O Senhor dos Anéis: Quem é o personagem mais poderoso da franquia?

Capa da Publicação

O Senhor dos Anéis: Quem é o personagem mais poderoso da franquia?

Por Flávia Pedro

O Senhor dos Anéis é um marco da literatura pop, sendo um dos livros de fantasia mais conhecido ao redor do mundo e isso graças a J.R.R Tolkien. Os filmes inspirados nessa história e dirigidos por Peter Jackson também se tornaram uma trilogia popular, apesar de não serem tão completos quanto os livros. Levando em conta que muitos não leram os clássicos, dessa vez vamos falar do personagem mais forte no universo dos filmes!

Falar de poder em O Senhor dos Anéis é um assunto complicado, pois as obras conseguem trabalhar bem as variáveis de “personagens poderosos”. Poder é ser o mais forte? O que possui mais magia? Mais sabedoria? O que não se corrompe? Por isso que o debate sobre o ser mais forte da franquia é algo tão discutido entre os fãs.

Gandalf é, inegavelmente, um dos principais nomes que vem a cabeça de todo fã e não é para menos. Na primeira aparição do personagem em A Sociedade do Anel, ele ainda era o Mago Cinzento e foi crucial para que a jornada de Frodo pudesse continuar. Ele trava uma batalha contra Balrog, nas Minas de Moria – o que rendeu uma das cenas mais lembradas da franquia – e retorna como Gandalf, o Branco.

Gandalf, o Branco

Mas existe muito mais coisa por trás de Gandalf… Nos livros de O Senhor dos Anéis, ele consegue ser ainda mais poderoso. A verdade sobre Gandalf é que ele vem dos Maiar, uma espécie de grandes espíritos antigos que existem desde o início dos tempos. Durante a Terceira Era, ele é enviado para a Terra-Média com o objetivo de deter Sauron.

É como Gandalf, o Branco que o personagem atingiu um nível de poder acima, dotado de sabedoria e magia milenares, assim como suas memórias como o Maiar, Olórion (de sua vida antes de ser enviado à Terra-Média). Gandalf também possuía um amplo conhecimento, falando inúmeras línguas e conhecendo diferentes povos, sendo amigo de vários deles.

Ele era capaz de enxergar além da dimensão mortal, na dimensão dos espectros, e era um guerreiro muito habilidoso. Isso combinado com a sua magia e aperfeiçoamento de feitiços (feitiços de comando, de selamento, de controle e etc), fez dele um oponente temido. Gandalf se tornou então o Chefe dos Bruxos e o Chefe do Conselho Branco.

Galadriel

Mas outros personagens também acabam sendo citados pelos fãs quando o assunto é poder, um exemplo disso é a Galadriel. Também conhecida como “Senhora da Floresta”, ela é um dos Elfos mais antigos e era tão poderosa que se tornou capaz de carregar um dos Três Anéis Élficos do Poder, o Nenya.

Como o conhecimento e a sabedoria dos Elfos aumentam com o passar dos anos, com Galadriel não foi diferente. Sua magia é tão forte que diz-se ser capaz de se comunicar a distância, proteger a sua mente e a de seus aliados, prever o futuro, se comunicar através de pensamento… Ela foi capaz até mesmo de resistir à tentação do Anel que Frodo carregava, por mais difícil que tenha sido.

A nova série Os Anéis de Poder vai nos mostrar ainda mais do potencial de Galadriel, apresentando um pouco de seu passado durante a Segunda Era, período em que ela foi devidamente reconhecida.

Sam e Frodo, os Hobbits

Samwise Gamgee é outro nome lembrado por parte do público, mesmo que perto dos dois citados acima ele não pareça “tudo isso”. O poder de Sam, na verdade, é em um ponto de vista diferente. Ele foi peça fundamental na Sociedade do Anel e para que Frodo conseguisse destruir o Anel, afinal, ele ajudou seu amigo em todo o trajeto e foi capaz de resistir a tentação.

Sua força mental e emocional para conseguir superar todos aqueles desafios ao lado de Frodo são tão poderosos quanto força física ou magia. Ele é muito leal e, apesar de perder em um confronto direto para boa parte dos outros personagens, ele é o único mortal capaz de resistir ao Anél (até mais que alguns imortais).

E para você, quem é o personagem mais poderoso dos filmes de O Senhor dos Anéis? Você leu os livros de Tolkien? Se sim, fique à vontade para deixar nos comentários o nome de algum personagem que foi deixado de fora dos longas.

Confira também: