Por que o Falcão Noturno é chamado de Batman da Marvel?

Capa da Publicação

Por que o Falcão Noturno é chamado de Batman da Marvel?

Por Gus Fiaux

Não é de hoje que os Vingadores aceitam diversos integrantes em suas formações. Ao longo de décadas, a equipe ficou conhecida por ter uma ampla rotatividade de membros, ainda que algumas figuras clássicas – como Homem de FerroCapitão América e Thor – sempre se mantenham na dianteira.

E agora, um novo herói acaba de se juntar às fileiras do grupo. Trata-se de Kyle Richmond, o vigilante conhecido como Falcão Noturno. O herói, que já fez parte do Esquadrão Supremo, acaba de ser oficializado como um novo membro da equipe em Avengers #55 (via GamesRadar).

Na trama da revista, Kyle está caçando a Sociedade da Serpente, um grupo de cultistas que adoram uma antiga deidade-serpente – e que, conforme descobrimos, se trata de outra faceta de Mefisto, o poderoso demônio da Marvel nos quadrinhos.

Kyle mata todos os adoradores de Mefisto e logo é visitado pelos Vingadores, que lhe oferecem o convite para se juntar à equipe. Prontamente, ele aceita – e agora, lutará lado a lado com heróis como Valquíria (Jane Foster), Fênix (Maya Lopez), BladeCapitã MarvelNamor.

Confira abaixo:

Falcão Noturno (na parte inferior da imagem) se junta aos Vingadores em Avengers #55.

Por que ele é o “Batman da Marvel”?

Fãs de quadrinhos gostam de comparar heróis de ambas as principais editoras, e é frequente ver gente se referindo ao Cavaleiro da Lua como o “Batman da Marvel“. Mas se alguém de fato merece esse título, sem dúvidas é o herói conhecido como Falcão Noturno.

Kyle Richmond foi criado em 1969 por Sal Buscema e Roy Thomas. Originalmente, ele fazia parte de um grupo chamado Esquadrão Sinistro, uma equipe de supervilões que enfrentava os Vingadores nas HQs. E o curioso é que o grupo foi explicitamente inspirado na Liga da Justiça.

A princípio, tínhamos Hipérion (baseado no Superman), o Doutor Espectro (baseado no Lanterna Verde), o Corisco/Tufão (baseado no Flash) e, é claro, o Falcão Noturno (baseado no Batman). Com o sucesso desses personagens, a Marvel criou uma versão alternativa do grupo, o Esquadrão Supremo – que eram heróis.

Ao longo dos anos, várias versões desse Esquadrão apareceram nos quadrinhos – alguns heróis, outros mais cruéis – mas só em 2016, após as Guerras Secretas, o grupo ganhou mais destaque, com uma revista mais próxima ao cânone principal da Casa das Ideias (a Terra-616).

Por isso, se há alguém que merece o título de “Batman da Marvel, esse alguém é o Falcão Noturno – até porque esse foi o propósito de seus criadores: desenvolver um grupo de vilões para os Vingadores que fossem nitidamente inspirados pelos maiores concorrentes da equipe (ao menos em vendas), a Liga da Justiça da América.

Avengers #55 está à venda nas bancas norte-americanas, sem previsão de publicação no Brasil.

Abaixo, confira também: