O que acontece com a Wanda no final de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura?

Capa da Publicação

O que acontece com a Wanda no final de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura?

Por Leo Gravena

Atenção: Alerta de Spoilers!

Em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen), a Feiticeira Escarlate, acaba ganhando uma história bem diferente do que era esperado pelos fãs após WandaVision. No novo filme do Universo Cinematográfico da Marvel é revelado que ela está usando magia do Tomo Negro (ou Darkhold) e isso está afetando o seu psicológico.

Dessa forma, Doutor Estranho 2 traz Wanda Maximoff como a principal vilã, já que ela está atrás de America Chavez (Xochitl Gomez) para conseguir mudar de realidade e ir para uma na qual seus filhos, Billy e Tommy, ainda existem. Para conseguir isso, ela acaba matando vários magos do Kamar-Taj, os Illuminati e uma variante do Doutor Estranho.

No fim do longa, contudo, ela acaba tendo uma mudança de coração e uma leve redenção. No meio da luta final, America Chavez abre um portal para a realidade 838, na qual ela acaba sendo confrontada pela visão de seus filhos completamente aterrorizados por ela. De coração partido, ela finalmente enxerga o que acabou fazendo.

Wanda tem sua redenção nos minutos finais, sendo confrontada por uma variante de si mesma.

O filme deixa claro que o Darkhold corrompe a alma e a mente daqueles que o utilizam, revelando que quanto mais tempo uma pessoa passa com o livro amaldiçoado, mais louca ela fica. Vemos isso ocorrendo com duas variantes do Doutor Estranho e também é explicado ali que o livro foi o responsável por tornar Wanda sanguinária e praticamente um monstro de um filme de terror.

No final, no templo de Chthon, o demônio responsável por criar o Darkhold, Wanda diz para que América e Wong fujam de lá, enquanto ela destrói completamente o local, que está repleto das magias do livro nas paredes. Ao fazer isso, ela destrói também todos os Darkholds através de todo o multiverso, em uma pequena redenção pelas ações da personagem no filme.

O problema é que Wanda estava dentro do templo quando ele é completamente destruído, deixando a entender que ela morreu esmagada. Mesmo que a cena deixe a entender que Wanda Maximoff está morta, porém, pela regras de qualquer filme é importante lembrar: se não vimos um corpo, certamente a pessoa irá retornar.

Quando o templo colapsa por completo, é possível ver uma grande quantidade de magia do cais sendo liberada, o que sugere que pouco antes de ser esmagada pelo tempo, Wanda pode ter se teleportado ou conseguido escapar de alguma forma. Inclusive, Elizabeth Olsen recentemente disse estar “animada para ainda mais crossovers no futuro”.

Aproveite e confira também: