Sandman: Neil Gaiman conta motivo para recusar se envolver com adaptações da HQ em filme

Capa da Publicação

Sandman: Neil Gaiman conta motivo para recusar se envolver com adaptações da HQ em filme

Por Melissa de Viveiros

Sandman chegou à Netflix conquistando fãs antigos e novos, bem como boa recepção por parte da crítica. Adaptando as HQs escritas por Neil Gaiman, a série não foi o primeiro projeto que visava trazer essa história às telas, mas foi o primeiro que o autor abraçou completamente. Em entrevista à Entertainment Weekly, ele relembrou suas recusas anteriores, bem como uma tentativa falha de fazer um filme baseado na trama dos quadrinhos.

A primeira reunião de Gaiman sobre um potencial filme de Sandman ocorreu em 1991, antes da série de HQs ser finalizada. Ainda nos anos 1990, o corroterista de Pulp FictionRoger Avery, quase dirigiu um longa que traria Sonho às telonas, e, mais recentemente, Joseph Gordon-Levitt tentou desenvolver um projeto que ele dirigiria e estrelaria.

Ainda assim, nenhuma dessas tentativas saiu do papel. Falando sobre isso, Gaiman contou que usava sua única moeda de troca para impedir que uma adaptação de baixa qualidade fosse feita:

“Eu recusava me envolver,” O autor disse. “Eu recusava escrever a eles, recusava ser produtor executivo. Eu não faria isso, porque sabia que se fizesse, perderia o único poder que eu tinha, que era poder falar contra um filme ruim de Sandman.”

O escritor Neil Gaiman.

Continuando, ele conta que o alto custo de adaptar as HQs foi o que impediu essas adaptações ruins de acontecerem:

“Felizmente, Sandman é simplesmente caro demais para qualquer um justificar fazer [uma adaptação]. E se você está tentando fazer um filme, a primeira pergunta é, o que você joga fora? Porque Sandman, quando terminado, se tornou um quadrinho de 3.000 páginas. O que é seu filme então?”

Gaiman também relembrou algumas tentativas de levar a história às telonas, e contou:

“O tempo de Roger Avery como diretor durou até ele pegar alguns executivos de alto escalão da Warner Bros., mostrar a eles o filme ‘Alice’ de Jan Švankmajer e dizer: ‘Quando estivermos no Sonhar, vai parecer com isso.’ Quando ele saiu, a vaga de estacionamento dele já havia sido pintada. Então Jon Peters assumiu e colocou aranhas mecânicas gigantes. Havia uma versão do roteiro, e eu nunca vou esquecer a primeira fala: ‘A-ha, mortais tolos! Como se suas armas fracas pudessem machucar a mim, o poderoso Mestre dos Sonhos, o Sandman!’ E ficava pior depois disso.”

O autor, no entanto, esteve envolvido com a produção da série da Netflix, e, dessa vez, não recusou ser produtor executivo do projeto. Gaiman defendeu escolhas de elenco e adaptação em suas redes sociais em diversos momentos, além de recentemente comemorar a boa recepção obtida, inclusive com um agradecimento aos fãs brasileiros.

A adaptação de Sandman com apoio do autor pode ter sua primeira temporada conferida na Netflix.

Veja também: