Projeto Gemini: Conheça a tecnologia que duplicou Will Smith no filme

Capa da Publicação

Projeto Gemini: Conheça a tecnologia que duplicou Will Smith no filme

Por Melissa de Viveiros

Projeto Gemini é um filme de 2019 que, recentemente, acabou ficando em alta na Netflix. Com um elenco cheio de grandes nomes, como Will SmithMary Elizabeth Winstead Benedict Wong, o thriller de ação contou com um orçamento milionário, cobrindo ainda a tecnologia de ponta que criou o clone de Smith no filme. Mas você sabe como o processo funciona? Vem que a gente explica!

Como o “clone” de Will Smith foi feito em Projeto Gemini?

De acordo com informações divulgadas na época, o filme, que demorou dois anos para ser feito, utiliza tecnologia 3D e o trabalho de mais de 500 engenheiros visuais para criar uma versão de 23 anos do ator, na época com 51. Para isso, o diretor Ang Lee analisou horas de filmagens de Smith em sua juventude, e com o auxílio de uma câmera de resolução ultra, além de taxa de quadros igualmente alta, para capturar as expressões do ator e até mesmo a estrutura de sua pele.

Versão jovem de Will Smith no filme.

O ator explicou que o processo foi diferente de simplesmente rejuvenescê-lo digitalmente. Ele disse:

“Esse é o primeiro humano cem por cento digital. Então o processo antes era de rejuvenescemento, e não é o que isso é,” Smith disse.

A equipe de CG começou criando um modelo de Smith em sua idade na época, que foi alterado para se parecer com sua versão mais jovem. Um dos desafios, de acordo com a equipe, foi que o ator envelheceu muito bem, e não haviam indicações óbvias de sua idade em sua aparência. Ainda assim, algumas modificações foram feitas em seu rosto, bem como no formato de seu corpo, para criar a versão mais jovem de acordo com o material analizado da juventude do ator.

Assim, as filmagens em 8K feitas pelo diretor contribuíram principalmente para a criação de olhos e pele mais realistas, algo que tende a ser um desafio quando se trata de CGI. Todo o trabalho para a criação do modelo foi posteriormente combinado à captura de movimentos, com Smith interpretando seu clone e suas expressões sendo utilizadas para a performance no filme.

Projeto Gemini está disponível na Netflix.

Veja também: