The Umbrella Academy: Viktor Hargreeves, personagem de Elliot Page, tem um dublador trans no Brasil

Capa da Publicação

The Umbrella Academy: Viktor Hargreeves, personagem de Elliot Page, tem um dublador trans no Brasil

Por Gabriel Mattos

A terceira temporada de The Umbrella Academy, da Netflix, incorporou a transição do ator Elliot Page em seu personagem, Viktor Hargreeves. Em dezembro de 2020, Page declarou ser uma pessoa trans não-binária, ampliando a voz de toda uma comunidade. E a Netflix teve todo o cuidado de manter a voz do personagem na comunidade trans, escalando o dublador Marun Reis para o papel.

Ma, que também é conhecido por dar voz à campeã Nunu, de League of Legends, divulgou a notícia em seu Instagram pessoal. Ele é um dublador trans não-binário que trabalha no ramo desde 2015.

Na série, Viktor começa a expressão sua identidade masculina após refletir sobre uma conversa com sua antiga namorada. A jornada de Marun, também conhecido por dar voz ao campeão Nunu de League of Legends, tem alguns pontos em comum com a do personagem.

Viktor Hargreeves, personagem de Marun na série

Em entrevista ao Observatório da TV, Marun explica que começou a entender mais sobre seu gênero graças ao trabalho de tradução, que o levou a pesquisar mais sobre o assunto.

“Em 2016, traduzindo um programa, ouvi falar de gênero fluido. Fez todo o sentido. Não era exatamente o que acontecia comigo, mas acendeu uma chama. Fiz um curso de narrativa queer e me apresentei como gênero fluido,” revelou, “Conheci uma pessoa lá que se identificava como não-binária. Não sabia o que era e fui pesquisar. O não-binário, na verdade, é um guarda-chuva. Dentro dele, há várias definições, entre elas o gênero fluido. Vi ali algo que fazia muito sentido para mim.”

Desde 2020, Marun começou a usar pronomes masculinos e somente em 2021 conseguiu mudar seu nome no registro. A Netflix se prontificou a mudar o nome do dublador em todos os seus trabalhos com a empresa, como parte de sua elogiada política de inclusão.

Segundo Ma, a gigante do streaming está comprometida em aumentar a diversidade na indústria de dublagem com projetos para ajudar novos talentos a se inserirem no mercado.

“A Netflix paga parte da bolsa [do curso de dublagem], a Vox paga outra parte, para pessoas de origem humilde, pessoas pretas, pessoas LGBTQIAP+. Porque uma coisa é o cliente exigir um dublador trans e não ter ninguém. Estão treinando pessoas para que elas possam de fato entrar no mercado. Isso é incrível! Isso é uma mudança que faz toda a diferença,” comentou ao portal.

O trabalho de Marun já pode ser conferido na Netflix. A terceira temporada de The Umbrella Academy já está disponível na plataforma!

Leia também: