Esquadrão Supremo: Conheça a poderosa equipe da Marvel

Capa da Publicação

Esquadrão Supremo: Conheça a poderosa equipe da Marvel

Por Leo Gravena

Muitas vezes chamados de “A Liga da Justiça da Marvel”, o Esquadrão Supremo é uma das equipes mais antigas da Marvel, porém, eles nunca tiveram grande destaque dentro nas histórias do universo 616. Isso até agora, já que o Esquadrão Supremo vai ter um grande destaque em Heróis Renascem (2021), a nova saga da Marvel que irá mostrar um mundo sem os Vingadores.

Criado por Roy Thomas e John Buscema, o Esquadrão Supremo apareceu pela primeira vez em uma história dos Vingadores, em 1971. Essa primeira versão da equipe foi composta por heróis vindos de um Universo Paralelo, numerado Terra-712.

Eles foram confundidos, inicialmente, com o Esquadrão Sinistro, um grupo de vilões surgidos na Terra-616 que possuía membros idênticos. Em sua primeira aventura, eles auxiliaram os Vingadores a derrotar um inimigo terrível, antes de retornarem para seu universo. Desde então, eles se encontraram com outros heróis da Terra-616, mas sempre pulando aqui e acolá pelo Universo, recebendo o destaque em um título solo vez ou outra.

Vale ressaltar que não há uma versão única do Esquadrão Supremo. Várias versões multiversais foram criadas ao longo dos anos, e o líder da equipe, Hyperion, já possui cerca de dez versões diferentes circulando entre as histórias da Marvel, sobretudo as do Thor e dos Vingadores. Basicamente, cada vez que a equipe é mostrada em uma saga ou HQ, é uma equipe completamente diferente.

Uma das versões que ganhou destaque considerável foi a criada por J. Michael Staczynski e Gary Frank nas páginas de Power Supreme (que se passa na Terra-31916), e é dos personagens dessa equipe que falaremos aqui, ainda que seus membros e poderes sejam bastante similares em todas as equipes paralelas e versões alternativas.

Hyperion

Líder da equipe onde quer que esteja, Hyperion é o codinome de Mark Milton, um alienígena enviado para a Terra quando bebê e criado pelo Governo dos Estados Unidos. Seus poderes começaram a se desenvolver bem cedo.

Nessa versão, ele é capaz de voar e quase não sofre danos físicos. Sua força chega a limites ainda não conhecidos e ele pode correr e voar na velocidade do som. Além disso, ele possui olhos especiais, que emitem uma espécie de radiação, de forma que ele consegue olhar através de paredes e também vaporizar objetos e pessoas.

Princesa do Poder

Zarda é uma deusa grega com imensos poderes e de uma raça chamada utópicos. Quando em uma de suas aventuras ela se deparou com o Hyperion ferido, ela logo o ajudou a se recuperar e então integrou sua equipe. Em suas aventuras, Zarda chegou a viajar para o Universo Ultimate, onde fez parte dos Supremos.

Seus poderes incluem força, voo, durabilidade, reflexos e sentidos acima da capacidade humana, e ela também é capaz de rejuvenescer toda vez que mata um ser humano.

Falcão Noturno

Em sua versão da Terra-712, o Falcão Noturno é Kyle Richmond, um herói sem poderes que luta contra o crime usando vários apetrechos. Ele é o herdeiro bilionário de uma empresa de farmacêuticos e, após descobrir que seu falecido pai ganhava dinheiro de maneiras ilegais, passou a dedicar sua vida a lutar contra o crime. Ele, junto do Hyperion, são os fundadores do Esquadrão Supremo na Terra-712.

Já na Terra-31916, ele é um anti-herói bem mais violento, mantendo distância do Esquadrão Supremo dessa realidade e sendo bastante ligado à causas raciais, citando Malcom X em diversas ocasiões e protegendo, majoritariamente, bairros e vizinhanças negras que sofriam violência policial.

Anfíbia

Assim que Anfíbia nasceu, seus pais ficaram extremamente chocados com sua aparência tenebrosa e a descartaram, jogando-a no oceano. Devido à sua natureza, ela sobreviveu e se tornou uma criança selvagem. Já adulta, encontrou seres humanos hostis e chegou a matar, até que conheceu dois membros do Esquadrão Supremo que lhe deram permissão para entrar no grupo e a batizaram de Kingsley Rice.

Seus poderes são derivados da mais pura telepatia, além de sua biologia aquática, podendo respirar debaixo d’água e possuindo garras, barbatanas e presas retráteis. Além disso, ela é capaz de produzir auras luminosas ao redor de certos indivíduos.

Blur

Blur é a identidade heroica de Stanley Stewart, um jovem fazendeiro que ganhou superpoderes ao ser contaminado por um retro-vírus que invadiu a Terra assim que Hyperion chegou ao planeta.

Seu poder básico é o da supervelocidade. Ele pode correr em distâncias gigantescas em pouco tempo e, como resultado, não se cansa e pode abrir um leque de habilidades extras, como vibrar suas moléculas até se tornar intangível e criar vórtices.

Forma

Abandonado quando ainda tinha três anos de idade, Raleigh Lund passou a maior parte da sua vida nas ruas. Ele foi selecionado junto de outros seres poderosos para caçar o Hyperion, contudo, após um embate, ele acabou entrando para o Esquadrão Supremo.

Seus poderes permitem com que ele assuma a forma que quiser, do modo como quiser e sem limites. Porém, devido a suas restrições mentais, ele não consegue ser criativo e perspicaz o bastante para desenvolver suas habilidades a níveis extremos.

Doutor Espectro

Um Coronel do Exército Americano, Joseph Ledger teve uma infância difícil, e depois de se alistar aos dezesseis anos – graças a uma identidade falsa – ele se tornou uma pessoa ainda mais problemática, matando pessoas por puro prazer e sendo sentenciado a trabalhar em missões especiais para o governo em troca de não ir para a prisão.

Sua versão da Terra-712 carregava prismas de poder, que faziam com que ele desenvolvesse energias baseadas nas frequências das cores que absorvia. Em algumas outras versões, ele não possui poderes.

Nuke

Alter-ego de Albert Gaines, o Nuke era um homem depressivo que vivia sozinho num esconderijo a prova de bombas aéreas pois seu corpo emitia uma dose letal de radiação. Ele foi encontrado por um General que o reuniu com outros seres superpoderosos para derrotar o Hyperion, mas assim como os outros, acabou entrando para o Esquadrão Supremo e ganhando uma armadura que continha seus poderes letais.

Seu corpo constantemente emana uma radiação letal que não pode ser controlada. Ele pode redirecionar o foco de sua energia e criar explosões nucleares e rajadas de radiação pura.

Inércia

Filha de um líder religioso ultra-conservador, Edith viu seus poderes se manifestando enquanto ainda era criança. Incapaz de machucar a própria filha devido à sua pele impenetrável, o homem espancava sua mulher, mãe da menina toda vez que ela manifestava uma habilidade especial. Isso fez com que ela se tornasse aberta a todo tipo de agressão sem se defender, apenas para que sua mãe não sofresse as consequências. Percebendo que sua vida estava indo de mal a pior, ela matou seu pai, se juntou ao exército e logo em seguida, ao Esquadrão Supremo.

Ela é virtualmente invulnerável e impenetrável. Além disso, ela pode transferir energia cinética para pessoas ou objetos, produzindo superforça em si ou em outros.

Outras Versões

Como dito anteriormente, o Esquadrão Supremo é um time que já foi retratado de diversas formas ao longo dos anos. E a explicação dada sempre era a do Multiverso. Já tivemos vários Hyperions, dentre eles vilões e um membro dos Vingadores. A Zarda original sequer era uma deusa grega.

Anfíbia, em sua versão 712 era um homem, assim como Blur era um jovem branco com o codinome Whizzer. Nuke podia controlar suas habilidades e o Doutor Espectro possuía poderes especiais. Isso entre muitas outras diferenças.

Uma nova equipe do Esquadrão Supremo foi formada após Reed e Sue Richards, junto do Homem-Molecular, terem reformulado o multiverso em Guerra Secretas e foi formada uma equipe composta por Zarda, Hyperion, Thundra, Falcão Noturno, Doutora Espectro da Grande Sociedade, entre outros heróis.

Comparações com a Liga da Justiça

Liga da Justiça contra Vingadores

Muitos leitores ficam surpresos quando descobrem as diversas semelhanças entre a Liga da Justiça, da DC Comics, e o Esquadrão Supremo, da Marvel. Isso porque a equipe e seus personagens são deliberadamente versões paralelas dos heróis da DC. Hyperion é baseado no Superman, enquanto o Falcão Noturno e a Princesa do Poder representam o Batman e a Mulher-Maravilha, respectivamente.

Inclusive, durante o crossover entre a Liga da Justiça da América com os Vingadores em 2003, o Gavião Arqueiro chama a Liga da Justiça de “imitadores do Esquadrão Supremo”.

Heróis Renascem (2021)

A próxima grande saga da Marvel nos quadrinhos será Heróis Renascem, que possui o mesmo nome de uma saga clássica dos anos 90. O evento terá o Blade como protagonista, porém, o Esquadrão Supremo da América – versão apresentada em 2018 nas HQs da Marvel da equipe – também terá bastante destaque. Isso porque o evento mostrará um mundo no qual os Vingadores nunca se uniram, o que fez com que o Esquadrão Supremo se tornasse a principal equipe de heróis.

Nessa versão da equipe devemos ver Hypérion como o líder, junto da Princesa do Poder, Falcão Noturno, Blur, Forma e o Doutor Espectro. 

A nova Heróis Renascem será publicada em maio, nos Estados Unidos; ainda sem data de publicação no Brasil.

Confira também: