Capa da Publicação

Matt Murdock: Tudo sobre o Demolidor da Marvel

Por Junno Sena

Matt Murdock está retornando para o Universo Cinematográfico da Marvel! Após sua aparição em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, os fãs do Demônio de Hell’s Kitchen poderão ver um pouco mais de Charlie Cox no papel do Demolidor. Mas, você sabe tudo sobre o personagem?

Prepare-se para a participação do personagem em Eco e a série que receberá na Disney+ descobrindo tudo sobre o herói. Confira a lista abaixo!

Imagem de capa do item

A Era de Ouro do Demolidor

Todos conhecem o Demônio de Hell’s Kitchen como o herói com suas vestes vermelhas e chifres de diabo, mas o personagem nem sempre foi assim. A estreia do personagem ocorreu em Daredevil #1, lançada em abril de 1964 e, a princípio, o tom de suas histórias era menos sombrio, similar aos quadrinhos do Homem-Aranha.

Criado por Stan Lee, Bill Everett e com colaboração de Jack Kirby, Demolidor chamava atenção por sua perda de capacidade visual, porém, Matt Murdock não tinha grande importância. Tentando torná-lo palatável ao público, chegaram a transformar Matt em Mike, um irmão gêmeo extrovertido e exibido.

A situação não ajudou, colocando o Demolidor ainda mais próximo de um cancelamento. Foi então que, no início dos anos 80, Frank Miller deu uma nova história ao herói. Com uma nova arte e roteiro sombrio e bem-amarrado, Murdock virou uma figura do submundo de Nova York. De um herói para todas as idades, Demolidor se tornou um personagem voltado ao público adulto.

Imagem de capa do item

Origem

Com uma das histórias de origem mais conhecidas da cultura pop, Matt Murdock cresce sob a tutela de seu pai, Jonathan Murdock após a morte de sua mãe. Mesmo com Jack ganhando a vida nos ringues de luta, ele sempre desejou que seu filho se tornasse um homem bem sucedido.

A vida de Matt tomou uma virada quando viu um homem cego perto de ser atropelado por um caminhão. O garoto foi capaz de salvar o homem, mas o evento causou um acidente que fez o veículo despejar líquido radioativo na rua e, consequentemente, em Matt.

O acidente o tornou cego, mas também lhe deu a habilidade de um “sentido radar”, capaz de formar uma imagem mental de seus arredores através do som. Mais tarde, ele seria treinado por Stick, um mestre ninja igualmente cego.

Arrasado com o acidente do filho, Jack Murdock continuou desesperado para se mostrar um grande lutador. Foi quando conheceu o Arranjador, que lhe ofereceu dinheiro para encenar uma derrota contra um competidor peso-pesado. Jack não apenas recusou a proposta, como venceu a luta.

Naquela noite, Jack foi executado a tiros. Como todo bom herói, Matt entrou em sua jornada de vingança. Entre ataques cardíacos, lutas e acidentes, Matt ficou horrorizado após quase matar uma mulher. Sem esperanças, o rapaz foi atrás de Stick, mas este já havia o abandonado.

Imagem de capa do item

Nelson e Murdock

Matt continuou perseguindo o sonho do pai em ver o filho se formar. Enquanto estudava na Columbia Law School, o homem teve uma breve relação com Elektra Natchios. Não muito tempo depois, trabalharia em uma firma de advocacia e, entre casos, conheceria Franklin “Foggy” Nelson.

A amizade com Foggy se tornou uma parceria e abriram a firma Nelson e Murdock. Karen Paige surge como um interesse romântico de Murdock, mas, principalmente, como secretária dos dois advogados.

Vale destacar que Murdock foi o advogado de diversos heróis. O Quarteto Fantástico, por exemplo, foi um de seus principais clientes, além de já ter trabalhado ao lado deles como o Demolidor.

Ainda sobre sua vida de advogado, Matt já enfrentou Jennifer Walters, a She-Hulk, nos tribunais. Na situação, Steve Rogers era acusado de assassinato. Enquanto Jennifer trabalhava a favor de Steve, o Capitão América pediu a Matt que tomasse o lado do réu e lhe desse um julgamento justo.

Imagem de capa do item

Demolidor

Sob a identidade secreta de Demolidor, Matt enfrentou diversos vilões, desde o Mercenário até Mystério e o Rei do Crime. Suas parcerias já incluíram Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Luke Cage, Justiceiro, entre outros.

Porém, o maior vilão do personagem tem sido suas constantes lutas contra ele mesmo. Demolidor viu sua identidade ser revelada diversas vezes, precisando desistir do manto. Além disso, Matt enfrentou a depressão em algumas ocasiões.

Imagem de capa do item

A Queda de Murdock

Um dos pontos altos para entender mais do herói é através de A Queda de Murdock. No quadrinho escrito por Frank Miller, Karen Paige vende a identidade do Demolidor a um traficante. Em seguida, o mesmo a revende ao Rei do Crime, destruindo a vida de Murdock.

O advogado mergulha no submundo de Hell’s Kitchen, precisando reencontrar suas forças para se reerguer. É nesse momento que uma das maiores reviravoltas da vida do Demolidor acontece: ele recebe ajuda de uma freira que, posteriormente, o leitor entende que se trata da mãe de Matt. Um dos maiores marcos dos quadrinhos da década de 1980, A Queda de Murdock adiciona diversas camadas ao herói.

Imagem de capa do item

Elektra Natchios

Entre diversos amores, um que se destacou entre os outros na vida de Murdock foi Elektra. Após a faculdade, a jovem grega se tornou uma assassina profissional. Complicada, a vida da mulher acabou pouco tempo depois pelas mãos do Mercenário, um dos principais vilões do Demolidor.

Elektra voltou à vida posteriormente e se uniu ao Demolidor, chegou a tomar o extermínio do Tentáculo como seu principal objetivo e criou alguns laços pelo caminho, como com o Justiceiro. Agora, a mulher age sob o título de Demolidora para proteger Hell’s Kitchen enquanto Matt Murdock está atrás das grades pelo assassinato de Leo, um ladrão de rua.

Imagem de capa do item

Principais histórias

Com tantos autores cruzando o seu caminho, é difícil demarcar um “início, meio e fim” concisos para o personagem. Além do já comentado trabalho de Frank Miller, Demolidor de Mark Waid e Chris Samnee é um bom começo para novos leitores, assim como o “run” de Chip Zdarsky e Marco Checchetto.

Enquanto na primeira seguimos um Matt na cidade de São Francisco, na outra, temos o clássico arco da perda de identidade. Neste último, a morte de Leo e a prisão de Matt são fatores importantes para se compreender o personagem.

Outros autores que marcaram o personagem foram Brian Bendis, que criou um universo noir ao lado de Alex Maleev. Demolidor: Partes de um Todo é essencial para os fãs da dupla Demolidor e Echo, enquanto o Volume 3 de A Saga do Demolidor traz um herói galanteador e o toque mortal de Mary Tifóide.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

A principal habilidade de Murdock é a capacidade de formar uma imagem mental de seus arredores através do som, porém, o “suco radioativo” lhe deu outras vantagens. Murdock teve sua fisiologia aprimorada, tendo reflexos, equilíbrio e agilidade superiores a de um humano comum.

Já seus sentidos aprimorados são capazes de saber quando estão mentindo para ele, além de sentir cheiros distintos e ser imune a maioria das ilusões. Também possui uma memória aprimorada, conseguindo identificar cheiros, gostos e até, toques.

O herói também é imune a telepatia e durante o treinamento com Stick, Murdock desenvolveu algumas pequenas habilidades telepáticas.

Adaptações

A principal adaptação conhecida do Demolidor ainda é a série da Netflix protagonizada por Charlie Cox. Mas, o personagem foi adaptado pela primeira vez em Demolidor - O Homem Sem Medo, que teve Ben Affleck no papel principal.

Uma aparição recorrente do personagem foi na série animada dos anos 90 do Homem-Aranha. Nela, Peter Parker e Demolidor trabalharam lado a lado, porém, no Brasil, o herói ganhou outro nome: Atrevido.

No mundo dos jogos, Demolidor apareceu em Marvel Ultimate Alliance, assim como Ultimate Spider-Man e Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds. Vale comentar que no final do jogo de Chris Redfield, Matt é o advogado de acusação contra Albert Wesker.

Entre outras participações, alguns destaques ficam para Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e sua futura aparição na série da personagem Echo.

Imagem de capa do item

O futuro de Murdock no MCU

O futuro de Matt Murdock no Universo Cinematográfico da Marvel está mais do que confirmado! Além do retorno de Charlie Cox como o herói, o que sabemos é que o projeto protagonizado pelo Demônio de Hell’s Kitchen trará Matt Corman e Chris Ord, como roteiristas e produtores executivos, tendo 18 episódios em sua primeira temporada.

Sua próxima aparição no MCU, porém, será em Mulher-Hulk. O que faz muito sentido, já que os dois não apenas são heróis importantes da Marvel, como também os maiores advogados da editora.

Assim, é possível que a Marvel Studios utilize o personagem para tratar tramas legais de modo mais sério. Enquanto isso, Jennifer Walters continuaria com sua abordagem divertida dos quadrinhos.

Imagem de perfil
Junno Sena

Pós graduando em Antropologia com o raio problematizador ligado no 120. Assiste filme trash para relaxar e dorme cantarolando a trilha sonora de A Hora do Pesadelo. Blaxploitation na veia e cinema coreano no coração. Atualmente mora em Petrópolis, RJ. Ele | Elu