Sandman: As mudanças que a série da Netflix fez em relação aos quadrinhos

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Sandman: As mudanças que a série da Netflix fez em relação aos quadrinhos

Por Chris Rantin

A série Sandman chegou conquistando a crítica e dando vida ao mundo criado por Neil Gaiman. Adaptando os arcos de Prelúdios e Noturnos e A Casa das Bonecas, contamos com 10 episódios fascinantes sobre a história de Sonho e dos Perpétuos.

Apesar de ser bastante fiel em muitos aspectos, chegando a adaptar trechos inteiros e recriar cenas das HQs, a série da Netflix também modificar alguns detalhes. Bora acompanhar episódio a episódio para ver o que ficou diferente?

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O Sonho dos Justos

O primeiro episódio de Sandman chega trazendo a captura de Morpheus no feitiço de Roderick Burgess. As coisas são bem fiéis, até certo ponto, ao transportar os quadrinhos para as telas. Contudo, a Netflix tomou algumas liberdades para enriquecer a trama.

Para começar, não vemos Morpheus caçando Coríntio antes de ser invocado pelo feiticeiro. Ele só vai descobrir sobre a fuga do pesadelo no segundo volume de Sandman.

Outra mudança é que o corvo Jessamine não é transportado com ele para a mansão de Burgess. Assim, nunca vemos a criatura tentando salvar seu mestre ou sendo assassinada pelo jovem Alex.

Ainda sobre os detalhes da prisão, Coríntio não aparece para Roderick e, portanto, não é ele quem ensina os detalhes para manter Morpheus encarcerado. O feiticeiro sabia disso sozinho.

Outro ponto diferente da história é que Ethel Cripps não é a responsável por furtar os Tesouros do Sonho. Quem surrupia a areia, o elmo e o rubi é Rythven Skyes, segundo no comando da Ordem comandada por Burgess. Ethel o abandona posteriormente, roubando os artefatos e o amuleto protetor (dado por um demônio em troca do elmo).

Velho e debilitado, Roderick Burgess tenta confrontar Morpheus mais uma vez. Xingando e gritando a entidade, ele acaba tendo um infarto fulminante e morre diante da cela. Ou seja, não é Alex o responsável por sua morte abrupta.

É realmente a cadeira de rodas que rompe o círculo mágico da prisão, mas isso não é feito de propósito pelo parceiro de Alex.

A punição dada por Sonho também é bem mais terrível nos quadrinhos: Alex é condenado a ficar preso em pesadelos horríveis sem nunca conseguir despertar.

Por fim temos uma das diferenças que mais afeta -- e moderniza -- a história: Nos quadrinhos Sandman fica preso de 1916 até 1988, totalizando 72 anos. A série, porém, adiciona mais alguns anos nessa conta, fazendo com que o Sonho fique longe do Sonhar por 105 anos.

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Anfitriões Imperfeitos

O segundo episódio da série mostra o retorno do Sonho ao seu reino. Diferente da série, porém, ele não acaba em seu palácio logo de cara.

Enfraquecido e bastante debilitado, ele é encontrado por Gregory, a Gárgula, e levado para Caim e Abel. Os dois cuidam para que seu mestre descanse e se fortaleça e em nenhum momento é necessário sacrificar a criaturinha verde, uma vez que Morpheus absorve um fragmento do seu poder que havia adicionado nas cartas de comissão que enviou para a dupla.

Somente então o Sonho se sente fortalecido o bastante para seguir até o seu palácio, encontrando tudo em ruínas, em um estado muito mais precário do que vimos no seriado.

Enquanto Lucien atualiza seu mestre sobre o que aconteceu nos anos em que ele esteve fora, vemos a gárgula de Abel nascer -- uma vez que ela é um presente de Caim e não de Morpheus.

Coríntio também não aparece para visitar Ethel e tentar alertá-la sobre a possível vingança de Morpheus. Essa interação não existe nos quadrinhos.

A invocação de Hécate acontece quase da mesma forma, com a diferença que a série simplificou o processo. Além das encruzilhadas, da forca e da serpente, o Sonho também furta uma Lua crescente, mel e uma ovelha negra -- que ele sacrifica quando o relógio marca meia-noite.

As principais diferenças da interação com a divindade é que elas mostram John Dee, o vilão que encontrou o rubi, sendo capturado por Lanterna Verde e Batman. Afinal, antes de aparecer em Sandman, o personagem era o Doutor Destino, um inimigo bem peculiar da Liga da Justiça. É importante mencionar que, nas HQs, ele não é filho de Burgess.

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Sonhe Comigo

O terceiro episódio da série mostra o início da caçada de Morpheus por suas ferramentas. Em busca da sua algibeira, ele encontra John Constantine nos quadrinhos.

Diferente do que vimos na série, o sonho não vê o ocultista performando um exorcismo, uma vez que o encontra em seu próprio apartamento. Matthew também não aparece, sendo introduzido apenas no segundo volume da HQ.

A interação entre John e Rachel, sua ex-namorada e atual portadora da algibeira, também não ocorre da mesma maneira que vemos na série. Entendendo o que estava acontecendo, Morpheus tenta impedir Constantine de entrar no apartamento dela. O ocultista o contraria e acaba mergulhando fundo em um sonho bizarro. Isso ocorre porque todo o lugar foi afetado e distorcido pela areia do sonho.

Desperto pelo poder do Perpétuo, ele dá de cara com o apartamento de Rachel coberto por carne e entranhas, uma vez que o pai da garota acabou sendo retorcido ao ponto dele se tornar as próprias paredes do lugar.

Em seguida, a dupla precisa atravessar uma sala composta por pesadelos -- que brotam das paredes de forma grotesca -- até que finalmente chegam no quarto de Rachel.

Nos quadrinhos, ela está ainda mais debilitada, o quarto todo está fétido com detritos humanos e a pele dela está coberta por pústulas e feridas. No mais, as coisas acontecem como vimos na série.

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Uma Esperança no Inferno

Em seguida, vemos Morpheus indo sozinho até o Inferno. Diferente da série, o seu guia pelo reino de Lúcifer é Etrigan, o demônio amarelo já conhecido da Liga da Justiça.

A jornada pelas terras devastadas é bem mais rápida do que na série, mas temos um rápido vislumbre de Nada e a indicação de que há uma história bem mais antiga sobre os relacionamentos do Sonho -- algo que é revelado em sua totalidade no começo do Volume 2.

Chegando ao palácio, Sandman é recebido não apenas por Lúcifer, mas pelo Triunvirato, o trio que passou a comandar o Inferno. A organização é composta pelo próprio Lúcifer, junto de Belzebu e Azazel (a entidade que aparece no final da série). Mazikeen não aparece nesta história.

Após identificar qual demônio está com seu elmo, Morpheus batalha contra a criatura. O confronto é como vimos na série, mas acontece em uma espécie de bar e é o próprio diabrete quem combate o Sonho. Lúcifer, Belzebu e Azazel assistem tudo ao lado de uma legião de demônios.

Após derrotá-lo, Morpheus recebe seu elmo de volta, mas Lúcifer indica que talvez os demônios não deveriam deixá-lo retornar, em uma ameaça bem mais direta do que no seriado. É então que ouvimos a frase sobre sonhar com o paraíso.

Enquanto que na série as cenas do inferno são intercaladas com a fuga de John Dee, nos quadrinhos isso acontece apenas na edição seguinte. Diferente do que foi estabelecido no seriado, Dee não estava em uma instituição chique e bem cuidada, ele estava preso no Asilo Arkham. Lá, ele acaba sofrendo todo tipo de abuso e violência dos guardas e dos responsáveis pela instituição.

Após a morte de Ethel, ele recebe o amuleto protetor e finalmente consegue escapar, invadindo o carro de Rosemary e obrigando que ela dirija até seu Rubi.

Para conseguir rastrear John, Morpheus invade os sonhos do Senhor Milagre e se teletransporta até a Liga da Justiça Internacional. É então que ele encontra o Caçador de Marte -- que o vê como L’Zoril, uma divindade marciana -- e finalmente é apontado para a direção correta.

Ainda que durante a viagem de carro, John Dee e Rosemary tenham conversado bastante, com a mulher demonstrando muita empatia para com ele, o vilão não pensa duas vezes antes de assassiná-la quando eles chegam ao seu destino. Na série, porém, ele não apenas preserva sua vida, como também a presenteia com o amuleto do protetor.

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Sem Parar

O infame episódio Sem Parar foi um dos que mais mudou o seu material de origem, ainda que preserve os principais aspectos da trama. Isso se deve ao fato de que a HQ utiliza de um narrador para contar o que cada personagem está pensando, seus sonhos e ambições, algo que foi modificado para que tudo fosse mais orgânico e fluído.

Nos quadrinhos, John Dee não está tentando deixar o mundo mais honesto. Ele é, de fato, um psicopata e está querendo se divertir usando e machucando suas vitimas.

Assim, não vemos os personagens se relacionando entre si de forma afetiva ou íntima, nem falando abertamente sobre seus problemas e dramas pessoais.

Após sete horas mantendo todos presos dentro do restaurante, ele finalmente começa seu jogo e usa o rubi para explorar os sonhos mais terríveis deles, tudo para que eles se sintam bem antes do massacre.

Mark, o rapaz que estava ansioso para sua entrevista de emprego, sonha que é um diretor executivo extremamente rico; Garry, o marido de Kate, sonha que está com uma garota de programa -- que ele pretende espancar depois do ato sexual; Kate, por sua vez, sonha que decapitou Garry e nunca mais terá que se preocupar com a infidelidade do marido. Bette se torna uma escritora mais bem vendida que Stephen King. Marsh, que na série foi transformado no cozinheiro, mas que nos quadrinhos é um caminhoneiro, sonha que bebeu até morrer. O sonho de Judy não é mostrado.

Uma das coisas que foi mencionada na série, mas não recebeu tanto destaque, é que John também está afetando o mundo todo. A HQ explora isso com mais profundidade. Em diversos momentos vemos o noticiário contando que as pessoas estão enlouquecendo e que diversos acidentes estão ocorrendo porque dormiram enquanto pilotavam aviões ou dirigiam. Ele também influencia programas infantis a ensinarem as crianças a cometerem suicídio.

Conforme as horas avançam, John aumenta seu domínio sobre suas vítimas. Além de fazerem eles brigarem, ele também faz com que o cultuem como um Deus -- com Mark cortando o próprio dedo como oferenda.

Na hora seguinte, ele obriga todos a contarem seus segredos mais vergonhosos e terríveis, com Kate confessando ter cometido necrofilia quando era jovem e ainda sentir prazer quando pensa nisso. Então ele obriga todos a participarem de uma orgia.

A manipulação de John fica cada vez mais violenta conforme nos aproximamos da reta final. Pregando sua própria mão, Marsh confessa que sua falecida esposa sabia do seu caso com Bette, motivo pelo qual ela era alcoólatra. Ele conta que a odiava e, por isso, decidiu gastar todo seu salário em bebida e deixar tudo em sua casa, para que, assim, ela pudesse beber até morrer. Somente então ele confessa que também tem se relacionado com Bernie, o filho de Bette, que se tornou um garoto de programa barato em Gotham.

Em seguida vemos a briga de Mark e Garry, manipulados por Dee para agirem como animais e brigarem pelas “fêmeas”. O resultado do confronto também é diferente do que vimos na série: É Garry quem vence o jovem Mark. Outra mudança é que Judy, e não Bette, que fura seus próprios olhos para poder “ver a glória de Dee”.

Vinte e duas horas depois da sua chegada no restaurante, todos estão mortos. Somente então, quando dá vinte e quatro horas, é que Morpheus aparece. Enquanto que na série o confronto entre os dois é bastante breve, nos quadrinhos temos uma edição inteira dedicada ao embate dos dois.

Somos bombardeados por mais cenas terríveis de pessoas se mutilando e cometendo atos horríveis de insanidade, algo que foi excluído da série.

Em seguida, Morpheus foge para o Sonhar, obrigando John Dee a desafiá-lo em seu próprio reino. É então que vemos o vilão assumindo a forma do grande imperador César, apenas para que isso seja distorcido por Sandman, que transforma tudo em um pesadelo.

A resolução do confronto é bem parecida com o que vimos na série e Sonho retorna John Dee ao Arkham por compreender que o rubi foi o responsável pro corromper a sua mente e encaminhá-lo para o mal.

Não vemos Desejo surgindo ao final dessa edição nos quadrinhos. A entidade só é introduzida no volume seguinte.

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O Som das Asas Dela

O episódio que nos apresenta a Morte possuí pouquíssimas divergências entre os quadrinhos e as HQs, nada digno de nota, tamanha a fidelidade em adaptar a obra.

A principal mudança é que o episódio está conectado com a história Homens de Boa Fortuna, algo que só surge nos quadrinhos durante o segundo volume -- ocorrendo entre a história de Rose Walker e Coríntio.

Assim, a principal mudança feita no episódio é que Sonho não sai da sua interação com a Morte para ver Hob. Também não vemos Morpheus perdendo um encontro com seu amigo por estar aprisionado, visto que, nas HQs, ele não passou um século inteiro encarcerado.

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Casa de Bonecas

Nos quadrinhos, conhecemos Rose Walker quando ela já está em sua jornada até a Inglaterra e Unity Kincaid. Nas páginas, não é Lyta Hall quem a acompanha, mas sim sua mãe, Miranda.

Outra mudança é que, na contagem feita por Lucien, há quatro entidades do Sonhar que fugiram durante e não três. Além de Coríntio -- sendo esta a primeira vez que o pesadelo é mencionado nos quadrinhos -- e do Verde do Violinista, temos Bruto e Glob, como fugitivos.

Diferente de Gaul, a pesadelo da série, Bruto e Glob eram servos do palácio de Morpheus e não tinham boas intenções para com o pequeno Jed. Falaremos mais disso no próximo episódio.

A série também inclui três serial killers discutindo sobre sua “convenção de cereais” e como eles estão tentando chamar a atenção do Coríntio. Esta cena e todas as interações do trio com o pesadelo não existem nos quadrinhos.

Na HQ Rose retorna sozinha para os EUA para encontrar Jed, uma vez que sua mãe permaneceu na Inglaterra para se reconectar com Unity. Tirando isso, a casa de Hall, Barbie e os demais moradores está bem fiel ao que vemos na HQ -- incluindo o fato de que Hall faz shows de drag.

O seriado mostra outras coisas que não estão nos quadrinhos: Morpheus não pede ajuda para Rose na tentativa de recapturar os outros pesadelos e a busca por Jed é extremamente mais rápida na HQ, sem precisar passar pela assistente social ou dos panfletos pela cidade.

Falando sobre Jed, na série o vemos e dando de cara com sua tia, uma mulher que também sofre com o abuso mas não faz nada para proteger o garoto. Nos quadrinhos, ela é igualmente terrível, praticando ameaças e sendo conivente com a violência que ele sofria.

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Brincando de Casinha

Enquanto que na série vemos Gaul tentando ajudar Jed a fugir do abuso que ele sofria, nos quadrinhos Bruto e Glob não se importam com o garoto.

Tudo que eles queria era criar seu próprio Sandman, mas alguém burro o bastante que pudesse ser controlado, usando a mente de Jed como esconderijo enquanto realizavam seu plano.

Seu desdém pela vida humana era tamanho que o primeiro Sandman deles foi levado ao suicídio por “não aguentar o tranco”. Foi então que eles decidiram pegar um homem que já havia morrido, o Hector Hall, para que ele não pudesse escapar.

Hector embarcou na fantasia e levou sua esposa, Lyta, para este “Sonhar”. Os dois atuavam como super-heróis -- uma vez que ele é filho do Gavião Negro e da Mulher Gavião, enquanto ela é filha da Mulher-Maravilha --, com ele sendo o Sandman protetor das criancinhas.

A série, porém, deixou que os dois vivessem seus sonhos de casal, dando a entender que isso era uma consequência indireta dos poderes de Rose, enquanto era Jed o herói de faz de conta.

Diferente do que vemos na adaptação, Coríntio não aparece para salvar Jed e obrigar Rose a entrar no seu plano contra Morpheus. O pesadelo encontra o garoto quando ele foge após o confronto de Sandman com Bruto e Blob -- algo que acaba matando os tios dele e explodindo. Coríntio estava indo para a “convenção dos cereais” e decide dar uma carona pra ele.

Outra coisa que é diferente da série para a HQ é que Morpheus não ensinou Rose a canalizar seus poderes para que ela encontrasse Jed, visto que ele não precisou da ajuda dela para rastrear os pesadelos.

Assim, a garota descobre sozinha que seu irmão estava com os tios Barnaby e Clarissa. Porém, ao tentar ir até eles junto de Gilbert, seu carro quebra e eles acabam ficando no hotel em que a convenção dos serial killers está acontecendo.

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Colecionadores

Ao ser informada pela polícia de que Barnaby e Clarissa estão mortos e que Jed desapareceu, as autoridades ordenam que Rose e Gilbert permaneçam no hotel caso seja necessário entrar em contato com eles. É assim que eles acabam presos na “convenção de cereais”.

Com a ausência do Homem de Família, o assassino (e organizador do evento) Nimrod acaba pedindo que o Coríntio assuma o lugar de convidado de honra. Diferente da série, porém, o convite é feito quando o pesadelo chega na convenção, visto que ele participaria dela de qualquer forma.

Diferente da série, Lyta Hall tem pouquíssimo desenvolvimento nesta parte da história. Ela não conhece Rose, nem tem qualquer interação com os moradores da casa de Hall. Tudo que vemos da personagem é no Sonhar, onde ela está confusa, não se lembra muito bem de alguns detalhes e que passou a viver em prol do sonho de Hector.

Quando Morpheus invade o sonho e acaba com os planos de Bruto e Glob, ele deixa Lyta nas ruínas do porão em que Jed estava preso, prometendo que voltaria em algum momento para reclamar o bebê dela -- visto que, por ser concebido no sonhar, ele o pertencia.

Outras breves mudanças são feitas no episódio. Por não saberem que Jed está no hotel, Rose e Gilbert não vagam por lá em busca do garoto. Por isso, Gilbert não descobre que está cercado de serial killers, ele encontra o Coríntio no elevador.

Assustado, ele escreve o nome de Morpheus em um papel e pede para que Rose o diga em voz alta caso as coisas fiquem perigosas. Na manhã seguinte ele foge, temendo tanto o Sonho quanto o pesadelo.

Falando no pesadelo, ele não seduz o jornalista que está se passando pelo Bicho-Papão. Ele simplesmente arrasta o farsante para uma sala onde Nimrod e o Doutor o incapacitam. Em seguida, o trio segue até uma área afastada do hotel para matarem sua vítima.

Enquanto que na série vemos o Fun Land, o assassino de crianças, perseguindo Jed, nas HQs ele tenta matar Rose. Também não é Coríntio quem aparece para “salvar o dia”. Rose diz “Morpheus” em voz alta e o Senhor do Sonhar surge e a salva.

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Corações Perdidos

O confronto entre Sonho e Coríntio também é bem diferente nos quadrinhos. Depois de salvar Rose, Sandman segue até o salão de convenções para lidar com o vilão. Sem usar os poderes da vórtice, o pesadelo é incapaz de ferir Morpheus e rapidamente é desfeito.

Por fim, não vemos os serial killers se entregando ou cometendo suicídio após a punição dada por Morpheus. Tudo que é dito é que eles estão assombrados com o que viram dentro deles mesmos.

Nos quadrinhos também vemos Gilbert reaparecendo. O Verde do Violinista encontra Jed no porta-malas de Coríntio e o leva até Rose. O garoto é encaminhado para o hospital por conta da sua condição grave e aparenta estar em coma.

É somente quando Rose retorna do hospital que finalmente a vemos invadindo os sonhos alheios. A maior diferenças é o sonho de Ken, que é sobre dinheiro e sucesso e não sobre ser pego traindo Barbie.

Os outros sonhos, porém, também sofreram pequenos ajustes para as telinhas: Chantal começa a chorar por não conseguir ler seu livro na Biblioteca do Congresso; Zelda teme que Chantal seja sua mãe sob o véu, mas fica feliz ao ver que na verdade é uma aranha gigante; No sonho de Hal é Judy Garland que começa a arrancar seus rostos, não sua versão drag.

É então que, pela primeira vez, Rose começa a manipular os sonhos. A garota rompe as barreiras entre o sonhar e começa -- mesmo sem entender -- a criar um grande sonho único, algo que se espalha por toda a cidade.

Neste momento Morpheus aparece e a leva para o Sonhar, impedindo que ela acabe machucando ainda mais as pessoas.

Gilbert, que estava visitando Jed no hospital, é encaminhado para o Sonhar por Matthew e não vai até lá por livre e espontânea vontade, como acontece na série.

Vemos uma versão mais compassiva de Morpheus na HQ, visto que ele não usou ou enganou Rose para caçar os fugitivos do Sonhar. Ele explica a situação e diz que sente muito. A garota tenta achar uma saída, mas depois acaba aceitando seu destino.

É então que Unity aparece -- sem a presença de Lucien ou de qualquer livro sobre como deveria ter sido sua vida caso ela não tivesse dormido por causa da prisão do Sonho.

Com a certeza de que ela deveria ter sido o Vórtice, ela faz aquilo que vemos no seriado, e se sacrifica no lugar de Rose. A senhora, no entanto, não faz nenhum comentário sobre seu amado de olhos dourados.

Por este motivo, Sandman só descobre que era Desejo a entidade responsável por isso no final da HQ, depois de passar um bom tempo pensando sobre o assunto.

Entendendo todo o sofrimento que Rose passou, Morpheus concede o retorno seguro de Jed do mundo dos Sonhos, garantindo que ele desperte com sua mente curada na manhã seguinte.

Enquanto que na série temos Rose morando com Lyta, Jed, Hal e seu amigo, na HQ ela volta para casa com sua mãe e Jed. Depois de seis meses traumatizada com o sonho que teve, ela finalmente começa a voltar a interagir com as pessoas.


E é isso. Essas foram as principais diferenças da série para os quadrinhos de Sandman. O que você achou da adaptação?