Capa da Publicação

Magnum: Quem é o herói da Marvel que vai ganhar série no Disney+

Por Gus Fiaux

Na semana passada, os fãs tiveram um surto de empolgação ao descobrir que há um novo super-herói chegando ao Universo Cinematográfico da Marvel. De acordo com o que foi revelado, Magnum ganhará sua própria série do Disney+, descrita como uma “paródia de Hollywood”. Porém, muitos ainda não sabem quem é esse personagem e qual é o seu papel nos quadrinhos.

Conhecido por seu alter ego civil, Simon Williams, Magnum é uma figura excêntrica, já que foi vilão e teve sua redenção ao lado dos Vingadores. Ele também é um famoso ator de cinema – que inclusive deu vida a outros heróis em suas cinebiografias. Porém, se você quer se aprofundar ainda mais na história desse personagem, aqui contamos tudo o que você precisa saber sobre o Magnum!

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores de Magnum

A primeira aparição de Magnum nos quadrinhos da Marvel se deu bem no começo das histórias da maior equipe da editora. Ele surgiu nas páginas de The Avengers #9, publicada originalmente em outubro de 1964. O personagem foi uma criação conjunta de Stan Lee, Jack Kirby e Don Heck, que eram a equipe criativa da revista na época.

Contudo, ele aparece originalmente como um vilão e teria morrido já em sua primeira aparição, após se redimir e ajudar os Vingadores a derrotarem os Mestres do Terror. Quatro anos depois, em The Avengers #58, nós descobrimos que os Vingadores conseguiram fazer backups de sua mente, e isso possibilitou seu retorno como um grande super-herói.

Imagem de capa do item

Origens de Simon Williams

Simon Williams herdou uma grande empresa de munição de seu pai, mas logo viu todo o império desmoronando quando a Stark Industries tomou conta do mercado bélico. Ao desviar fundos da empresa, ele foi pego e preso - mas logo saiu com a ajuda do Barão Zemo e Encantor, que queriam chamá-lo para fazer parte dos Mestres do Terror.

Após receber superpoderes dos vilões, ele tenta infiltrar os Vingadores e é bem-sucedido, mas se arrepende e tenta voltar atrás. Mesmo após a morte, o personagem é salvo pela equipe de super-heróis, que restaura sua mente em uma série de backups. Eventualmente, ele retorna e vira um grande herói na equipe, além de começar uma grande carreira nos cinemas.

Imagem de capa do item

Equipes do Magnum

A primeira equipe da qual Magnum participa nos quadrinhos é um time de supervilões liderados pelo Barão Zemo: os Mestres do Terror. No entanto, seu tempo no grupo foi bem curto, e logo ele se tornou um membro dos Vingadores após sua ressurreição, onde passou a nutrir uma relação afetuosa com a Feiticeira Escarlate e uma grande amizade com o Fera.

Ao longo dos anos, Simon também participou de outros grupos heroicos - é o caso da Unidade de Divisão dos Vingadores (os Fabulosos Vingadores, como são mais conhecidos), que conta com membros humanos, mutantes e inumanos. Durante a Guerra Civil dos super-humanos, ele ficou do lado da Lei do Registro e participou dos Poderosos Vingadores de Stark.

Imagem de capa do item

Magnum e Visão: Uma relação complexa

O que muitos não sabem é que, nos quadrinhos, Simon Williams tem uma relação bem curiosa com o Visão. Quando morreu, após lutar contra os Mestres do Terror, Simon teve seus padrões mentais armazenados em bancos de dados digitais. E posteriormente, foram esses padrões que Ultron usou ao criar sua maior arma, o sintozoide conhecido como Visão.

Isso faz com que, a priori, a mente do Visão seja "alicerçada" nos padrões de ondas cerebrais de Simon - uma "versão artificial" da mente de Magnum. Os dois já bateram de frente algumas vezes, já que após a ressurreição, Simon acreditava que Visão era um "impostor se passando por ele". E tudo isso piora se levarmos em conta que Magnum já namorou Wanda Maximoff...

Imagem de capa do item

Simon Williams, astro de Hollywood

Muito tempo após ser trazido de volta à vida, Simon Williams decidiu que iria deixar os Vingadores e encontrar paixão em uma nova profissão. Foi assim que ele começou a se aventurar por Hollywood, primeiro como dublê em cenas de ação e depois se tornando ator. Nesse período, ele encontrou o que mais buscava: fama, sucesso e o amor das multidões.

Como astro de cinema, ele chegou a estrelar uma biografia de Tony Stark, o que lhe rendeu vários prêmios - e inclusive uma estrela na Calçada da Fama. O mais curioso de tudo é que Simon se inspirou em seu próprio período nos Vingadores para se tornar um ator, já que ele sentia que nunca era um herói de verdade, apenas "fazia o papel" de um.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades de Magnum

Ao se juntar aos Mestres do Terror, Simon decidiu participar de um teste criado pelo Barão Zemo com energia iônica. Seu corpo foi inteiramente transformado pela experiência, e ele passou a ter uma Forma Iônica, que "substituiu" todos os seus tecidos orgânicos e ossos, embora ainda pudesse manter uma aparência humana.

Com isso, ele ganhou superforça, rapidez sobre-humana, invulnerabilidade, reflexos aguçados, voo e até mesmo manipulação de energia. Após sua estreia, morte e retorno, ele ainda descobriu novas habilidades associadas a essa "Forma Iônica", como regeneração e uma semi-imortalidade, já que seu corpo é feito inteiramente de energia e não pode ser destruído.

Imagem de capa do item

Adaptações de Magnum

Ao longo dos anos, Magnum até participou de algumas produções da Marvel fora dos quadrinhos. Nos games, ele já apareceu como um herói jogável nos títulos Marvel Super Hero Squad Online, Avengers Alliance, Avengers Academy e LEGO Marvel's Avengers, entre outros. Simon também é um NPC em Marvel Ultimate Alliance 2 e outros títulos.

Nas animações, Simon Williams já teve três aparições interessantes. Ele é um personagem recorrente em Os Vingadores da Costa Oeste, que foi exibida de 1999 a 2000. Depois, ele teve um arco de vilão em Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra. Mais recentemente, ele apareceu na série do M.O.D.O.K., como um ator que namora a ex-esposa do vilão.

Imagem de capa do item

Simon Williams no Universo Cinematográfico da Marvel

Recentemente, tivemos a notícia de que a série solo do Magnum está em desenvolvimento para o Disney+, e contará com a produção de Daniel Destin Cretton (o diretor de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis), além de contar com roteiros de Andrew Guest (Brooklyn 99). A série é descrita como uma "paródia de Hollywood" e não teve muitos detalhes divulgados.

Porém, vale notar que, há alguns anos, Simon Williams faria sua "estreia" no Universo Cinematográfico da Marvel em Guardiões da Galáxia Vol. 2. O personagem seria interpretado por Nathan Fillion e apareceria em pôsteres de seus próprios filmes, em cenas rápidas na Terra. Essas sequências foram cortadas, e ainda não sabemos se Fillion reprisará o papel na série solo do herói.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux