10 coisas que você precisa saber sobre a Liga da Justiça Sombria
10 coisas que você precisa saber sobre a Liga da Justiça Sombria
A equipe finalmente deve chegar aos cinemas!
Na última semana, ficamos muito animados com a notícia de que a Liga da Justiça Sombria finalmente vai ganhar uma franquia de filmes e séries, graças à Bad Robot – a produtora de J.J. Abrams. A equipe já tem uma grande história nas HQs e em algumas mídias derivadas.
Portanto, preparamos aqui uma lista contendo 10 coisas que você precisa saber sobre a Liga da Justiça Sombria, desde sua origem nas HQs às suas novas aventuras e incursões na TV, no cinema e no mundo dos games!
Créditos: Divulgação
Origens
A Liga da Justiça Sombria surgiu com uma revista solo em setembro de 2011, criada por Peter Milligan. A equipe veio como uma das novas apostas da DC Comics durante o reboot dos Novos 52.
No entanto, alguns elementos da história da equipe já estavam sendo introduzidos desde a saga Ponto de Ignição. A partir daí, surgiram algumas minisséries que deram origem à revista do grupo, reunido pela Madame Xanadu.
Vertigo em peso
Entre os personagens da equipe, tínhamos figuras como John Constantine, Zatanna, Monstro do Pântano, Desafiador, Orquídea Negra e outros. Muitos desses personagens vinham das revistas sobrenaturais publicadas pelo selo Vertigo.
Vale mencionar que, originalmente, muitos desses personagens não podiam ser usados no "selo principal" da DC Comics - mas isso mudou após os Novos 52, motivo pelo qual a revista não só trouxe heróis da Vertigo, mas também alguns coadjuvantes.
A ameaça de Magia
Dentro da narrativa da DC Comics, a equipe foi criada para lidar com ameaças sobrenaturais que outros heróis não dariam conta. Em seu primeiro arco de histórias, o grupo - liderado por John Constantine, foi obrigado a enfrentar a vilã Magia.
A personagem, que havia derrotado a Liga da Justiça Original, estava à solta causando um grande caos no mundo, após ter se separado de sua hospedeira, June Moon. De muitas formas, esse plot "inspirou" o filme do Esquadrão Suicida.
Entre vampiros e crossovers
Com o passar do tempo, a equipe se envolveu em alguns crossovers com títulos regulares que pertenciam à Vertigo, como por exemplo I, Vampire. Na saga, Andrew Bennet, um dos personagens da revista, morre e uma ameaça vampiresca ressurge.
A partir daí, a Liga da Justiça Sombria é enviada para Gotham City para deter Cain, o vilão que foi responsável por criar todos os vampiros da Terra. Esse crossover serviu para mostrar como a revista da equipe ainda estava ligada às suas origens na Vertigo.
Base de operações
Pouco tempo depois, Peter Milligan saiu da revista e foi substituído por Jeff Lemire, um autor premiado responsável por títulos como Sweet Tooth e o Gavião Arqueiro da Marvel. Nessa fase, a Liga da Justiça Sombria se tornou mais "heroica".
Para isso, eles chegaram a ganhar uma base de operações, assim como a Sala da Justiça para a Liga da Justiça original. A Casa dos Mistérios, como é conhecida, era um local místico e transcendental que já havia aparecido nas revistas do Sandman.
Nova formação
Atualmente, a equipe atua com uma nova formação - em decorrência da saga No Justice. Nessa fase, a Liga da Justiça se repartiu em várias subdivisões, e a Mulher-Maravilha passou a liderar a equipe mística.
A equipe conta com o Monstro do Pântano e Zatanna, que pertenciam à formação original, além de dois novos integrantes: o Detetive Chimp e o Morcego-Humano. A revista continua sendo publicada até hoje.
Filmes animados
Apesar da primeira revista da equipe nunca ter sido um sucesso de crítica, era um dos títulos mais queridos pelos fãs. Por conta disso, a DC Comics não perdeu tempo em lançar uma animação focada no grupo, contando com o Batman no "elenco".
O filme animado foi uma das poucas animações da DC Comics com classificação indicativa R-Rated, e mostrou os heróis enfrentando vários vilões místicos. Agora, o filme terá uma sequência, que mostrará a guerra entre Nova Gênese e Apokolips.
No mundo dos games...
Nos games, os personagens já fizeram duas incursões. Em Injustice 2, temos o Monstro do Pântano como um personagem jogável, e outros personagens da equipe - como John Constantine e Zatanna aparecem como heróis não-jogáveis.
Além disso, a equipe é a protagonista de um DLC especial de *LEGO DC Super-Villains. Entre os personagens, temos John Constantine, Zatanna, Etrigan, Desafiador, Monstro do Pântano e o Espectro.
Planos na TV
Durante muitos anos, surgiram planos de inserir os personagens da equipe na televisão. Na série solo do Constantine, foram inseridos alguns personagens - e a ideia era que a equipe fosse formada. No entanto, a série foi cancelada na primeira temporada.
Em seguida, tivemos a série do Monstro do Pântano, exibida pelo DC Universe. Os planos eram os mesmos: apresentar heróis da equipe ao longo das temporadas. Infelizmente, a série foi cancelada depois de seu primeiro episódio.
Projetos no cinema
Porém, o azar não ficou limitado às séries de TV. Um filme da Liga da Justiça Sombria está nos planos da Warner Bros. desde 2012, antes do nascimento do Universo Estendido da DC Comics, e seria dirigido por Guillermo del Toro.
Desde então, muita coisa mudou na Warner, e o projeto foi jogado de um lado para outro, na mão de vários diretores - como Joseph Kahn e Doug Liman. Após anos sem notícias, o filme foi dado como engavetado - mas agora, a companhia de J.J. Abrams, Bad Robot, deve produzir filmes e séries baseados na equipe.