Heath Ledger: A história por trás da morte precoce do ator de Batman – O Cavaleiro das Trevas

Capa da Publicação

Heath Ledger: A história por trás da morte precoce do ator de Batman – O Cavaleiro das Trevas

Por Flávia Pedro

No dia 22 de janeiro de 2008, Heath Ledger chocou o mundo ao ser encontrado morto no auge de seus 28 anos, uma trágica notícia para os amantes de cinema. O australiano estava no auge de sua carreira como ator quando teve uma parada cardíaca em seu apartamento, em Nova York, devido a uma overdose acidental de medicamentos prescritos. Contudo, mesmo 15 anos depois, o motivo da morte do artista ainda gera muita dúvida entre as pessoas.

Apesar da causa da morte de Heath Ledger ter sido acidental, o incidente chamou a atenção por um dos últimos papéis que Ledger interpretou: o Coringa, em Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan. Os boatos da época sugeriam que dar vida ao Coringa, um vilão icônico e um sociopata, teria afetado o estado psicológico do ator.

Esses boatos foram desmentidos com a chegada de um documentário sobre Ledger, onde vários familiares, como sua irmã, afirmaram que o astro estava se divertindo com o papel e não se deprimindo. Mas há alguma contradição nisso, já que, em uma entrevista ao New York Times, Heath revelou que dar vida ao vilão foi “exaustivo física e mentalmente”, chegando a dormir apenas duas horas por dia.

Em outra entrevista em 2007, dessa vez ao Empire, o ator revelou:

“É uma combinação de ler todas as histórias em quadrinhos que pude, e que fossem relevantes para o roteiro e, em seguida, apenas fechar os olhos e meditar sobre isso. Fiquei sentado em um quarto de hotel em Londres por cerca de um mês — me tranquei, fiz um pequeno diário e experimentei vozes. Era importante tentar encontrar uma voz e uma risada um tanto icônicas. Acabei caindo mais no reino de um psicopata – alguém com muito pouca ou nenhuma consciência de seus atos. Ele é apenas um sociopata absoluto, um palhaço assassino em massa de sangue frio.”

Heath Ledger ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, sendo o primeiro ator em um filme de super-heróis a ser indicado e ganhar em qualquer categoria de atuação.

Saindo das teorias envolvendo o filme e indo para a investigação oficial, algumas dúvidas surgiram. A massagista de Ledger foi quem encontrou o ator desacordado e ligou para a atriz Mary-Kate Olsen, amiga íntima do ator. A atriz foi cogitada como a responsável por fornecer os remédios que o mataram e a suspeita aumentou quando ela se recusou a cooperar com a Drug Enforcement Administration (DEA) durante as investigações.

“Apesar da especulação dos tablóides, Mary-Kate Olsen não teve absolutamente nada a ver com as drogas encontradas na casa de Heath Ledger ou em seu corpo, e ela não sabe onde ele as obteve”, disse o advogado da atriz, Michael C. Miller.

Os promotores declararam que não havia provas de que a atriz forneceu os analgésicos à vítima, enquanto os outros medicamentos haviam sido prescritos legalmente. Até hoje, sua morte divide opiniões e chama a atenção do público, seja por se tratar de um ator promissor e tão jovem, ou pelo seu icônico papel de Coringa.

Confira também: