucesso de bilheteria. Era a motivação que o estúdio precisava para continuar seus planos.

Contudo, a confusão continuava. Projetos iam e vinham, sendo confirmados e “desconfirmados” algum tempo depois, como foi o caso de o filme envolvendo as personagens Gata Negra e Silver Sable. E então, para a surpresa de todos aqueles que esperavam que a Sony investisse em um vilão mais famoso, veio a confirmação de que o próximo filme do estúdio seria Morbius, estrelado por um inimigo do segundo escalão de adversários do herói aracnídeo.

Tom Hardy como Venom: seu êxito comercial abriu caminho para o vampiro vivo

Origem nos quadrinhos

Para quem não conhece, Morbius é um personagem criado pelos quadrinistas Roy Thomas e Gil Kane em 1971, tendo aparecido pela primeira vez em The Amazing Spider-Man #101, a primeira HQ do herói a cujo roteiro não havia sido escrito por Stan Lee. A princípio, ele era só mais um vilão a ser derrotado, aparecendo diante do Homem-Aranha sedento por seu sangue radioativo, mas não demorou para que ele ganhasse camadas mais complexas.

Sua origem era trágica: o premiadíssimo cientista Michael Morbius tinha uma doença sanguínea rara que o estava matando, e para livrar a si mesmo e a outros de um fim prematuro, trabalhou duro em uma vacina para erradicar este mal, feita a partir de genes de morcegos vampiros. A doença foi curada, mas o preço foi alto: ele adquiriu uma forma monstruosa, poderes similares aos de um vampiro lendário, mas sem suas fraquezas, e um desejo incontrolável de beber sangue humano.

Com o tempo, os leitores dos quadrinhos do Aranha foram acompanhando a luta de Morbius contra si mesmo, um homem que no fundo era bom, mas não podia evitar de fazer coisas ruins. De vilão, passou a agir como um anti-herói, sugando o sangue de malfeitores e ajudando os heróis da Marvel de tempos em tempos, chegando até mesmo a fazer parte de esquadrões como os Filhos da Meia-Noite ao lado de Doutor Estranho, Blade, Motoqueiro Fantasma e outros.

Foi pensando exatamente nesta complexidade que a Sony viu a oportunidade de contar uma boa história com o personagem, um drama de ação e terror. Para isso, eles contrataram o diretor Daniel Espinosa, cujos trabalhos anteriores incluem filmes como Crimes Ocultos e Protegendo o Inimigo.

Jared Leto aprende a usar seus poderes no trailer de Morbius

Elenco de Morbius

No elenco, além de Jared Leto (Esquadrão Suicida) no papel principal, estão o ex-Doctor Who Matt Smith como Loxias Crown, um vilão frequente nas histórias do personagem nos quadrinhos, e Adria Arjona como Martine Bancroft, interesse amoroso de Morbius. Quem também está no filme é Michael Keaton, que muito provavelmente reprisará seu papel como o vilão Abutre. Ainda confirmado temos o ator Tyrese Gibson na pele de Somin Stroud, um agente do FBI encarregado de caçar Morbius.

Conexão ao Universo Cinematográfico Marvel?

A presença de Keaton no trailer, aliás, abre um precedente que animou muito os fãs da Marvel: a de que este filme esteja conectado com o MCU, dando a entender que a Sony possa estar mais disposta a trabalhar ao lado da Disney na construção de um universo coeso para ambas, sobretudo para si própria. O que reforça isso é um dos momentos que mais chamaram atenção no trailer, quando Morbius caminha ao lado de um cartaz do Homem-Aranha.

Mas mesmo que isso acabe não se concretizando, parece haver um esforço real por parte do estúdio para que o filme dê certo, ficando nítidas as inspirações no material original. Em uma outra cena do trailer, Morbius aparece atacando um navio cheio de marinheiros, tal qual fez durante sua primeira aparição nos quadrinhos. Lá, ele mata uns, enquanto outros são vampirizados, mas a ideia do filme não parece a de que o personagem se tornará um grande vilão, e sim o anti-herói que é atualmente.

O pôster do Homem-Aranha na parede pode ter um significado maior do que parece

Fica a torcida para que Morbius seja um filme realmente bacana de se assistir, principalmente se ele tiver ligações com o universo cinematográfico da Marvel que conhecemos e amamos. Carga dramática e potencial o personagem tem, e caso sejam bem trabalhados, podemos estar diante do próximo grande acerto da Sony nos cinemas. A sorte está lançada.

Leia mais sobre Morbius:

Morbius tem sinopse oficial divulgada, confira

10 coisas que você precisa notar no trailer de Morbius

Morbius – Tyerese Gibson diz qual é seu papel no filme

Fique com imagens filme:

Morbius estreia em 30 de julho de 2020.