Wiccano: Tudo sobre Billy Kaplan, filho da Feiticeira Escarlate da Marvel

Capa da Publicação

Wiccano: Tudo sobre Billy Kaplan, filho da Feiticeira Escarlate da Marvel

Por Leo Gravena

Um dos heróis mais poderosos da Marvel nos quadrinhos atualmente, Billy Kaplan é o filho reencarnado da Feiticeira Escarlate e possui uma importante história no universo Marvel, fazendo parte dos Jovens Vingadores, Novos Vingadores e também sendo um dos maiores heróis LGBTQ+ das HQs.

Com o personagem retornando em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura junto de seu irmão, Tommy, que tal relembrar um pouco mais da trajetória, equipes e poderes do Wiccano nas HQs da Marvel?

Descubra mais sobre o personagem aqui:

Imagem de capa do item

Origem do Wiccano

Um personagem relativamente recente, Wiccano foi criado por Allan Heinberg e Jim Cheung em Jovens Vingadores #1 em abril de 2005. Em suas primeiras aparições, Billy utilizava o codinome Asgardiano, sendo um equivalente do Thor na equipe.

Nessa época, seus poderes eram puramente elétricos e ele carregava um cajado, o qual usava para canalizar seus disparos de energia. Após algumas edições, ele acabou descobrindo melhor suas habilidades mágicas e mudou seu nome para Wiccano.

Billy sempre sofreu na escola devido a sua sexualidade e ao seu gosto por super-heróis. Uma vez, após fugir de um bully, ele acabou se encontrando com a própria Feiticeira Escarlate, ainda sem saber que esta era sua "mãe". Ela lhe encorajou a demonstrar a pessoa que era por dentro e enfrentar seus medos.

E foi isso que Billy fez. Ao confrontar um dos valentões de sua escola, Billy acabou manifestando seus poderes elétricos, quase matando o rapaz. Ao correr atrás dos Vingadores em busca de ajuda, ele descobriu que a equipe havia debandado (por causa dos eventos de Vingadores: A Queda), conhecendo o Rapaz de Ferro.

Sendo recrutado pela jovem versão de Kang, ele então se juntou ao Hulkling e Patriota, com os quatro formando a primeira versão dos Jovens Vingadores, que depois foi completada por Estatura, Kate Bishop e uma versão adolescente do Visão.

Imagem de capa do item

Ele é ou não filho da Feiticeira Escarlate?

Billy Kaplan é o filho mais velho do casal Jeff e Rebecca Kaplan. Porém, sua alma tem origem anterior. Antes mesmo dele nascer, a Feiticeira Escarlate e o Visão tiveram dois filhos, Thomas e William, que eram apenas fruto da imaginação da Feiticeira e que haviam ganhado vida ao serem incorporadas por fragmentos da alma de Mefisto.

Quando o demônio "absorveu" de volta esses pedaços, as crianças deixaram de viver e a Feiticeira ficou desolada. Após todos os eventos de Vingadores: A Queda e Dinastia M, quando Wanda conseguiu de forma inconsciente realmente dar vida para seus filhos no universo canônico da Marvel, porém as duas almas reencarnaram nos corpos de William Kaplan e Thomas Shepherd.

Então, mesmo Tommy e Billy tendo pais e outras famílias biológicas, eles também são, “espiritualmente” os filhos da Feiticeira Escarlate com o Visão.

Imagem de capa do item

Os poderes de Billy Kaplan

Originalmente, os poderes de Billy eram baseados exclusivamente na geração e manipulação de eletricidade. Com o tempo, ele percebeu que isso fazia parte de um dom quase místico, e com isso, aprendeu a manipular as bases da magia repetindo frases e fazendo com que as coisas que dizia acontecessem de verdade.

De forma similar a sua “mãe espiritual”, a Feiticeira Escarlate, o Wiccano possui o poder de alterar a realidade e dessa forma fazer magia ao manipular a energia mística do universo. Segundo o vilão Mestre Pandemônio, a magia de Billy Kaplan é muito semelhante à da Feiticeira Escarlate e poderia, teoricamente, ser uma forma de magia do caos.

Além de alterar a realidade, o Wiccano também pode invocar elementos da natureza, se teletransportar, voar, criar escudos e construtos sólidos, se curar e, em algumas ocasiões, até mesmo prever o futuro. Mas apesar de ser extremamente poderoso, seus poderes são limitados: se ele não ouve o que está dizendo, ou não se foca completamente, seus feitiços e invocações podem não dar certo.

Imagem de capa do item

Os Jovens Vingadores e outras equipes

Falar de Billy é necessariamente falar dos Jovens Vingadores. O Wiccano sempre esteve presente na equipe desde sua criação é aparece em todas as formações e histórias da mesma até então, sempre servindo como figura central e tendo bastante importância dentro das tramas.

Porém, essa não é a única equipe da qual ele fez parte. Pouco depois de ter participado da segunda versão da equipe, que trouxe Miss America Chavez e Kid Loki para a formação, Wiccano e o Hulkling fizeram parte dos Novos Vingadores, liderados pelo Mancha Solar, e depois o herói mágico se juntou à Strikeforce, junto de heróis como Blade, Monica Rambeau, Mulher-Aranha e o Soldado Invernal.

Wiccano e Hulkling voltaram a se reunir em uma mesma equipe após os eventos de Impéryo, com o casal fazendo parte dos Guardiões da Galáxia por um breve período.

Imagem de capa do item

O poderoso Demiurgo

Desde o segundo volume de Jovens Vingadores é sugerido que, em algum momento, Billy se tornará o Demiurgo, uma poderosa criatura mágica que irá reescrever as leis da magia e criar seu próprio universo. Se este é o mesmo Demiurgo que criou Gaia, a mãe de Thor, ainda não sabemos, porém eles dividem o mesmo nome.

Em algumas histórias já vimos algumas possibilidades do futuro de Billy, com ele chegando a se tornar o Mago Supremo em diversas realidades, em outras, ele se torna o Demiurgo, em uma figura praticamente onipresente e extremamente poderosa.

A palavra representa uma figura da filosofia, que passou por diversas escolas de pensamento; ele é o “artesão divino”, ou o princípio organizador do universo que, não é o criador da realidade, mas aquele que modela e organiza a matéria caótica já preexistente.

Imagem de capa do item

Casamento com o Hulkling

Enquanto Billy estava separado de Teddy Altman, o Hulking, devido suas aventuras com a Strikeforce, o jovem herói híbrido de Kree/Skrull foi chamado por representantes de uma aliança entre as duas raças da qual ele faz parte para liderá-los, unindo as duas espécies.

Porém, essa aliança proibia o relacionamento entre Hulkling e Wiccano, já que o herói é um humano. Por causa disso, os dois heróis se casaram em segredo, antes de Teddy ir para o espaço.

Quando a Aliança Kree/Skrull entrou em guerra com os Cotati em Impéryo, Hulkling foi sequestrado por sua avó, R'Klll, que passou a personificá-lo e tentou destruir a Terra. Dessa forma, a Capitã Marvel e o Tocha Humana chamam Billy para ajudá-los e enfrentarem R'Klll.

Após a guerra e derrota tanto da avó de Hulkling quanto dos Cotati, Teddy Altman e Billy Kaplan se casaram novamente na nave da Aliança, com uma celebração real e o Wiccano sendo formalmente apresentado como o consorte real e mago da corte.

Imagem de capa do item

Billy no Universo Cinematográfico da Marvel

Com rumores de que os Jovens Vingadores irão aparecer no Universo Cinematográfico da Marvel rondando a internet já tem alguns anos, os fãs do herói ficaram bastante felizes em ver ele em Wandavision, a série focada na Feiticeira Escarlate do Disney+.

Na trama, vemos Billy Maximoff como um bebê e uma criança, também com poderes de telecinése e, aparentemente, telepatia. Interpretado por Julian Hilliard, ele também é criado por Wanda Maximoff e some após ela destruir a realidade que criou em Westview.

O ator e o personagem irão retornar em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, com Wanda tentando encontrar uma maneira de trazer seus filhos de volta à vida.