Usopp: Tudo sobre o personagem de One Piece

Capa da Publicação

Usopp: Tudo sobre o personagem de One Piece

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Usopp pode não ser um membro tão forte dos Chapéus de Palha, mas ainda assim o atirador do bando tem uma grande importância, sendo um dos primeiros a se juntar a Luffy em sua jornada até o One Piece e já até enfrentando o chapéu de palha pelo barco Going Merry. Neste artigo você confere tudo sobre Usopp.

Origem e primeiro encontro com Luffy

Usopp e Kaya na vila Syrup

Usopp é filho de Yasopp, um dos Piratas do Ruivo, que partiu para o mar deixando sua esposa e filho para trás. Com isso, Usopp começa a mentir para a vila Syrup, dizendo que piratas estão se aproximando, e também para sua mãe, que estava muito doente, já que ele acreditava que isso fortaleceria seu espírito.

Com a morte da sua mãe, ele continuou alertando todos da vila da chegada de Piratas. Muitos do vilarejo algumas vezes perseguiam ou arremessavam coisas nele, outros usavam os gritos de Usopp como uma forma de alarme, já que era algo que ele fazia todos os dias. Além disso, o garoto inventava histórias para entreter Kaya, uma garota que estava doente e precisava passar a maior parte do tempo em repouso na sua cama.

Luffy, Zoro e Nami chegam na ilha Syrup em busca de um barco para poder adentrar a Grand Line e Usopp, ao ver piratas de verdade, fica muito feliz e tenta enganar o grupo afirmando ser líder de uma grande frota de Piratas. Luffy não acredita, mas os dois acabam se tornando amigos depois que ele descobre que Usopp é filho de um dos integrantes dos Piratas do Ruivo.

O confronto na ilha começa quando Usopp escuta uma conversa de um pirata chamado Jango e seu capitão Kuro, que estava na ilha há três anos disfarçado de mordomo de Kaya, planejamento um assassinato para roubar todo o dinheiro da garota. Kuro permite que o garoto fuja já que ninguém acreditaria nele, devido a seu histórico de ser mentiroso.

Os Chapéus de Palha decidem ajudar o garoto e começam a criar um plano para atacar os piratas Gato Preto. O grupo planeja errado e Nami e Usopp precisam lutar sozinho contra Jango, enquanto Luffy está perdido e Zoro cai na armadilha feita pela pirata.

Eventualmente, o grupo consegue derrotar Jango e Kuro e decidem não contar para as outras pessoas da vila sobre o ataque. Usopp decide partir em sua jornada como pirata e é convidado por Luffy a se juntar aos Chapéus de Palha, e eles recebem um barco de Kaya, chamado de Going Merry.

Water 7 e a briga pelo Going Merry

Usopp e Luffy discutindo sobre o Merry

Antes da chegada de Franky no bando, Usopp agia como marceneiro e atirador dos Chapéus de Palha, já que ninguém sabia como arrumar os estragos do barco e também por ter um carinho especial pelo Merry, pois foi um presente de Kaya, sua grande amiga. Como suas habilidades de concerto também eram limitadas, o barco foi ficando cada vez mais debilitado até que o grupo chegou em Water 7.

Lá, eles estavam com uma grande quantia de dinheiro para consertar o Merry, mas foi dito que os problemas do barco eram irreparáveis. Luffy estava decidido a abandonar a embarcação e conseguir um novo, o que deixou Usopp abalado pela sua ligação com Merry e por sua posição como um integrante do grupo. Os dois acabam brigando, resultando na saída do atirador do bando. Eventualmente, o bando segue para Enies Lobby com o objetivo de resgatar Robin, e Usopp vai disfarçado como Sogeking, onde todos, menos Luffy e Chopper, percebem sua verdadeira identidade.

No desfecho da saga, Merry aparece novamente para salvar o bando e se despedir de seus amigos. Usopp ainda está vestido como Sogeking, mas consegue agradecer ao barco por sua jornada. Enquanto os Chapéus de Palha estão indo embora de Water 7, o atirador grita um pedido de desculpas e pede para voltar ao bando, sendo aceito de volta por Luffy.

Durante Thriller Bark, Usopp é capaz de derrotar Perona por ser uma pessoa extremamente pessimista. A Akuma no Mi da garota permite que ela invoque fantasmas que reduzem a autoestima e a vontade de viver dos alvos. Como o pirata é o mais pessimista do bando e sempre tenta desistir na primeira possibilidade, os poderes de Perona não afetam ela.

Treinamento durante os dois anos de separação

Usopp após os dois anos de treinamento

Com a separação do bando, Usopp é mandado para Greenstone, a Floresta dos Ladrões. Lá ele encontra um besouro humanoide chamado de Heracles, que o salva de uma planta carnívora. O pirata passa a maior parte do tempo comendo e aumentando muito o seu peso.

Após ver a notícia da morte de Ace e o chamado de Luffy para se encontrarem em 2 anos, ele decide começar um treinamento intensivo para ganhar músculo e perder peso, além de pedir ajudar para Heracles com o objetivo de se tornar um atirador ainda melhor.

Depois de dois anos, ele retorna a Sabaody com um novo estilingue e muitas Pop Green, sementes de variadas funcionalidades. Na reunião, Usopp afirmava que não seria mais o medroso de sempre e estava preparado para qualquer confronto, o que se provou mais uma de suas mentiras.

Durante essa nova fase dos Chapéus de Palha, Usopp reforça seu papel como um suporte da equipe, sendo responsável por dar cobertura a aliados quando necessário e proteger o Barco, mas também participa de algumas batalhas, derrotando Sugar em Dressrosa.

Poderes e habilidades de Usopp

Usopp usando uma de suas Pop Green

Usopp é o integrante mais fraco em termos de força física do grupo, por isso está sempre fugindo. Para compensar, ele tem uma das melhores miras, sendo comparado com seu pai, Yasopp, e tendo a capacidade de acertar alvos em uma distância gigantesca.

Para atirar, o pirata utiliza seu estilingue chamado de Kuro Kabuto, que permite que ele arremesse bombas, pedras e suas Pop Green, sementes de plantas que ele aprendeu a usar e cultivar enquanto estava em Greenstone. Elas tem diversas funcionalidades como invocar uma planta gigante que emite um cheiro terrível, soltar vários bambus que empalam os adversário ou até mesmo uma onda de choque que paralisa todos que estão próximos.

Por ser um atirador que não tem quase nenhuma força, Usopp sabe analisar muito bem o campo de batalha, sabendo qual o momento certo de atacar, de fugir e até qual alvo lhe dá a maior chance de sobrevivência. Além disso, o pirata tem o Haki da Observação, permitindo que ele veja a aura de aliados e inimigos, auxiliando na análise e também na hora de mirar em algum alvo.

Fora de combate, Usopp tem uma facilidade em mentir, o que em alguns momentos já foi útil para o personagem. Ele é capaz de criar algumas armas com seu conhecimento em engenharia, como o Clima-Tact de Nami que, além de criá-lo, melhorou o objeto com o passar dos anos. E por fim, ele adquiriu um grande conhecimento em plantas e jardinagem, já que precisa cultivar seus Pop Green para o combate.

Curiosidades sobre Usopp

Usopp disfarçado de Sogeking

A recompensa de Usopp é atualmente de 200,000,000 milhões de Berry no anime. Nos conceitos iniciais de One Piece, ele seria o vice capitão e apresentaria um visual mais similar ao de Yasopp. Seu nome é baseado em Aesop, um grande fabulista Grego e pode ser lido como “Estilo Mentiroso”, e seu nariz longo faz referência a Pinocchio.

A maior parte das mentiras contadas por Usopp acaba se tornando verdade, como ele perseguir um Cérbero, que aparece em Thriller Bark ou sobre dizer aos Tontattas que tinha um Haki, despertando algum tempo depois. Seu aniversário é dia primeiro de abril, também conhecido como Dia da Mentira, sua comida preferida é peixe e, assim como Luffy e Sanji, nunca ficou doente. E, se os Chapéus de Palha vivessem no mundo real, ele seria de algum país da África.

Confira também: