T’Challa: Tudo que você precisa saber sobre o Pantera Negra da Marvel

Capa da Publicação

T’Challa: Tudo que você precisa saber sobre o Pantera Negra da Marvel

Por Gus Fiaux

Um dos personagens mais importantes das histórias em quadrinhos, o Pantera Negra é conhecido por não ser apenas um super-herói como tantos outros, mas também por ter seu próprio reino – a nação superdesenvolvida de Wakanda. Através dos anos, T’Challa foi um dos maiores pilares da representação negra em histórias de super-heróis.

Nos cinemas, ele ganhou ainda mais importância através de Chadwick Boseman, que deu vida ao personagem no Universo Cinematográfico da Marvel. Com um novo filme a caminho – que infelizmente não deve trazer T’Challa, já que Boseman faleceu em 2020 – reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre o Pantera Negra!

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores do Pantera Negra

O Pantera Negra fez sua primeira aparição nos quadrinhos da Marvel no mês de abril de 1966, nas páginas de Fantastic Four #52. O herói foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, e originalmente foi apresentado para enfrentar o Quarteto Fantástico, que havia encontrado a lendária nação de Wakanda durante suas expedições.

Vale salientar uma curiosidade aqui: apesar das nítidas conexões que podem ser feitas, o personagem não tinha nada a ver com o Partido dos Panteras Negras, que foi fundado em outubro de 1966 por Bobby Seale e Huey P. Newton. Apesar de terem os mesmos nomes, o herói foi criado antes do partido - e o próprio partido nega ter se inspirado no personagem.

Imagem de capa do item

T'Challa: Origens do herói

T'Challa era o jovem príncipe da nação de Wakanda, um país tecnológico e bem desenvolvido escondido no coração da África. Filho de T'Chaka, ele sempre esteve na linha para assumir o trono. E diferente de sua contraparte do Universo Cinematográfico da Marvel, sua mãe se chamava N'Yami e morreu pouco tempo depois de dar luz a ele.

Quando era jovem, T'Challa testemunhou a morte de seu pai pelas mãos do mercenário Ulysses Klaw. Isso fez com que ele tomasse uma decisão bem arriscada, deixando Wakanda (e o trono) para trás, em busca de experiências e conhecimentos ao redor do mundo. Nesse período, ele viajou para os EUA, Europa e para várias nações africanas - onde conheceu a Tempestade.

Eventualmente, ele decidiu regressar ao lar e acabou desafiando seu próprio tio, S'Yan, que estava governando Wakanda na época. Ele venceu e foi coroado como o novo líder da nação, assumindo de vez o manto do Pantera Negra em honra ao seu pai e seu povo. A partir daí, o herói se uniu a vários heróis e equipes, mas sempre defendeu seu próprio reino.

Imagem de capa do item

De quais equipes o Pantera Negra já participou?

Apesar de ter uma nação inteira para governar, T'Challa sempre dividiu muito bem seu tempo entre os deveres em Wakanda e suas obrigações como super-herói - tanto que ele integrou alguns dos grupos mais importantes das HQs da Marvel, como os Vingadores, os Supremos e até mesmo o Quarteto Fantástico e os Defensores.

Ele é um dos membros mais importantes dos Illuminati - embora tivesse rejeitado várias propostas iniciais para participar da equipe - e também já fez parte de um grupo conhecido como "The Crew", que é composto apenas por heróis negros, como Tempestade, Luke Cage, Misty Knight e Dobra.

Além dos grupos heroicos, T'Challa também rege várias instituições, equipes e organizações que operam dentro de Wakanda, como é o caso dos Hatut Zeraze (a polícia secreta), as Dora Milaje (a guarda real) e o Taifa Ngao (o conselho real de Wakanda).

Imagem de capa do item

Os relacionamentos de T'Challa

Quando era jovem, pouco tempo após a morte de seu pai, T'Challa viajou a pé por vários países africanos, em busca de um sentido para sua vida. Foi numa dessas viagens que ele acabou conhecendo Ororo Munroe, nos pés do Kilimajaro no Quênia. Os dois se apaixonaram imediatamente, mas foram levados a seguir caminhos diferentes.

Eventualmente, eles se reencontraram. T'Challa já tinha se tornado o Rei de Wakanda, enquanto Ororo havia ganhado a alcunha de Tempestade, se tornando uma integrante dos X-Men. Reacendendo a chama do passado, eles começaram a namorar e se casaram - mas o relacionamento acabou em Vingadores vs. X-Men, quando Ororo traiu os Vingadores.

E apesar dos vários casinhos aqui e acolá - como já é frequente nas histórias em quadrinhos - T'Challa nunca superou Ororo e vice-versa. Nos últimos anos, os dois tem dado lentos passos em direção a uma reconciliação, mas isso parece ter ficado suspenso depois que a Tempestade se tornou a rainha de Arakko, o novo planeta mutante (também conhecido como Marte).

Imagem de capa do item

Quem são os principais inimigos e rivais do Pantera Negra?

As principais histórias do Pantera Negra lidam com invasores brancos em Wakanda, ou então com as tensões internas da própria nação. Por isso, boa parte dos inimigos do herói têm um forte cunho político, como é o caso de M'Baku, o Homem-Gorila, que está sempre tentando desafiar T'Challa e usurpar o trono.

Ele também já teve uma grande rivalidade com Ulysses Klaw, o Garra Sônica, por ele ter matado seu pai - e por sempre tentar invadir Wakanda em busca de vibranium. T'Challa também é um grande inimigo do Doutor Destino, e já entrou em guerra com a Latvéria por ações diabólicas do vilão, o que resultou em um evento chamado Doomwar.

Por fim, não podemos nos esquecer de Namor. Os dois nunca tiveram uma relação muito boa, devido às tensões entre Wakanda e o povo Atlante, mas isso tomou um rumo ainda pior durante Vingadores vs. X-Men, quando o Príncipe Submarino simplesmente inundou a nação do Pantera Negra, matando milhares e causando vários prejuízos.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades de T'Challa

Originalmente, os poderes do Pantera Negra vieram graças à Erva Coração, uma planta que cresce em Wakanda e que sofreu mutações graças à riqueza de vibranium no solo. Com o efeito da erva, ele tinha os mesmos dons físicos de um supersoldado, com força, resistência, agilidade e até regeneração sobre-humanas.

Posteriormente, T'Challa se tornou o Rei dos Mortos e recebeu uma benção divina de Bast, a deusa egípcia venerada em Wakanda. Hoje em dia, ele pode se conectar com seus antepassados e usar a força e inteligência deles quando necessário. Ele também se tornou capaz de controlar os mortos através de necromancia.

No entanto, é válido salientar que vários "poderes" do Pantera Negra vêm de seu traje tecnológico, que é feito com fibras de vibranium e pode suportar diversos golpes sem que ele seja ferido. Ele também possui garras afiadas e é um mestre em artes marciais, além de ter um vasto intelecto e uma fortuna mais vasta ainda.

Imagem de capa do item

Adaptações do Pantera Negra

Sendo um dos primeiros super-heróis negros dos quadrinhos, T'Challa se tornou um dos principais Vingadores a aparecer na cultura pop. No campo das animações, ele já participou de Os Vingadores da Costa Oeste, Esquadrão de Heróis, Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra, Os Vingadores Unidos e o anime Marvel Future Avengers.

Ele teve também seu próprio motion comic - série animada que usa a arte dos quadrinhos em movimento -, baseada na fase de Reginald Hudlin e John Romita Jr. das HQs do herói. O Pantera também é destaque nos filmes animados Os Supremos 2, de 2006, e LEGO Black Panther: Trouble in Wakanda, de 2018.

No campo dos jogos, o personagem é jogável em títulos como Marvel: Ultimate Alliance, Marvel: Ultimate Alliance 2, Marvel Future Fight, Marvel Strike Force, Marvel's Avengers e diversos jogos da franquia LEGO. Ele também foi disponibilizado como uma skin de Fortnite e em breve vai estrelar um jogo ao lado do Capitão América, desenvolvido por Amy Hennig (uma das criadores de Uncharted).

Imagem de capa do item

T'Challa no Universo Cinematográfico da Marvel

T'Challa foi apresentado no Universo Cinematográfico da Marvel em 2016, em Capitão América: Guerra Civil. Aqui, o conhecemos como o filho de T'Chaka, que acaba assumindo o manto de Pantera Negra após ver seu pai sendo morto em um atentado terrorista orquestrado por Zemo. Ele foi interpretado por Chadwick Boseman.

O personagem ganhou seu filme solo em 2018, que se tornou um sucesso de crítica e de público, chegando a concorrer o Oscar de Melhor Filme daquele ano. No longa, somos apresentados a Wakanda e todos os conflitos internos da nação, enquanto T'Challa tenta ser um bom regente e impedir uma guerra civil proposta por Killmonger.

O Pantera Negra então retornou para breves participações em Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato, onde ajudou na luta contra Thanos. Infelizmente, Chadwick Boseman faleceu em 2020, após uma longa luta contra o câncer de cólon. Em respeito ao ator, a Marvel Studios declarou que não vai escalar outra pessoa para o papel.

Por isso, neste ano teremos o lançamento de Pantera Negra: Wakanda para Sempre, que vai mostrar ainda mais da cultura de Wakanda e deve nos apresentar um novo titular do manto, com a história de T'Challa sendo encerrada. Ainda não sabemos quem será o novo Pantera Negra, mas o rei jamais será esquecido!