Os Anéis de Poder: Ismael Cruz Córdova fala sobre as reações à inclusão de um elfo negro na série

Capa da Publicação

Os Anéis de Poder: Ismael Cruz Córdova fala sobre as reações à inclusão de um elfo negro na série

Por Flávia Pedro

Os Anéis de Poder é uma série do mesmo universo de O Senhor dos Anéis, que se passa centenas de anos antes de A Sociedade do Anel. Nela, revisitamos lugares da fantasia e revemos personagens que são velhos conhecidos: anões, hobbits, humanos, elfos… E um desses elfos – Arondir – dividiu opiniões. O ator Ismael Cruz Córdova, que o interpreta, falou sobre isso recentemente.

Ismael é um afro-latino portorriquenho e um grande fã das obras de JRR Tolkien, afirmando que sempre quis atuar em algo inspirado no seu incrível universo mágico. Durante o Emmy de 2022, Ismael Cruz Córdova deu uma entrevista a Deadline Hollywood, onde o ator se abriu sobre inúmeros comentários racistas que recebeu desde que aceitou o papel de Arondir.

Arondir é um elfo negro que está vivendo um romance com a humana chamada Bronwyn (Nazanin Boniadi). Se você for um fã de O Senhor dos Anéis, sabe que esse é um relacionamento proibido. Desde que a série foi ao ar, o ator recebeu inúmeros comentários sobre seu personagem, muitos desses racistas, mas o ator afirmou já esperar por eles.

“Eu assumi esse papel especificamente. Eu sou um fã, e por muitas razões. Uma delas foi que eu sabia que isso ia acontecer”, disse Cruz Córdova ao Deadline sobre a reação racista que recebeu. “Eu até recebi algumas rejeições para o papel, mas ainda assim continuei porque sabia que haveriam interrupções. Na minha carreira, minha missão tem sido ocupar esses espaços e me colocar na linha de frente. Eu não tenho nenhum problema em fazer isso. Então, eu esperava isso.”

Ismael Cruz Córdova atuando como Arondir em Os Anéis de Poder

Infelizmente ainda temos que ver situações onde um profissional que já atuou em diversos projetos tem que lidar com comentários que nada tem a ver com seu lado profissional, e sim com sua existência. Contudo, Ismael afirma receber também muito amor dos fãs:

“Isso dói? Claro que sim. É uma energia; é tóxico; é venenoso e não tem lógica. Mas há essa corrente de mudança e amor e as pessoas estão derramando seus corações em minhas DMs. Eu não posso responder a todos eles, mas eles ficam tipo, ‘Nós ouvimos que as pessoas estão sendo más, então vamos inundar suas DMs com amor.’ E eles têm… Isso é o que importa para mim.”

Veja a entrevista a seguir:

Elfos são seres fictícios que, culturalmente, são descritos de inúmeras formas diferentes (desde seres pequeninos, a criaturas verdes, ou humanoides como os de Tolkien). Um elfo negro não deveria ser algo questionável, uma vez que elfos nem existem e são retratados de tantas formas distintas.

Confira também: