Afinal, por que Natalie Portman não apareceu em Thor: Ragnarok?

Capa da Publicação

Afinal, por que Natalie Portman não apareceu em Thor: Ragnarok?

Por Gus Fiaux

Lançado em 2017, Thor: Ragnarok foi o responsável por dar uma guinada na franquia do Deus do Trovão. Com o diretor Taika Waititi assumindo o comando, a saga do herói adotou um tom mais leve e divertido, com sua trama adaptando vários arcos das HQs, como Ragnarok Planeta Hulk. No entanto, uma figura teve sua ausência sentida no longa: a Jane Foster de Natalie Portman.

Após ter aparecido nos dois primeiros filmes solo do herói, Portman foi deixada de lado em Ragnarok, e a ausência de sua personagem é explicada através de uma cena na qual o próprio Thor fala sobre como foi o término de todo o relacionamento. Porém, qual motivo levou à breve saída de Portman da franquia, antes de seu retorno em Thor: Amor e Trovão?

Em uma entrevista concedida ao Entertainment Tonight em setembro de 2019, Natalie Portman explicou que não fazia sentido sua personagem retornar em Ragnarok, uma vez que boa parte do filme se passa em outros planetas e reinos, como SakaarAsgard. Apenas uma breve sequência é ambientada na Terra, e como sua personagem vive em Midgard, não fazia sentido trazê-la de volta:

“Obviamente, eu não estive em [‘Thor: Ragnarok’] por conta da ambientação do filme. Ele não se passa na Terra, e a minha personagem estava na Terra.”

Apesar disso, Foster retorna em Amor e Trovão, dessa vez como a Poderosa Thor, já que a heroína passa a utilizar os fragmentos de Mjölnir, o martelo encantado do Deus do Trovão, que havia sido destroçado por Hela em Thor: Ragnarok.

Apesar de não ter aparecido no terceiro filme, Natalie Portman voltou em Thor: Amor e Trovão, dando vida à Poderosa Thor!

No meio-tempo entre os eventos de Thor: O Mundo Sombrio Thor: Amor e Trovão, Jane Foster descobre que estava com câncer e começa seus tratamentos. Contudo, toda vez que ela utiliza o Mjölnir para se transformar na Poderosa Thor, os efeitos da quimioterapia são apagados de seu corpo, o que significa que o processo de morte das suas células se acelera.

Ao fim do quarto filme do herói, Foster se sacrifica e acaba morrendo, mas na cena pós-créditos do filme, é revelado que ela acaba de ser mandada para o Valhalla, uma espécie de “pós-vida” para aqueles que sucumbiram com honra em combate. Ela é inclusive recebida por Heimdall, que havia morrido em Thor: Ragnarok, e ainda não sabemos se a personagem retornará no futuro.

Vale ressaltar que, nos quadrinhos da Marvel, Foster passa por um processo semelhante e também acaba morrendo em decorrência do câncer. Contudo, ela ganha uma segunda chance de voltar ao combate, e retorna à vida como uma nova Valquíria, tendo a função de levar os mortos em batalha até o Valhalla. No entanto, ainda não se sabe se isso será adaptado no Universo Cinematográfico da Marvel.

Thor: Ragnarok Thor: Amor e Trovão estão disponíveis no Disney+.

Abaixo, veja também: