X-Men ’97: Criadores falam sobre não-binariedade de Morfo

Capa da Publicação

X-Men ’97: Criadores falam sobre não-binariedade de Morfo

Por Junno Sena

Além de continuar a história da clássica animação de 1992, X-Men ’97 traz algumas mudanças para seus personagens. Desde um moicano para Tempestade até uma gravidez para Jean Grey e um visual novo para Morfo, que se aproxima ainda mais de sua identidade não-binária. Apesar desta última escolha ser vista como parte da “agenda woke” por alguns, Larry Houston, criador da animação, comentou que design atualizado do personagem apenas reitera algo que sempre esteve em seu cerne.

Em entrevista para à Variety, Houston disse que a palavra “não-binário”, em sua concepção, é apenas um sinônimo para “metamorfo”.

“Para mim, a palavra ‘não-binário’ é a mesma que a palavra ‘metamorfo'”, disse. “Todo personagem que pode mudar de um gênero para outro, ou de humano para animal, é apenas outra palavra para ‘metamorfo’ para mim.”

De aparência caucasiana para um ser de pele completamente branca e sem gênero aparente, a mudança no visual do personagem causou certo estranhamento para o público, que apontou a decisão como mais uma pauta “invadindo” as recentes produções de heróis.

Nova animação chega a Disney+ no dia 20 de março

Mas, de acordo com Eric Lewald, co-criador da série animada, Morfo sempre foi não-binário, uma vez que se apresentou como homem ou mulher em diferentes ocasiões. Como exemplo, o roteirista lembrou do plano de vingança que o personagem elaborou contra os X-Men logo após sua suposta morte.

“Ele ataca Wolverine, seu amigo mais próximo, da forma mais dramática possível, transformando-se em Jean Grey e colocando a mão no pescoço de Wolverine e se inclinando para um beijo”, explicou Lewald. “Isso é o mais não binário que você pode conseguir. É o Morfo se transformando em uma mulher e indo até o Wolverine para assustá-lo. Tudo isso estava presente no personagem do Morfo. Agora isso se tornou uma coisa tão social que acho que as pessoas serão mais sensíveis à forma como isso é usado. Essa é a única diferença. Não vimos nenhum problema em colocá-lo como não-binário e não sentimos que ele foi modificado.”

Em X-Men ’97, nova série animada da Disney+, os mutantes retomam a história da série clássica. Agora, após Professor Charles Xavier ter deixado seus alunos desprotegidos, eles terão que lidar com o preconceito e o surgimento de um novo líder: Magneto.

X-Men ’97 chega à Disney+ no dia 20 de março.

Aproveite e continue lendo: