Homem-Aranha: Através do Aranhaverso – Tudo que você precisa notar no primeiro trailer do filme

Capa da Publicação

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso – Tudo que você precisa notar no primeiro trailer do filme

Por Gus Fiaux

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso chega aos cinemas no ano que vem e a Sony acaba de soltar o primeiro trailer completo do filme, que nos mostra a nova jornada de Miles Morales pelo Multiverso. Dessa vez, ele vai encontrar centenas de novos heróis aracnídeos, mas vai ter que enfrentar alguns deles para poder salvar toda a existência, ao mesmo tempo em que se reúne com Gwen Stacy e outros conhecidos do passado.

Com novos Aranhas em jogo e um estilo de animação belíssimo, o longa tem tudo para se tornar um dos melhores filmes de super-heróis de 2023, dando continuidade à excelência de Homem-Aranha no Aranhaverso. Aqui, separamos tudo o que você precisa notar no primeiro trailer de Através do Aranhaverso!

Antes de qualquer coisa, o trailer!

Caso ainda não tenha visto, aqui você pode conferir o primeiro trailer oficial de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso!

Imagem de capa do item

O pai de Miles morreu?

O trailer abre com uma conversa muito emocionante entre Miles Morales e sua mãe, Rio Morales. Esse diálogo acaba se estendendo durante todo o vídeo, e mostra as preocupações de Rio em relação ao seu filho. No entanto, há uma figura ausente aí que chama bastante atenção: Jefferson Davis, o pai do herói, que era bem importante no primeiro filme.

Quem acompanha os quadrinhos de Miles sabe que a morte de Jefferson foi um catalizador para sua jornada enquanto super-herói, da mesma forma que o Tio Ben foi para Peter Parker. Isso faz com que nos questionemos se Jefferson terá um destino cruel no segundo filme, ou se a cena usada apenas serve para dar mais destaque para a mãe de Miles.

Imagem de capa do item

Recapitulando...

Enquanto Rio Morales conversa com seu filho, podemos ver várias cenas breves do primeiro filme do herói, Homem-Aranha no Aranhaverso. Ali, temos a sequência na qual Miles Morales comprou seu primeiro traje do Homem-Aranha (que conta inclusive com uma homenagem para Stan Lee) e seus primeiros saltos sobre a cidade de Nova York.

Lançado em 2018, Homem-Aranha no Aranhaverso se tornou o queridinho dos fãs do Amigão da Vizinhança, e até hoje há quem o considere o melhor filme do Homem-Aranha já lançado, incluindo os live-actions do herói. Ainda não sabemos ao certo quanto tempo se passou entre o primeiro filme e a nova aventura, mas podemos ver que Miles cresceu bastante!

Imagem de capa do item

Amigão da Vizinhança

Intercalado com as cenas do primeiro filme, vemos alguns momentos em que Miles Morales se balança pela cidade e interage com os moradores locais, algo que nos remete diretamente às histórias do Homem-Aranha nas HQs e como ele é chamado de "Amigão da Vizinhança". Adorado pela população, ele se torna um símbolo para Nova York.

Infelizmente, muitos dos filmes live-action do personagem nunca captaram bem essa essência e preferem colocá-lo como um herói acima dos mortais. Porém, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso parece disposto a nos mostrar o impacto cultural do herói no mundo, e não apenas colocá-lo para enfrentar figuras superpoderosas e interagir apenas com outros super-heróis.

Imagem de capa do item

Gwen e Miles pelo Aranhaverso

Na primeira prévia do filme, divulgada há alguns meses, tivemos apenas duas cenas do longa - uma das quais está presente nesse trailer completo. Se trata do momento em que Miles Morales descansa em seu quarto, com seus fones de ouvido e desligado do mundo, quando recebe a visita de Gwen Stacy, a Mulher-Aranha.

Logo em seguida, podemos ver os dois viajando juntos pelo Aranhaverso, usando uma série de tubos especiais. Ainda não sabemos ao certo como foi que Gwen teve acesso a essa tecnologia, mas suspeita-se que ela tenha se aliado ao Homem-Aranha 2099, que parece estar por trás de toda a treta pelas realidades.

Imagem de capa do item

Centenas de Aranhas

Essa aqui é para quem tem olho de águia e gosta de ver os mínimos easter-eggs. Em dado momento, temos uma cena onde vemos diversos Homens-Aranha do Aranhaverso, todos reunidos em um lugar estranho, onde até a geografia não parece muito realista. Esse parece ser um point de encontro para os heróis, enquanto tentam resolver uma ameaça para as realidades.

Se formos detalhar de um por um, daria para fazer uma lista à parte, mas eis alguns dos Aranhas que podemos ver nessa cena: O Homem-Aranha com um saco de papel na cabeça, o Aranha de Ferro, o Aranha da Fundação Futuro, a Aranha Steampunk e até mesmo a versão do herói em Marvel's Spider-Man, jogo da PlayStation.

Imagem de capa do item

Peter B. Parker

Embora não tivesse sido aparecido até agora, finalmente podemos ver que Peter B. Parker estará de volta em Através do Aranhaverso. Caso não se lembre do primeiro filme, ele é quem funciona como "mentor" de Miles Morales, ajudando o herói a descobrir seu lugar no mundo, enquanto tenta superar suas próprias frustrações.

Pelo que podemos ver do trailer, o personagem não terá um papel tão crucial na trama, já que a história parece muito mais focada em Miles, Gwen Stacy e Miguel O'Hara. Ainda assim, será muito bom rever Peter e Miles mais uma vez reunidos, especialmente após toda a dinâmica entre os dois personagens no primeiro filme.

Imagem de capa do item

Mulher-Aranha

Aqui, também temos nosso primeiro vislumbre de Jessica Drew, a heroína dos quadrinhos que é mais conhecida pela alcunha de Mulher-Aranha. É válido lembrar que, nas HQs, ela não tem nenhuma relação direta com Peter Parker, Miles Morales ou os Homens-Aranha. Em vez disso, ela é uma agente da S.H.I.E.L.D. que foi treinada pelo próprio Nick Fury.

Aqui, no entanto, ela parece ser a Mulher-Aranha de algum universo, e vemos Jessica pilotando uma moto enquanto ataca um vilão bem famoso das HQs. Além disso, ela aparece grávida, o que é uma baita referência a um dos arcos mais elogiados da heroína nos quadrinhos, Spider-Woman Vol. 6, escrito por Dennis Hallum e ilustrado por Javier Rodriguez.

Imagem de capa do item

Abutre

O trailer também nos mostra o visual do Abutre, que é justamente o vilão que aparece enfrentando Jessica Drew durante a sequência da ação da heroína. Ele está presente em pouquíssimos segundos e não temos muitos detalhes de como será sua participação no filme, mas podemos ver um visual mais fiel às HQs, com uma roupa cheia de penas.

Até onde sabemos, o grande vilão do filme será o Mancha, um inimigo bem obscuro das HQs que tem a capacidade de abrir portais para diferentes dimensões e realidades através de seu corpo. Ainda assim, o Abutre tem sido chamado de antagonista secundário em vários materiais do filme, o que nos leva a crer que ele pode ser um capanga do Mancha.

Imagem de capa do item

Luta de Aranhas

Na sinopse recém-divulgada do filme, descobrimos que Miles e Gwen viajam pelo Aranhaverso, "onde encontram um time de Aranhas encarregadas de proteger a própria existência do mesmo. Mas quando os heróis discordam a respeito de como lidar com uma nova ameaça, Miles se encontra enfrentando os outros Aranhas".

Pelo que podemos ver no trailer, essa batalha será bem violenta e vai trazer todos os Aranhas que apareceram anteriormente. Ainda não sabemos qual é a natureza desse conflito ideológico entre os heróis, mas pelo visto será algo sombrio, já que Gwen se pergunta: "não era para sermos os mocinhos?". E ao que tudo indica, a maior cisão será entre Miles e Miguel.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha 2099

Miguel O'Hara já havia aparecido brevemente na cena pós-créditos de Homem-Aranha no Aranhaverso, apenas para fazer uma piadinha bem divertida. Agora, vemos ele como uma figura de destaque em Através do Aranhaverso, trabalhando lado a lado com Jessica Drew e enfrentando Miles Morales ao fim do trailer.

Ainda é cedo para dizer o que motiva Miguel e quais são seus planos para defender as realidades, mas seu visual está bem fiel aos quadrinhos, com suas garras e protuberâncias nos braços. Em dado momento, é possível vê-lo em frente a um monitor, assistindo a um vídeo que parece ser de sua família. Ele veio de uma realidade futurista, que se passa no ano 2099.