Fazendeiros criticam discurso de Joaquin Phoenix no Oscar

Capa da Publicação

Fazendeiros criticam discurso de Joaquin Phoenix no Oscar

Por Gus Fiaux

Uma das vitórias mais aguardadas da nonagésima segunda edição do Oscar, que foi ao ar no último domingo (09) foi o prêmio de Melhor Ator para Joaquin Phoenix, por sua performance espetacular em Coringa. Em seu discurso após receber a estatueta, o ator tocou em diversos pontos importantes e polêmicos.

Em determinado momento, Phoenix falou sobre a indústria alimentícia, já que é um grande defensor do meio ambiente, e criticou alguns processos por trás, por exemplo, da fabricação de leite. E isso não agradou a Federação Nacional de Leiteiros. 

Veja mais notícias de Coringa:

Zazie Beetz, atriz de Coringa, diz que o filme não precisa de uma sequência

Diretor de fotografia de Coringa ficou preocupado com Joaquin Phoenix durante filmagens

Quatro filmes da DC Comics com o Coringa já ganharam Oscars

Durante seu discurso no Oscar, Joaquin Phoenix disse:

“Acho que estamos nos tornando muito desconectados do mundo natural, e muitos de nós somos culpados por essa visão de mundo egocêntrica – nós acreditamos que somos o centro do universo. Nós nos sentimos no direito de inseminar artificialmente uma vaca, e quando ela dá luz ao bezerro, nós roubamos seu bebê, mesmo que seus choros de angústia sejam nítidos. E então tomamos o leite que deveria ser de seu filho e colocamos em nosso café e nosso cereal.”

Como era de se esperar, muitos profissionais que trabalham na área não ficaram felizes com isso, e Alan Bjerga, o presidente da Federação Nacional de Leiteiros dos Estados Unidos fez uma declaração onde propôs um debate direto com o ator, em entrevista ao Milwaukee Journal Sentinel:

“Nós temos um país livre, com liberdade de expressão, mas gostaríamos que Joaquin Phoenix falasse conosco, em vez de nos criticar. Porque se ele falasse, saberia sobre nosso comprometimento com o bem-estar animal. Essa não é a primeira vez que ele faz comentários do tipo, mas agora está mais proeminente por ser um discurso do Oscar.”

Joaquin Phoenix é um grande defensor da causa ambiental e do veganismo, participando de vários protestos relacionados a isso. E mesmo com isso, seu discurso não foi apenas baseado nessa questão, já que o ator também falou de paz, tolerância e respeito ao próximo.

Na galeria abaixo, fique com imagens de Coringa:

Coringa está disponível em DVD Blu-Ray, além de mídias digitais.