Criadores de One Piece e Naruto dão declarações sobre morte de Akira Toriyama

Capa da Publicação

Criadores de One Piece e Naruto dão declarações sobre morte de Akira Toriyama

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball, foi muito importante na vida de todos que acompanharam a jornada de Goku e seus amigos ao longo dos anos, seja enquanto ainda estava sendo lançado ou nas vezes que a obra foi reprisada. Mas o artista também foi inspiração para outros mangakás como é o caso de Eiichiro Oda, responsável por One Piece, e Masashi Kishimoto, de Naruto. Ambos os artistas deram declarações lamentando a morte de Toriyama (via DiscussingFilm).

Em sua carta Oda relembrou a primeira vez que Toriyama o chamou pelo nome:

“Foi muito cedo. O pensamento de nunca te ver de novo me enche de tristeza. Eu te admirei muito quando criança e eu lembro o dia que você me chamou pelo nome pela primeira vez. Eu também lembro do dia que nos divertimos com Kishimoto e a caminho de casa você usou a palavra amigo para nós. Ele mostrou o sonho do que mangás são capazes de fazer, era como ver um herói empurrando para frente. Para artistas da minha geração que tiveram a chance de compartilhar o mesmo local, quando mais próximo do trabalho de Toriyama, mas eu percebia sua grande presença. Eu espero que o céu seja um mundo tão prazeroso quanto o que você imaginou.”

Kishimoto comentou um pouco sobre como Dragon Ball foi inspirador para ele e como Toriyama foi um grande professor:

“Eu cresci com Dr. Slump no início da escola e Dragon Ball um pouco mais velho, foi natural ter o mangá dele como parte da minha vida. Mesmo se eu tivesse uma experiência ruim, assistir Dragon Ball toda semana me fazia esquecer os problemas. Era um alívio para mim, um garoto que não tinha nada. Quando eu era um estudante universitário, bruscamente, Dragon Ball que foi parte da minha vida por muitos anos, acabou. Eu senti uma grande sensação de perda, mas também foi uma oportunidade de entender toda a grandeza do professor que criou Dragon Ball. Eu queria criar algo como seus trabalhos! Eu queria ser igual ao professor! Eu o admirava. Quando nos conhecemos pela primeira vez, eu estava tão nervoso que não consegui falar nada. Mas depois de encontrar com ele algumas vezes no comitê do prêmio Tezuka nós conseguimos conversar. Como pessoas que acompanhavam Dragon Ball na infância eu e Oda voltamos a ser criança e quando falávamos com empolgação de como Dragon Ball é divertido, como se tivéssemos competindo, eu esqueço como ele ficava um pouco embaraçado e sorria ao mesmo tempo. Eu acabei de receber a notícia da morte do meu professor, eu sinto um senso de perda ainda maior do que quando Dragon Ball acabou… eu ainda não sei como lidar com esse buraco no meu coração, agora eu não posso nem ler Dragon Ball. Obrigado Akira Toriyama pelas suas obras nos últimos 45 anos e obrigado pelo seu trabalho duro, eu rezo para que ele descanse em paz.”

Criadores de One Piece e Naruto falaram sobre sua relação com Akira Toriyama

Akira Toriyama faleceu aos 68 anos devido a um hematoma subdural. O mangaká tem uma carreira gigantesca com obras como Dr. Slump, Sand Land e Dragon Ball que fez parte da infância dos brasileiros de inúmeras gerações e mesmo muitos anos depois do encerramento da obra original continua encantando as pessoas com seu humor e também pelas batalhas marcantes.