The Umbrella Academy: Como 3º temporada incorpora a transição de Elliot Page?

Capa da Publicação

The Umbrella Academy: Como 3º temporada incorpora a transição de Elliot Page?

Por Gabriel Mattos

Em dezembro de 2020, o ator Elliot Page anunciou que é uma pessoa transgênero não-binária, assumindo pronomes masculinos e neutros. Porém, uma grande questão era como isso afetaria as obras em que ele já estava envolvido, como The Umbrella Academy. A resposta veio com a estreia da terceira temporada na Netflix, em que tudo foi explicado de maneira bastante natural.

Personagem de Elliot Page teve um papel importante na primeira temporada.

Na série, Elliot interpretava Vanya Hargreeves, que pertencia a família principal da trama. Na segunda temporada, os irmãos acabam indo parar no ano de 1963 e se veem envolvidos como suspeitos no atentado ao presidente americano J. F. Kennedy.

A nova temporada começa com a personagem de Page ainda apresentando um visual tipicamente feminino. No segundo episódio, Vanya está pesquisando como a viagem no tempo alterou o presente. Em um livro, descobre que a Umbrella Academy ficou conhecida como O Sexteto do Kennedy e Sissy Cooper morreu anos depois.

O nome de sua amada trouxe lembranças de alguns momentos felizes que passaram juntas e uma frase muito bonita que ganhou um novo contexto: “E você nem percebe a caixa em que está presa até que alguém aparece e te tira dela,” disse Sissy à personagem de Elliot. Aquilo ecoou em sua cabeça e lhe deu coragem para que vivesse a sua verdade em honra a sua amada.

Processo de afirmação de gênero de Viktor Hargreeves é tratado com muita naturalidade.

Assumindo o nome de Viktor Hargreeves, ele então vai a um barbeiro fazer um corte masculino para afirmar seu gênero perante ao mundo. Quando encontra seus irmãos novamente, ele age com naturalidade, como se nada tivesse mudado. E no fundo não mudou — ele é a mesma pessoa, só entende melhor agora quem é.

No meio da conversa, ele acaba sendo chamado erroneamente por seu nome morto, mas apenas corrige o irmão sem levantar alarde. Por um instante, Diego fica confuso: “Quem é Viktor?”. E então, Elliot Page solta uma fala que funciona tanto para si, quanto para seu personagem: “Eu sou. É quem sempre fui.”

A terceira temporada de The Umbrella Academy está disponível na Netflix.

Leia também: