Os jogos mais decepcionantes de 2020

Capa da Publicação

Os jogos mais decepcionantes de 2020

Por Gabriel Mattos

A indústria dos jogos opera na base de altas expectativas. Todo ano são anunciados centenas de games divulgados como a coisa mais incrível na face da Terra, numa tentativa de atrair os maior número de olhares dos jogadores. Mas quando finalmente chega o dia do lançamento, descobrimos que na verdade não era bem isso.

Muito se fala dos jogos mais marcantes do ano, mas não podemos esquecer das maiores decepções de 2020. Até mesmo para não cairmos nessa armadilha duas vezes. Pensando nisso, preparei essa lista com os games que não entregaram tudo que prometeram. Conheça os jogos mais decepcionantes de 2020!

Imagem de capa do item

Resident Evil 3

O remake de Resident Evil 3 está longe de ser um jogo ruim. Mas depois do trabalho primoroso feito para o remake de Resident Evil 2, os fãs estavam esperando mais uma verdadeira obra-prima e não foi o que aconteceu.

Este é mais um projeto que sofreu ao ter a maior parte do seu orçamento alocado para o desenvolvimento do modo multiplayer online, Resistance. O resultado é uma campanha curta que perdeu diversas oportunidades de melhorar o original. Pelo contrário, acabou reduzindo o conteúdo entregue e diminuindo o impacto de um dos mais temidos inimigos da franquia — o Nemesis.

Imagem de capa do item

Cooking Mama: Cookstar

Esse é um caso bem particular que deu muito problema para todos envolvidos. Você pode até não ser muito fã de jogos mais casuais, mas existe um público imenso viciado em jogos como Cooking Mama. A franquia que surgiu no Nintendo DS é bastante conhecida e adorada por jogadores de todas as idades, mas o novo título para Nintendo Switch

Esse é um de apenas dois títulos dessa lista que foram tão decepcionantes que acabaram sendo retirados das lojas virtuais. Isso mesmo!

No caso de Cooking Mama: Cookstar, o jogo pretendia ser uma divertida e desafiante experiência culinária aproveitando os recursos de movimento do Nintendo Switch, mas acabou sendo uma tragédia que mal funcionava direito. No final, a empresa dona da marca declarou que nunca permitiu a criação do título e o estúdio responsável só retirou o jogo da loja bem de mansinho… Que papelão!

Imagem de capa do item

Godfall

Esse foi o primeiro jogo anunciado para o PlayStation 5, antes mesmo do anúncio oficial do console. Godfall era para ser o primeiro grande projeto pensado diretamente para tirar o maior proveito da nova geração, mas acabou sendo mais um soulslike genérico.

A proposta era um jogo dinâmico onde as velhas classes de RPG eram substituídas por armaduras imponentes que poderiam ser trocadas a qualquer momento. Imagina você começar uma luta como um mago e terminar como um bárbaro. Seria incrível se realmente funcionasse. No final, a maior diferença entre as armaduras acabou sendo estética. Já a maior diferença entre Godfall e diversos outros clones de Dark Souls acabou sendo nenhuma mesmo.

Imagem de capa do item

XIII

O catálogo da Ubisoft é um dos mais impressionantes entre as grandes empresas de games. São tantos títulos de sucesso que alguns relativamente recentes já recebem o status de clássico cult, como XIII. Ninguém poderia imaginar que seu remake seria um dos piores jogos de 2020.

O game tem até uma estética bonitinha, mas essa é a única coisa que a crítica conseguiu elogiar. Ele difere tanto do original e faz tantas escolhas duvidosas que teve críticos duvidando se esse título poderia mesmo ser chamado de um jogo. XIII é o segundo pior jogo lançado em 2020 de acordo com o Metacritic — um desrespeito ao original.

Imagem de capa do item

Marvel’s Avengers

Vingadores Ultimato fechou com chave de ouro uma era brilhante da Marvel nos cinemas. Marvel’s Avengers deveria apontar o caminho para o futuro da empresa nos jogos, mas se esse é o futuro que nos aguarda… Bem, parece que os jogadores não querem viver nele.

O jogo vem sendo criticado desde seu período de testes por sua jogabilidade repetitiva e sem muita evolução. A versão final não mudou muita coisa, trazendo uma seleção reduzidíssima de inimigos e poderes bem limitados aos maiores heróis da Terra. Pelo menos tivemos a estreia da Kamala Khan em um projeto bem realista. Isso deve segurar nossa ansiedade até o lançamento de Ms. Marvel na Disney+.

Imagem de capa do item

Warcraft 3: Reforged

Quem joga World of Warcraft sabe o quão importante é Warcraft 3 para a história do jogo. O antigo jogo de estratégia introduz com maestria os personagens mais memoráveis da franquia. Lendas como Sylvana Correventos e Arthas Menethil tem a sua virada de heróis para vilões nesse game. Por essa razão a Blizzard decidiu atualizá-lo, mas o resultado não agradou os fãs.

O remaster estreou cheio de bugs, com mudanças de design na jogabilidade que não agradou os fãs e ainda novas regras de criação de conteúdo um tanto inadequadas. Para piorar, a nova versão substitui o servidor clássico. Quem não gostou das mudanças nem tem para onde correr.

Imagem de capa do item

Hyper Scape

Lembra de Hyper Scape? Não? Nem eu. A onda dos battle royales está aos poucos passando, mas isso não quer dizer que não tenham empresas tentando conseguir o seu pedacinho de sucesso nesse gênero tão lucrativo. Infelizmente, a Ubisoft levou um belo caixote com esse jogo.

O jogo teve até um lançamento impressionante, mas em poucos dias o interesse da galera sumiu. Mesmo com um alto investimento, não tinha novidades o suficiente para empolgar. Mais um battle royale que nadou, nadou e morreu na praia. Vamos ver se em 2021 os estúdios de jogos desapegam e já criam um gênero novo como sucessor para esse fenômeno global.

Imagem de capa do item

Watch Dogs: Legion

Watch Dogs: Legion prometeu chegar quebrando tudo! Nos trailers víamos uma mensagem política fortíssima que comentava decisões recentes do Parlamento Britânico, um mundo aberto belíssimo inspirado em Londres e um sistema revolucionário que te permite jogar com qualquer personagem do jogo.

Eles entregaram tudo isso? De certo modo, mas de um jeito que expõe o quão saturada está a fórmula Ubisoft de fazer mundo aberto. Ele não é exatamente ruim, mas lançou com muitos bugs e poucos incentivos para continuar jogando. É um jogo que foi anunciado com um estrondo, mas se perdeu no caminho. Nem o retorno de Aiden Pierce ou a colaboração com Assassin’s Creed foram o suficiente para reconquistar o público… Uma pena.

Imagem de capa do item

Cyberpunk 2077

É claro que essa lista não estaria completa sem a maior decepção do mundo dos games de toda uma década! Produzido pelo mesmo estúdio responsável pelo glorioso The Witcher 3 - Wild Hunt, todo mundo aguardava grandes coisas de Cyberpunk 2077. Sabemos da produção desse jogo desde meados de 2012. Com quase 10 anos de produção, não tinha como as coisas darem errado né?...

Bem, aparentemente tinha. Cheio de problemas na maioria das plataformas em que lançou, esse jogo está em um estado tão crítico que a PlayStation decidiu retirá-lo de sua loja virtual. Algo praticamente inédito em toda sua história. Diversos jogadores cancelaram suas reservas, pediram reembolso e não querem mais saber de nada desse estúdio. Que grande balde de água fria, né?

Imagem de capa do item

Nintendo Switch

Você lembra quais jogos completamente novos a Nintendo lançou em 2020? Animal Crossing: New Horizons, Paper Mario: The Origami King, Hyrule Warriors: Age of Calamity… O que? Acabou? É só isso?

A pandemia de covid-19 atingiu bastante a indústria dos jogos, mas poucos estúdios foram tão afetados quanto os da Nintendo. Nada de Metroid Prime 4 ou Bayonetta 3… Diversos títulos anunciados a muito tempo para o Nintendo Switch não deram as caras em 2020 e continuam sem previsão de lançamento. O console segue sendo uma experiência incrível, mas é melhor a Nintendo começar a se mexer se quiser continuar no topo...