Eddie Redmayne, de Animais Fantásticos, fala sobre nova polêmica envolvendo J.K. Rowling

Capa da Publicação

Eddie Redmayne, de Animais Fantásticos, fala sobre nova polêmica envolvendo J.K. Rowling

Por Raphael Martins

J.K. Rowling, autora da celebrada série de livros Harry Potter, se envolveu em mais uma polêmica nas últimas semanas, quando usou seu perfil no Twitter para fazer postagens de cunho transfóbico. A comunidade LGBTQ+ se sentiu bastante ofendida com as ideias propagadas pela autora, que tem um longo histórico de opiniões contrárias ao próprio conceito de transexualidade.

Veja também:

Daniel Radcliffe volta a responder sobre o futuro de Harry Potter

Cientistas homenageiam personagem de Harry Potter ao batizar nova espécie de cobra

Cinemas chineses irão exibir Harry Potter em 4K após surto de coronavírus

Tal polêmica escalou tanto que Daniel Radcliffe, que viveu o próprio Harry Potter nos oito filmes da franquia, prontamente se posicionou contra as ideias de Rowling, defendendo que “mulheres transgênero são mulheres”. Agora, mais um astro ligado à saga falou sobre o assunto.

Em uma declaração ao site Variety, o ator Eddie Redmayne, protagonista da cinessérie Animais Fantásticos, revelou que também discorda de J.K. Rowling sobre a questão das mulheres transgênero:

“Respeito pelas pessoas transgênero permanecem um imperativo cultural, e com o passar dos anos eu tenho tentado constantemente me educar. É um processo em andamento. Como alguém que trabalhou tanto com J.K. Rowling quanto com membros da comunidade trans, eu queria deixar absolutamente clara minha opinião. Eu discordo dos comentários de Jo. Mulheres trans são mulheres, homens trans são homens e identidades não-binárias são válidas. Eu nunca gostaria de falar em nome da comunidade, mas sei que meus queridos amigos e colegas transgênero estão cansados do questionamento constante de suas identidades, o que quase sempre resulta em violência e abuso. Eles simplesmente querem viver suas vidas em paz e é hora de deixá-los fazer isso.”

Curiosamente, Eddie Redmayne interpretou uma mulher trans no premiado filme A Garota Dinamarquesa, pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor ator em 2016.

Fique com nossa lista sobre Harry Potter e Animais Fantásticos aqui embaixo: