Capa da Publicação

Yennefer de Vengerberg: 10 curiosidades sobre a personagem

Por Raphael Martins

Yennefer de Vengerberg é uma das personagens mais importantes de The Witcher, fato esse que é explicitado diversas vezes nos livros, na série da Netflix e também nos games, em especial o terceiro.

A personagem é profundamente ligada ao protagonista Geralt e à sua protegida Ciri, que é o mais próximo que ela já teve de uma filha. Juntos, os três mudaram os destinos um do outro e do mundo que os cerca, com Yennefer sempre tendo papel de destaque.

Nessa lista, separamos 10 curiosidades interessantes sobre ela que talvez te ajudem a entender por que ela é essencial para a história.

Imagem de capa do item

Nem sempre foi bela

Quem vê Yennefer toda poderosa em combate nem imagina que ela teve uma vida muito difícil. Por ter nascido com uma corcunda, ela era constantemente hostilizada por todos ao seu redor, até mesmo aqueles que a criaram. Mas tudo isso mudou depois que ela foi aceita em Aretuza, uma escola de magia que forma feiticeiras há milênios.

Ao final de seu primeiro ano na academia, Yennefer passa por uma transformação total, que conserta sua coluna, faz sumir sua corcunda e a deixa com uma beleza digna de se invejar. Mas isso não veio de graça: em troca, ela sacrificou sua fertilidade e não é capaz de gerar filhos, algo que ela por muito tempo tentou reverter. Em vão.

Imagem de capa do item

Personalidade difícil

Dado seu histórico de abuso, se aproximar de Yennefer pode ser bem difícil, por vezes até impossível. Ela é reservada e fria com aqueles os quais ela não considera dignos de seu tempo, além de um tanto quanto egoísta.

Conforme seu poder crescia, ela também ia mostrando suas garras em Aretuza, parando de se dirigir a sua tutora, Tissaia de Vries, com o habitual respeito e temor. Ela sabia quem era, o que queria e para onde estava indo, e ainda mais importante: sabia que em pouco tempo ninguém poderia impedir seus planos.

Até mesmo Geralt de Rívia, com quem mantém um forte elo de amor e amizade, tem seus problemas em se dar bem com ela de tempos em tempos. Aliás, falando neles...

Imagem de capa do item

Entre tapas e beijos

Yennefer já fez coisas terríveis por amor, coisas essas que Geralt sentiu na pele. Ela já o usou diversas vezes para suas próprias ambições, já controlou sua mente e até mesmo o atacou magicamente diversas vezes na situação que fez um Djinn ligar suas almas para sempre.

Em um de seus momentos de mais fúria, ela quase matou Geralt, algo do qual se arrependeu quase que instantaneamente. Apesar dos pesares, seu coração pertence ao Bruxo e o dele está nas mãos da feiticeira.

Imagem de capa do item

Adora suco de maçã

Yennefer pode ser uma feiticeira poderosa, temida e respeitada, mas também é gente. Em seu primeiro encontro com Geralt, que buscou a ajuda dela para curar seu amigo Jaskier, ele a convenceu a ajudá-lo com um simples gesto: lhe trouxe um suquinho de maçã no capricho.

É um momento aparentemente sem nenhuma importância e que pode ter passado batido por muita gente, mas também mostra um lado mais brando da personagem, que também pode ser sensível quando quer - ou quando é surpreendida por um ato tão aleatório de bondade.

Imagem de capa do item

Linhagem élfica

Parte da razão pela qual Yennefer é tão poderosa é devido à sua linhagem. Ela tem sangue élfico correndo em suas veias, sendo um-quarto elfa por parte de mãe.

Os elfos são seres muito poderosos no universo de The Witcher, sendo os primeiros a descobrirem como se usa a magia. Após a conjunção das esferas, eles a ensinaram aos seres humanos, que os traíram e os caçaram logo depois, os forçando a uma vida marginalizada.

Imagem de capa do item

O poder da feiticeira

Yennefer de Vengerberg é uma das feiticeiras mais poderosas de todo o universo de The Witcher. Em Aretuza, ela aprendeu a dominar o poder do caos para conjurar diferentes tipos de magia, rapidamente se adaptando a elas e às vezes dando até seu toque pessoal a cada nova habilidade aprendida.

Antes mesmo de ser iniciada nos caminhos mágicos, ela conjurou um portal que a levou para longe do vilarejo onde morava, já mostrando que levava jeito para a coisa e que, com o treinamento certo, seria alguém digna de ser temida.

No livro Tempo do Desprezo, Jaskier a define como "a deusa da vingança, da destruição e da morte", e embora ele seja conhecido por exagerar em suas histórias, talvez seja melhor não duvidar da palavra dele neste caso.

Imagem de capa do item

A mestra de Ciri

Como já dissemos acima, Yennefer e Ciri possuem uma relação de respeito mútuo e uma profunda admiração e amizade, algo ainda não foi visto na série da Netflix, mas de conhecimento comum entre quem leu os livros e jogou os games.

Após a batalha do monte Sodden, Geralt pediu para que Yennefer ajudasse a treinar a menina, e enquanto ela ensinava tudo o que sabia à Ciri no Templo de Melitele, acabou se afeiçoando à garota.

Com o passar do tempo, o que deveria ser só um relacionamento entre professora e aluna evoluiu, transformando as duas em praticamente mãe e filha. Os pormenores desse treinamento nunca foram explicitados, mas o resultado dele é conhecido tanto pelos personagens da série quando pelos fãs.

Imagem de capa do item

Os outros amores de Yennefer

Que Geralt é o amor da vida de Yennefer, disso todo mundo sabe. O que não é tão conhecido - ou lembrado - é que ela já se apaixonou antes, mesmo que não de uma forma tão intensa.

Entre seus amores passados estão Crach an Craite, da família real de Skellige, e o feiticeiro Istredd, que conheceu em seu tempo de trieinamento em Aretuza. Este último teve seus problemas com Geralt, já que nenhum dos dois queria dividir o coração da feiticeira.

Imagem de capa do item

A idade de Yennefer

Aqui vai uma dica importante para vocês levarem para a vida: nunca perguntem a idade de uma mulher. Se ela for uma feiticeira superpoderosa, então, nem se fala. Para a nossa sorte, a idade de Yennefer já é algo conhecido, mesmo que mediante alguma matemática.

Nunca é dito claramente quantos anos ela tem, mas tendo em vista que ela nasceu em 1173 e o primeiro jogo da série se passa em 1271, hoje ela teria cerca de 98 anos, embora ainda aparente estar na casa dos 20. Mais uma das vantagens de ser uma maga.

Imagem de capa do item

Não aparece muito nos jogos

Mesmo tendo uma grande importância no grande esquema das coisas em The Witcher, Yennefer na verdade nunca apareceu muito nos jogos. No primeiro deles, por exemplo, ela não aparece de jeito nenhum, salvo por algumas referências indiretas.

Isso também se repetiu no segundo game e só foi mudar mesmo no terceiro, onde ela tem um papel muito maior, participando ativamente da procura por Ciri e da batalha contra a Caçada Selvagem.

Imagem de perfil
Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael