The Witcher: Por que a magia do fogo é proibida e quais suas consequências?

Capa da Publicação

The Witcher: Por que a magia do fogo é proibida e quais suas consequências?

Por Chris Rantin

Ainda que o universo de The Witcher, tanto nos livros e jogos quanto na série, seja carregado de criaturas fantásticas e altas doses de magia, não são todos os tipos de feitiçaria que são permitidos. Como vimos ao longo das duas temporadas do projeto da Netflix, a magia do fogo é vista com desconfiança, sendo extremamente perigosa.

Mas, afinal, por qual motivo ela é proibida e quais são as consequências de utilizar esse tipo de ataque? Descubra agora!

A Magia do Fogo na série

Ao fundo, um feiticeiro dá sua própria vida para criar uma bola de fogo para Fringilla.

Como lembramos, o final da primeira temporada da Netflix trouxe uma conclusão intensa. Para tentar avançar a conquista de Nilfgaard por novos territórios, a feiticeira Fringilla Vigo sacrifica seus companheiros para criar bolas de fogo bem poderosas — uma magia que literalmente se alimentou da força vital dos magos caídos.

Em meio ao conflito, como o Screenrant lembra, Triss Merigold afirma que a magia de fogo é um tipo proibido, assim como demonologia e necromancia. Mas não há maiores explicações sobre o motivo disso.

Conforme o confronto avança, vemos que até mesmo a resistência formada pelas feiticeiras está tendo dificuldades de vencer os vilões, no que ficou conhecido como Batalha do Monte Sodden. A salvação surge através de Yennefer, que usou todo o seu caos para criar uma magia poderosa, lançando uma rajada de fogo contra seus inimigos e conseguindo impedir Nilfgaard.

Com isso, Yen passou a segunda temporada praticamente sem magia. Conforme a própria personagem explica, ela utilizou todo seu caos — a fonte de sua magia — para usar a magia de fogo. Isso a deixou drenada e quase fez com que ela cometesse algumas escolhas bem ruins envolvendo Ciri e Geralt.

Por que a Magia do Fogo é proibida?

Rience utilizando fogo na Segunda Temporada de The Witcher

A Magia do Fogo é proibida no universo de The Witcher por conta do seu altíssimo poder de destruição e do custo para o feiticeiro. Como vimos na série, os ajudantes de Fringilla tiveram que abrir mão da própria vida para conseguir criar uma única bola de fogo, enquanto Yen esgotou sua magia para poder usar esse ataque. Ambos os casos resultaram em ataques poderosos que mudaram o curso da batalha.

Na segunda temporada, Rience, um feiticeiro que usa principalmente a Magia do Fogo para torturar e matar seus inimigos, explicou para Jaskier que esse tipo de magia exige que o feiticeiro sacrifique alguma coisa. Para que ele conseguisse usar essa habilidade sem maiores consequências, ele precisou abrir mão da sua própria alma.

Assim, enquanto os outros elementos básicos que são canalizados pelo Caos (Terra, Ar e Água) podem ser tanto usados para o bem, quanto para o mal, o fogo é uma força poderosa puramente destrutiva. Consumindo tudo ao seu redor, ele exige um sacrifício enorme para ser manifestado, fazendo com que o feiticeiro canalize principalmente uma força negativa para conseguir utilizá-lo.

Quais são as consequências da Magia do Fogo?

Nos livros e nos jogos, é Triss (e não Yen) a usuária de Magia do Fogo mais conhecida.

Como vimos, esse é um tipo de magia bastante violento e destrutivo, mas suas consequências são igualmente terríveis. Além de exigir um sacrifício constante para poder ser utilizado, o fogo é capaz de corromper seus usuários. Isso indica que aqueles que conseguem sobreviver após a Magia do Fogo, pagando algum tipo de preço por isso, tendem a se tornarem instáveis e violentos — o que se torna um perigo, quando consideramos o quão poderosa é essa magia.

No livro O Universo de The Witcher, um compêndio dos jogos, é dito:

Muitos jovens adeptos encontraram um fim trágico ao tentar aproveitar prematuramente do fogo, este elemento mais imprevisível e caótico. O Poder que flui através do fogo é tão grande quanto inconstante. O uso do fogo fornece energia prontamente e rapidamente, às vezes muito rapidamente. O Poder canalizado do fogo é mais fácil de “contrair”, e um adepto inexperiente pode não ser capaz de parar de extrair energia antes que seja tarde demais. Os usuários devem ter extrema cautela, pois entrar em contato com o Poder extraído do fogo pode ativar repentinamente suas habilidades peculiares, geralmente de maneira destrutiva.

E aí, será que veremos mais desse tipo de corrupção causada pela Magia do Fogo na terceira temporada? Só aguardando para saber!

A terceira temporada de The Witcher já está em produção. Enquanto isso, as duas temporadas anteriores já estão disponíveis no catálogo da Netflix.

Aproveite e confira: