Will Smith: Os melhores filmes da carreira do ator

Capa da Publicação

Will Smith: Os melhores filmes da carreira do ator

Por Arthur Eloi

Por conta de um desentendimento com Chris Rock, o nome de Will Smith no Oscar 2022 sempre ficará atrelado com o polêmico tapa, mas a premiação foi muito importante para ele por outros motivos: foi nesta noite que ele levou sua primeira estatueta, mais de 20 anos após ser indicado pela primeira vez ao prêmio.

Seja pelo carisma ou pelo talento dramático, Will Smith é um dos melhores atores das últimas décadas, com versatilidade para ação, comédia romântica ou ficção científica. Em homenagem ao seu primeiro Oscar de Melhor Ator conquistado, separamos abaixo os melhores filmes da carreira do ator!

Imagem de capa do item

Bad Boys (1995)

Disponível na Netflix e no NOW

Nos anos 90, Will Smith já tinha mostrado sua força para a comédia com Um Maluco no Pedaço. O diretor Michael Bay soube utilizar todo o charme e bom humor do ator, só que em um filme de ação. Se Will Smith hoje é esse gigante da cultura pop, é tudo por causa do sucesso de Os Bad Boys.

Ao lado de Martin Lawrence, outro comediante de peso da televisão, Will Smith brilha como um policial de Miami galã e esquentado, que corre contra o tempo para solucionar um caso em menos de 72 horas.

Imagem de capa do item

MIB: Homens de Preto (1997)

Disponível na Netflix, Star+, NOW e Paramount+

Depois de Bad Boys, Will Smith ficou conhecido por manter a postura de herói de ação sem perder o humor. Dois anos depois, seu carisma foi levado para o território da ficção científica com MIB: Homens de Preto.

Aqui, o ator novamente assume o papel de um policial, só que ao invés de enfrentar os problemas do mundo real, ele é contratado para uma organização secreta que lida com a presença alienígena na Terra, cujo objetivo é manter a situação sob controle. Como o novato e maravilhado J, Smith representa o fascínio do público com o mundo dos ETs, e faz um excelente par inusitado com o amargurado veterano K, vivido por Tommy Lee Jones.

Imagem de capa do item

À Procura da Felicidade (2006)

Disponível na HBO Max

Já nos anos 2000, o ator quis demonstrar que não era talentoso só na comédia e na ação, mas também em obras dramáticas. Isso começou logo em 2001, quando viveu o boxeador Muhammad Ali em um filme dirigido por Michael Mann - que, por sinal, rendeu sua primeira indicação ao Oscar. Mas foi em À Procura da Felicidade que esse talento se confirmou.

No filme baseado em fatos, Will Smith interpreta Chris Gardner, um vendedor ambulante que passa por uma maré de má sorte. Empacado em suas vendas, ele se vê abandonado pela esposa e expulso da própria casa, sendo forçado a vagar pelas ruas com seu filho pequeno. Aqui Smith entrega uma performance sensível de um homem desesperado para sobreviver quando tudo dá errado, e essa atuação se torna ainda mais marcante pelo fato de o filho do personagem é interpretado por Jaden Smith, filho de Will Smith. Não só esse é o filme favorito do ator, como também é o que muita gente concorda que deveria ter rendido um Oscar de Melhor Ator para ele.

Imagem de capa do item

Eu Sou a Lenda (2007)

Disponível na HBO Max

Will Smith atingiu o ápice de sua popularidade na metade dos anos 2000, e apenas um ano após conquistar com À Procura da Felicidade, o ator voltou ao mundo das histórias fantásticas com o terror Eu Sou a Lenda.

Baseado no clássico de Richard Matheson que inspirou todo o gênero de zumbis, a trama acompanha um cientista chamado Robert Neville que é o último sobrevivente de uma pandemia que aniquila a cidade de Nova York. Com apenas a companhia de uma cachorra, ele tenta diariamente encontrar uma cura para o vírus, mas é perseguido por criaturas vampirescas que um dia foram humanas.

É uma obra intensa de sobrevivência, que alterna entre momentos reflexivos e muita ação. Não só é um dos filmes mais populares da carreira de Will Smith como também o colocou para atuar ao lado da brasileira Alice Braga. Inclusive, vale lembrar que o ator recentemente confirmou uma continuação, em que atuará ao lado de Michael B. Jordan, de Creed e Pantera Negra.

Imagem de capa do item

King Richard: Criando Campeãs (2021)

Disponível na HBO Max

Nos últimos anos, Will Smith retomou a franquia Bad Boys, emprestou sua voz para animações e estrelou obras questionáveis, como Bright. A maior parte de seu trabalho foi por trás das câmeras, ajudando a produzir um reboot de Karatê Kid estrelado por seu filho, e depois produzindo a série de TV Cobra Kai ao lado de sua esposa, Jada Pinkett Smith. Mas esse tempo como produtor não diminuiu seu talento como ator.

King Richard: Criando Campeãs é focado na figura de Richard Williams, pai das garotas Venus e Serena Williams que força as filhas ao limite para tentar garantir que elas conquistem um futuro promissor como tenistas. Ainda que a obra tenha sido criticada por focar na imagem do pai de mulheres de sucesso, ou então de glorificar as atitudes severas de Richard Williams, Will Smith entrega tudo de si em um papel que só poderia ser feito após envelhecer e ter experiências como pai. O ator abraçou a passagem do tempo, refinou suas técnicas e, com razão, recebeu seu primeiro Oscar por isso.

Claro que esses são só alguns dos maiores filmes estrelados por Will Smith. De toda a carreira do ator, qual é o seu favorito? Deixe nos comentários abaixo!