Aquaman: 12 fatos e curiosidades sobre o filme que você provavelmente não sabia

Capa da Publicação

Aquaman: 12 fatos e curiosidades sobre o filme que você provavelmente não sabia

Por Jaqueline Sousa

O lançamento de Aquaman evidenciou o protagonismo de Jason Momoa como o herói aquático no universo cinematográfico da DC, lá no finalzinho de 2018. Dirigido por James Wan, o filme mostrou Arthur Curry em um novo desafio, desta vez pelo famoso reino de Atlântida

E assim como qualquer outra produção grandiosa de Hollywood, Aquaman também precisou de muito trabalho em equipe para tomar forma. Pensando nisso, hoje nós vamos te contar 12 fatos e curiosidades sobre o filme!

Imagem de capa do item

A presença de Temuera Morrison foi um pedido especial de Jason Momoa

Em Aquaman, o ator Temuera Morrison, que recentemente protagonizou a série O Livro de Boba Fett no Disney+, interpreta Thomas Curry, o pai do herói aquático. O que você provavelmente não deve saber é que ter Morrison no filme foi um pedido especial de Jason Momoa aos produtores.

O motivo? É simples: Temuera é um dos maiores ídolos do intérprete do Aquaman, em sua carreira profissional. Por isso, assim que soube que o pai do herói estaria no longa, ele não perdeu tempo em mencionar o ator como uma ótima opção para o papel.

Imagem de capa do item

Peter Jackson recusou a oportunidade de dirigir o filme

O cineasta Peter Jackson, que é especialmente reconhecido por comandar a consagrada trilogia de O Senhor dos Anéis, recusou a chance de dirigir Aquaman duas vezes.

A Warner Bros. até foi insistente, mas o diretor aparentemente não estava nem um pouco interessado na produção. Isso porque, mesmo que a oportunidade tenha surgido, Jackson não conseguiu ser fisgado pelo estúdio porque ele nunca foi fã de histórias de super-heróis.

Imagem de capa do item

O polvo baterista

Um dos momentos mais legais do filme é a cena em que um polvo aparece tocando bateria durante a luta entre Arthur e Orm pelo trono de Atlântida. Em meio à explosão de cores e efeitos, o animal chamou a atenção e divertiu o público com um solo impecável no instrumento.

A curiosidade é que o polvo é, na verdade, Topo, um personagem recorrente dos quadrinhos do Aquaman. A confirmação veio através de James Wan que, após descobrir a figura, logo se animou em colocá-la no longa.

Imagem de capa do item

Nicole Kidman não pensou duas vezes ao aceitar o papel

Nicole Kidman é uma das atrizes mais bem-sucedidas de Hollywood, o que significa que conseguir captar a atenção da estrela deve ser considerado um grande feito na indústria. Com a agenda lotada e diversos compromissos de trabalho, como foi que conseguiram escalá-la em Aquaman como a mãe do herói, Atlanna?

A tarefa foi mais simples do que parece: após ouvir de James Wan que a personagem era uma “sereia guerreira”, Kidman não pensou duas vezes e logo aceitou o papel.

Imagem de capa do item

The Flash vs. Aquaman

Você sabia que James Wan poderia ter dirigido The Flash ao invés de Aquaman? Quando a Warner entrou em contato com o diretor, ele recebeu o poder da escolha e decidiu que preferia assumir o projeto do herói aquático.

Isso porque, para Wan, o Flash já tinha uma forte representação na frente das câmeras, ao contrário do Aquaman, que ainda não tinha ganhado um maior destaque. Assim, essa era a oportunidade perfeita para explorar o universo dos mares de um novo jeito.

Imagem de capa do item

Jason Momoa brincalhão

Os momentos de descontração no set de filmagens foram protagonizados, em boa parte, pelo astro do filme, Jason Momoa. A grande alegria do ator era pregar algumas peças em seus colegas de trabalho, com exceção de Nicole Kidman. Será que ele ficou intimidado com a atriz?

Uma dessas peças acabou viralizando quando Amber Heard, a intérprete da Mera, contou que Momoa arrancava algumas páginas dos livros que ela estava lendo durante as pausas nas filmagens.

Imagem de capa do item

Influências literárias

Para os fãs do gênero de terror, James Wan já é um velho conhecido. Assim, não é por acaso que algumas influências de sua bagagem profissional e pessoal também estejam presentes em Aquaman. Uma delas diz respeito ao escritor H. P. Lovecraft, já que várias de suas histórias trazem criaturas marinhas e outros elementos envolvendo o universo dos mares.

Em uma das primeiras cenas do longa, por exemplo, uma antologia do autor aparece em cima de uma mesa. Além disso, o cineasta também utilizou elementos dos escritos para criar a atmosfera do longa.

Imagem de capa do item

No fundo do mar, mas nem tanto

Em um filme com tantas cenas subaquáticas, seria impossível colocar a equipe embaixo d’água durante as gravações. Assim, a magia do cinema entrou em ação: as sequências eram gravadas com os atores pendurados em cabos, como se eles estivessem nadando no ar ao invés do mar. Somente na pós-produção que os efeitos visuais eram adicionados, garantindo aquela atmosfera translúcida e viva.

Imagem de capa do item

Patrick Wilson teve que ganhar peso para interpretar o Mestre dos Oceanos

Para interpretar Orm, o meio-irmão do Aquaman, o ator Patrick Wilson teve que treinar bastante para conseguir passar uma imagem crível de seu parentesco com o personagem de Momoa. Assim, ele manteve uma rotina intensa de exercícios, juntamente com os cuidados na alimentação, para ganhar músculos e garantir uma maior verossimilhança em frente às câmeras.

Imagem de capa do item

Antes de Wilson, havia Urban

O ator Karl Urban, mais conhecido por interpretar Billy Butcher na série The Boys, foi um dos artistas considerados para o papel de Orm, o Mestre dos Oceanos no filme. Na época, existiam diversas especulações relacionadas a um possível interesse do estúdio em Urban.

Se eram rumores verdadeiros ou não, eventualmente, Patrick Wilson foi o felizardo que acabou conseguindo a oportunidade.

Imagem de capa do item

A produtora de Leonardo DiCaprio

Há alguns anos atrás, quando o filme solo do Aquaman ainda não era uma grande prioridade para Warner, a Appian Way, mais conhecida como a produtora do consagrado ator Leonardo DiCaprio, estava envolvida nas negociações. Entretanto, parece que a parceria não deu muito certo e a empresa acabou saindo do projeto.

Imagem de capa do item

Yahya Abdul-Mateen II não sabia nadar quando foi escalado para o filme

Quando o ator Yahya Abdul-Mateen II foi escalado para viver o vilão Arraia Negra no filme, ele não sabia nadar. A revelação aconteceu durante uma edição da clássica Comic Con de San Diego (EUA), onde o artista contou que, após receber a notícia de que estaria no longa, resolveu aprender sozinho antes que as gravações começassem.

Apesar do esforço, Yahya não foi obrigado a recorrer à sua nova habilidade durante as filmagens. Ainda assim, foi um aprendizado para vida, não é mesmo?

Você conhecia esses fatos e curiosidades sobre Aquaman? Conhece mais algum? Deixe nos comentários!