A Casa do Dragão: O que acontece com cada personagem no final do livro original?

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: O que acontece com cada personagem no final do livro original?

Por Jaqueline Sousa

Atenção: Alerta de Spoilers!

Com a segunda temporada de A Casa do Dragão intensificando cada vez mais a sangrenta guerra civil conhecida como Dança dos Dragões, uma dúvida anda pairando na mente de muita gente: afinal, o que vai acontecer com os personagens da série no final? Levando em consideração que o programa da HBO é inspirado no livro Fogo & Sangue, de George R.R. Martin, a resposta existe, e aqui você descobre qual será o destino de figuras importantes da produção na conclusão dessa sangrenta jornada.

Rhaenyra Targaryen

Rhaenyra Targaryen tem um fim trágico no livro que inspirou A Casa do Dragão.

Vamos começar com Rhaenyra Targaryen, uma das personagens centrais de A Casa do Dragão. Como já é de conhecimento do público, Rhaenyra anda passando por poucas e boas desde que Aegon II Targaryen, filho de Alicent Hightower com Viserys I Targaryen, assumiu o Trono de Ferro após a morte do pai, mesmo que Rhaenyra seja a primogênita de Viserys.

No livro de Martin, Rhaenyra enfrenta diversos ataques dos Verdes, o grupo do lado de Alicent que apoia Aegon II como herdeiro de Viserys, ao longo da Dança dos Dragões, enquanto ela tenta assumir o Trono de Ferro. Porém, seu fim é bastante trágico.

O que aconteceu foi que após a morte de todos os dragões que estavam em Poço do Dragão, Rhaenyra saiu de Porto Real, onde tinha conseguido ter apenas um vislumbre de sua vida no Trono de Ferro, voltando para Pedra do Dragão apenas para perceber que havia sido traída por seus aliados restantes. No local, Rhaenyra foi recebida por Aegon II, que ordenou a execução da meia-irmã por traição.

Assim, Rhaenyra morreu pelas mãos de Sunfyre, o dragão de Aegon II, que comeu a Targaryen na frente de Aegon III, o único filho de Rhaenyra que ainda estava vivo.

Alicent Hightower

Alicent Hightower sobrevive aos eventos da Dança do Dragão, mas não tem um fim muito feliz.

Ao contrário de sua rival, Alicent Hightower conseguiu sair com vida dos trágicos eventos da Dança dos Dragões. Lutando do lado de seu filho Aegon II por acreditar que ele era o herdeiro legítimo de Viserys I, Alicent também enfrentou diversas adversidades ao longo da guerra civil que quase acabou com a dinastia Targaryen, mas no final ela sobreviveu ao conflito.

Porém, as coisas não terminaram tão agradáveis assim para Alicent. Após a Dança, ela passou o resto de seus dias trancada em uma torre da Fortaleza Vermelha, sofrendo pela perda de seus filhos. Eventualmente, Alicent acabou morrendo durante uma epidemia da Febre do Inverno.

Daemon Targaryen

Daemon Targaryen tem um fim épico em livro original.

Como boa parte dos integrantes da Casa Targaryen na época da Dança dos Dragões, Daemon também teve um destino trágico. O tio e marido de Rhaenyra Targaryen esteve bem perto da morte diversas vezes graças ao seu comportamento imprudente e à impulsividade, mas o grande momento chega de maneira épica (assim como a vida que o guerreiro levava).

O fim de Daemon aconteceu em uma batalha contra Aemond Targaryen, filho de Alicent com Viserys I, quando o primeiro viajou até Harrenhal após um desentendimento com Rhaenyra. Em uma luta sobre as águas do Olho de Deus, Daemon e Aemond se enfrentaram com Caraxes e Vhagar, seus respectivos dragões, até que ambos caíram no lago — mas não antes de Daemon apunhalar Aemond em seu olho.

Após a queda, o corpo de Daemon nunca mais foi encontrado, e os historiadores de Fogo & Sangue apontam que esse foi o fim definitivo do guerreiro.

Aemond Targaryen

Aemond Targaryen encontra seu fim ao lado de Daemon.

Já que falamos sobre a morte épica de Daemon, resta saber o que aconteceu com Aemond depois do embate contra o parente em Harrenhal. Bom, não há muito segredo: Aemond também morreu durante a batalha contra Daemon, logo após ser apunhalado no olho pelo príncipe, enquanto Caraxes e Vhagar se engalfinharam a ponto de caírem nas águas do Olho de Deus.

Por consequência da queda mortal, Aemond encontrou seu fim juntamente com Daemon, com seu corpo sendo encontrado com os restos mortais de Vhagar alguns anos depois do embate.

Otto Hightower

Otto Hightower encontra seu fim pelo comando de Rhaenyra.

O ambicioso e ardiloso Otto Hightower é mais um personagem de A Casa do Dragão que vai ter um fim trágico na história, segundo os escritos de George R.R. Martin. No livro, Otto também morre de um jeito bastante dramático, assim como várias figuras da trama.

Após a queda de Porto Real, quando Rhaenyra assumiu momentaneamente o poder do Trono de Ferro, Otto foi o primeiro integrante dos apoiadores de Aegon II a ser morto como um traidor sob comando da Targaryen. Sua execução ocorreu por decapitação.

Rhaenys Targaryen

Rhaenys Targaryen tem fim em batalha na Dança dos Dragões em livro original.

Mais uma Targaryen que morreu em combate foi Rhaenys. Conhecida também pelo infame título de A Rainha Que Nunca Foi, Rhaenys encontrou seu fim durante os sangrentos eventos da Dança dos Dragões, quando o Lorde Staunton pediu ajuda aos Pretos, pois seu castelo estava sob ataque.

Rhaenys, então, foi enviada a Pouso de Gralhas, a sede da Casa Staunton, juntamente com Meleys, sua dragão. Contudo, as coisas acabaram tomando um rumo inesperado, já que aquilo não passava de uma emboscada.

Com o exército em menor número, Rhaenys foi confrontada por Aegon II e Aemond, que surgiram na batalha montados em Sunfyre e Vhagar. O confronto aconteceu por um certo momento até que Rhaenys e Meleys caíram, morrendo logo em seguida.

Jacaerys Velaryon

Jacaerys Velaryon tem fim trágico em obra original de George R.R. Martin.

As mortes trágicas de A Casa do Dragão vão continuar, se tudo correr conforme narrado em Fogo & Sangue. Logo, outro que também encontrou seu fim na saga foi Jacaerys Velaryon, filho de Rhaenyra com Laenor Velaryon, seu primeiro esposo.

Considerada uma perda terrível para o time dos Pretos, a morte de Jacaerys ocorreu durante a Batalha da Goela, lembrada pelos historiadores de Westeros como o embate naval mais sangrento de todos. No conflito, Jacaerys voava com o dragão Vermax até a criatura ser ferida por disparos de bestas, caindo na água machucado. Fora das costas de Vermax, Jacaerys, então, foi acertado por diversas flechas até ser morto.

Aegon II Targaryen

Aegon II Targaryen morre envenenado depois do término da Dança dos Dragões.

Embora tenha vencido as disputas contra sua meia-irmã Rhaenyra Targaryen, Aegon II não teve um final tão feliz assim. Seu fim na história dos Targaryen ocorreu durante o período de restauração em Westeros depois dos conflitos trágicos da Dança dos Dragões, época em que alguns exércitos inimigos ainda marchavam em direção à capital.

Aegon II, porém, não estava muito interessado no assunto, preferindo passar seus dias analisando a possibilidade de um casamento com Cassandra Baratheon, a filha de Borros Baratheon, que na época era o Lorde de Ponta Tempestade. Além disso, a falta de ação de Aegon não andava agradando muito o Pequeno Conselho, e seu reinado parecia piorar cada vez mais.

Assim, certo dia, Aegon foi encontrado morto e com sangue nos lábios em uma liteira após tomar sua costumeira garrafa de vinho. O culpado pelo envenenamento nunca foi descoberto, mas os rumores apontavam que Larys Strong e Corlys Velaryon podiam ter orquestrado a morte do rei.

Helaena Targaryen

Após eventos de Sangue e Queijo, Helaena Targaryen entrou em depressão e passou o resto da vida reclusa até encontrar fim triste.

Adivinhe o que vem por aí na história de Helaena Targaryen? Isso mesmo: mais um fim trágico. A morte de Helaena aconteceu durante os conflitos da Dança do Dragão, depois que Rhaenyra assumiu o controle de Porto Real e a fez refém, juntamente com Alicent. Mas seu fim na dinastia Targaryen não ocorreu por envolvimento da rainha no conflito, muito pelo contrário – ela passou boa parte de sua vida reclusa e longe de qualquer tipo de embate entre seus parentes.

Isso porque Helaena entrou em depressão após os trágicos eventos de Sangue e Queijo, dois homens que, sob comando de Daemon Targaryen, foram enviados para matar um de seus filhos com Aegon como vingança pela morte de Lucerys Velaryon, filho de Rhaenyra com Laenor que morreu em um confronto contra Aemond.

Após ter sido forçada pelos criminosos a escolher um de seus filhos para ser morto, Helaena escolheu Maelor, o caçula, apenas para ver Jaehaerys, seu primogênito com Aegon, sendo assassinado diante de seus olhos. O evento, que foi crucial para dar o ponto de partida na guerra civil, marcou profundamente a vida de Helaena, que acabou cometendo suicídio ao pular de uma das janelas do castelo após a queda de Porto Real.

Ser Criston Cole

Criston Cole morre em batalha na guerra civil dos Targaryen.

Se você não aguenta mais ver o rostinho de Criston Cole em A Casa do Dragão, saiba que ele ainda tem muito o que mostrar na série da HBO. Ainda assim, o comandante da Guarda Real (e agora Mão do Rei) vai encontrar seu fim em uma grande batalha da Dança dos Dragões, conforme narrado em Fogo & Sangue.

Leal até a morte a Aegon II graças ao seu ódio por Rhaenyra, Cole morreu durante os eventos do Baile do Açougueiro, uma batalha que aconteceu no Olho de Deus. Líder do exército dos Verdes no conflito, Cole marchou com seus guerreiros apenas para cair em uma emboscada dos Pretos, que saíram vitoriosos da batalha depois que Criston foi morto por flechas e o exército massacrado pelo outro lado.

Corlys Velaryon

Diferente de muitos, Corlys Velaryon tem um fim “comum” na obra original.

Diferente de muitos Targaryen e agregados, Corlys Velaryon tem um fim bastante “comum” nos escritos de George R.R. Martin. Ao contrário de muitos nomes citados aqui, Corlys conseguiu sobreviver aos conflitos angustiantes da Dança dos Dragões, servindo como regente de Aegon III, filho de Rhaenyra que assumiu o Trono de Ferro após a morte de Aegon II, por um breve período.

Algum tempo depois que Aegon III colocou a coroa na cabeça, Corlys acabou morrendo por causas naturais devido à idade avançada.

Larys Strong

Após suspeitas do envenenamento de Aegon II, Larys Strong escolhe ser morto como punição.

Um dos personagens mais intrigantes (e odiados) de A Casa do Dragão, Larys Strong é mais uma figura que vai encontrar um fim trágico à medida que a história da série avançar para sua conclusão.

No caso do Lorde de Harrenhal e Mestre dos Sussurros do reinado de Aegon II, seu destino também vai em direção a uma morte dramática após as suspeitas envolvendo o envenenamento de Aegon, um tempo depois do término da Dança dos Dragões, quando Cregan Stark, que serviu como Mão do Rei de Aegon III por um breve período, exige que o culpado seja encontrado.

Sem negar ou confirmar as acusações que foram impulsionadas por uma confissão do Grande Meistre Orwyle, que revelou ao Stark que tinha dado a Larys o veneno que matou Aegon II, Strong acabou optando pela morte ao invés de se juntar a Patrulha da Noite, opção sugerida por Cregan. Logo, Larys foi decapitado pelo Senhor de Winterfell.

Mysaria

Mysaria tem fim trágico em obra original.

Conhecida em Westeros por saber de tudo e de todos, Mysaria tem uma jornada relativamente longa durante os eventos que culminaram na Dança dos Dragões. No caso dela, seu destino se entrelaçou com o de Rhaenyra (para além de sua relação com Daemon), já que ela serviu como a Senhora dos Sussurros não oficial da Targaryen.

Contudo, Mysaria também encontrou um triste fim nos escritos de Martin. Sua morte aconteceu depois que Rhaenyra fugiu de Porto Real, já que ela permaneceu na Fortaleza Vermelha e acabou sendo capturada durante uma tentativa de fuga. Como vingança, Mysaria foi informada de que ela poderia continuar viva, caso conseguisse caminhar nua pela cidade enquanto era chicoteada. Ela morreu na metade do caminho.

Os novos episódios da segunda temporada de A Casa do Dragão estreiam aos domingos na HBO, às 22h. Os capítulos são disponibilizados simultaneamente na Max.

Aproveite também: