Review – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder 1×04 – A Grande Onda

Capa da Publicação

Review – O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder 1×04 – A Grande Onda

Por Jaqueline Sousa

O quarto episódio de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder já está entre nós, o que significa que estamos oficialmente na metade da jornada da primeira temporada. Após duas semanas bastante introdutórias, o novo capítulo da série do Amazon Prime Video chegou com tudo para dar continuidade à trama sem perder tempo com apresentações, apoiando-se em diálogos interessantes e um desenrolar mais ágil da narrativa.

O quarto episódio de Os Anéis de Poder é o melhor até o momento.

Deixando a contemplação das belíssimas paisagens de Númenor de lado, por hora, A Grande Onda é o melhor episódio de Os Anéis de Poder até o momento. Mesmo trazendo de volta alguns núcleos que ficaram de fora do episódio 3, a trama conseguiu manter o ritmo para que o público tivesse a oportunidade de conhecer mais sobre os personagens sem parecer algo caótico, abrindo espaço até para mais referências do universo de J. R. R. Tolkien

Por ser um episódio fundamentado em bons diálogos (embora tenha certos momentos mais intensos), a narrativa consegue fluir sem que a duração de pouco mais de uma hora seja cansativa. Pelo contrário: a vontade é de descobrir o máximo de informações a respeito dos personagens e o que mais a série está escondendo de nós.

A forma como Os Anéis de Poder vem brincando com esses mistérios é encantadora. Usando as palavras de Halbrand (Charlie Vickers), “as aparências enganam”, uma percepção que, por mais clichê que pareça, não deixa de ser um discernimento pertinente para o enredo da série como um todo. Você pode ter fé em uma teoria sobre a verdadeira identidade do Estranho (Daniel Weyman), de Adar (Joseph Mawle) ou até mesmo de Halbrand, mas é certo que a série não vai te dar as respostas tão facilmente.

Falando de Adar, sua presença no episódio não é tão impactante quanto prometia no final do capítulo anterior. Sabemos que ele é uma grande ameaça, mas a primeira impressão do personagem de Joseph Mawle passa uma ideia de que ele poderia ter sido melhor aproveitado em cena ao invés de se apoiar em escolhas narrativas um tanto quanto batidas. Há um potencial aqui, em grande parte pela performance de Mawle, mas ainda vai precisar de alguns momentos a mais para se tornar convincente. 

O carisma de Durin e Disa é um dos grandes acertos da série.

Além disso, A Grande Onda também nos leva de volta para Khazad-dûm, de longe o núcleo mais divertido e carismático de Os Anéis de Poder. Com direito a momentos emocionantes protagonizados por Disa (Sophia Nomvete), o episódio retoma as interações entre Durin (Owain Arthur) e Elrond (Robert Aramayo), fazendo um ótimo trabalho em nos aproximar ainda mais dos personagens, principalmente por causa do cativante núcleo dos Anãos. 

Por outro lado, o episódio também mostra um pouco mais da hostilidade crescente entre Númenor e os Elfos. A ilha centraliza boa parte das discussões políticas da série, o que é uma adição bem-vinda para manter sua relevância na trama. O problema é quando a teimosia de Galadriel (Morfydd Clark) – e uma certa falta de entendimento dos trâmites locais – não parece estar levando a Elfa para lugar nenhum, assim como o conflito no reino. 

A teimosia de Galadriel segue firme e forte na trama.

Desde o começo, é perceptível que o que não falta em Galadriel é determinação. Entretanto, já estamos no quarto episódio e a Elfa segue andando em círculos quando o assunto se volta para sua grande motivação na trama. Felizmente, a conclusão se mostrou promissora, indicando que toda a rebeldia e ousadia de Galadriel será direcionada para o lugar certo a partir de agora.

Arondir (Ismael Cruz Córdova), Bronwyn (Nazanin Boniadi) e os demais Homens das Terras do Sul seguem suas jornadas para escapar das mãos do inimigo. À medida que novas ameaças vão surgindo, mistérios já apresentados anteriormente vão ganhando mais força, aumentando a nossa curiosidade a respeito do assunto. 

Quarto episódio se apoia em ótimos diálogos e momentos intensos para dar continuidade à narrativa.

Por fim, por mais que o quarto episódio tenha algumas ressalvas aqui ou acolá, isso não apaga a força de sua narrativa. Os Anéis de Poder vem sendo uma adição positiva à saga épica de Tolkien, e o capítulo 4 foi fundamental para que o enredo ganhasse um empurrão certeiro para o futuro. E que futuro será esse!

O quarto episódio de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder está disponível no Amazon Prime Video.

Aproveite também para conhecer mais sobre Ismael Cruz Córdova, o ator que interpreta o Elfo Arondir: