Por que Katie Holmes foi substituída por Maggie Gyllenhaal em Batman: O Cavaleiro das Trevas?

Capa da Publicação

Por que Katie Holmes foi substituída por Maggie Gyllenhaal em Batman: O Cavaleiro das Trevas?

Por Gus Fiaux

Quando Christopher Nolan lançou Batman Begins em 2005, testemunhamos uma nova origem para o Cruzado Encapuzado de Gotham City, com uma pegada bem mais realista. O filme introduziu um romance para o herói, com Katie Holmes no papel de Rachel Dawes… mas muitos fãs notaram que a atriz foi substituída na continuação, O Cavaleiro das Trevas, e seu papel foi passado para Maggie Gyllenhaal.

Muitos se questionavam se isso tinha a ver com algum conflito nos bastidores ou a recepção negativa de Holmes no papel, mas não é bem assim. Em uma entrevista concedida ao Business Insider em 2016, Christopher Nolan foi bem claro ao dizer que adoraria ver Holmes de volta ao papel, mas que a atriz teve que priorizar outro projeto:

“Katie não estava disponível para o papel, o que não me deixou muito feliz, mas essas coisas acontecem, e eu fui muito, muito, muito sortudo que Maggie [Gyllenhaal] pôde assumir [o papel de Rachel Dawes].”

Katie, que tinha ficado famosa através de Dawson’s Creek, acabou aproveitando algumas oportunidades em seu caminho. Após o sucesso de Batman Begins, ela acabou estrelando a comédia Loucas por Amor, Viciadas em Dinheiro, onde contracenou com grandes nomes como Queen LatifahDiane Keaton, e foi isso que a impediu de gravar uma participação em O Cavaleiro das Trevas.

Maggie Gyllenhaal acabou assumindo o papel de Rachel Dawes em Batman: O Cavaleiro das Trevas.

A personagem de Rachel Dawes então foi interpretada por Maggie Gyllenhaal na sequência e tem um papel bem importante aqui, já que vive um triângulo amoroso com Bruce Wayne Harvey Dent. Sua morte pelas mãos do Coringa é o que faz com que Harvey acabe se transformando no Duas-Caras, enquanto Bruce se torna um herói muito mais introspectivo.

Também em 2016 e também em uma entrevista ao Business Insider, a própria Katie Holmes falou um pouco sobre como teve que escolher um projeto na frente de O Cavaleiro das Trevas, mas disse que adoraria trabalhar ao lado de Christopher Nolan novamente:

“Sabe, eu realmente adorei trabalhar no primeiro e queria ter trabalhado com Chris Nolan de novo, e espero trabalhar com ele de novo. Foi uma decisão que eu tomei na época e foi certa para mim no momento, então eu não me arrependo. Acho que Maggie fez um trabalho maravilhoso. Mas eu realmente espero poder trabalhar com Chris algum dia.”

Atualmente, Holmes tem participado de projetos mais independentes, além de ter se tornado diretora, já com dois filmes em seu currículo: All We Had, de 2016; e Alone Together, lançado no ano passado.

A trilogia do Cavaleiro das Trevas está disponível no HBO Max.

Abaixo, confira também: