Capa da Publicação

Qual herói é considerado o Superman da Marvel?

Por Gus Fiaux

Desde sua criação, o Superman sempre foi considerado o grande estandarte para os super-heróis de todo o mundo. O herói sempre foi visto como a personificação do “humano superior”, aquele que veio para nos salvar e mudar a sociedade como um todo e não é à toa que vários personagens se inspiraram no grande herói da DC Comics, seja em homenagens ou em paródias.

Com a Marvel, não foi diferente. O Superman sempre desempenhou um papel importante no ecossistema das HQs e, por isso, a Casa das Ideias já fez várias homenagens e referências ao Último Filho de Krypton e inclusive, criou um personagem totalmente baseado no herói.

Em 1969, nas páginas de Avengers #69, o roteirista Roy Thomas e o ilustrador Sal Buscema apresentaram ao mundo o vilanesco Hipérion, um personagem que fazia parte de uma equipe de super-vilões conhecida como o Esquadrão Sinistro.

O propósito do Esquadrão Sinistro originalmente era servir como uma paródia à Liga da Justiça da América, com vários personagens sendo versões dos heróis da equipe da DC Comics. Assim, foi criado inclusive o “Batman da Marvel“, além de versões do Flash, do Lanterna Verde e da Mulher-Maravilha.

Hipérion, do Esquadrão Supremo, é considerado o Superman da Marvel.

Hipérion, cujo codinome humano era Marcus Milton, era uma criação do Grão-Mestre para ludibriar os heróis dos Vingadores. Eventualmente, os heróis conseguiram deter ele e o resto do Esquadrão Sinistro, mas algumas HQs depois, conhecemos uma versão da equipe vinda de outro universo, o Esquadrão Supremo.

Em vez de serem vilões, os membros dessa equipe eram grandes heróis em seu universo – tanto que o Grão-Mestre se inspirou neles para criar sua própria versão do Esquadrão. Desde então, várias versões de Hipérion continuam a aparecer nas HQs da Marvel Comics, seja como heróis ou como antagonistas.

Na maior parte das versões, Hipérion é um Eterno e é o último sobrevivente de seu Planeta Terra, que viajou pelo cosmos e se tornou um guerreiro ao lado de outros heróis. Como Eterno, ele tem o poder de absorver radiação cósmica e canalizá-la em suas próprias habilidades, que incluem voo, super-força, disparo de laser pelos olhos e até mesmo ter uma visão atômica.

Tudo isso torna ele a contraparte perfeita ao Superman – embora outros personagens criados pela Marvel, como o Sentinela e o Marvel Azul também tenham leves inspirações no Homem de Aço. Além disso, ele também parece ter as mesmas fraquezas do herói da DC: magia e algo chamado de “radiação argonita”…

Abaixo, confira também:

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux